Um guia empreendedor para a disrupçãoTodos os dias, os empreendedores assumem o compromisso de investir enormes quantias de tempo e dinheiro na construção de negócios em setores que acreditam ser benéficos. Muitos lutam para articular como seu novo empreendimento irá desafiar fundamentalmente a maneira como as coisas são feitas.

Isso é importante porque, se você não estiver entrando em um setor para reinventá-lo, é provável que esteja se condenando a ser apenas mais um participante. Quer você goste ou não, o mundo não precisa de outra cafeteria, outra companhia aérea, outra camiseteria… na verdade, outra qualquer coisa. O que o mundo precisa é de uma cafeteria que redefina a forma como o café é feito ou comercializado, ou uma companhia aérea que trate das frustrações de viajar de maneiras novas e ousadas.

Disrupção para ter sucesso

A menos que você planeje causar esse impacto, seus sonhos de sucesso são baseados na incompetência dos outros. Você está literalmente apostando que todos ao seu redor serão estúpidos, lentos ou rudes – o que na verdade significa que você depende deles (no sentido inverso) para progredir.

Disrupção é uma daquelas palavras que é muito difundida atualmente, mas a lacuna entre a teoria que todos dizem que entendem e a habilidade prática é maior do que nunca. A razão é simples. A maioria das pessoas não consegue imaginar uma maneira diferente de fazer as coisas. Eles podem mexer nas bordas ou dar um novo nome a algo, mas tem dificuldade para levar a inovação muito além disso.

Aqui estão as boas notícias. Modelos radicais de negócios – os tipos que perturbam seriamente os setores – não são totalmente radicais. Na verdade, analise o modelo deles e você descobrirá que a maioria tem apenas um único grau de diferença em relação aos concorrentes principais. E essa pequena lacuna é sua premissa. Tudo o mais é construído a partir disso. O Uber construiu o negócio de táxis mais perturbador do mundo com a simples ideia de que o motorista não precisava ser um motorista de táxi. A Airbnb construiu um poderoso negócio de acomodação com base na premissa de que o quarto em que você se hospeda não precisa ser um quarto de hotel. Eles pegaram o que não havia sido questionado e questionaram.

O que é desnecessário dizer?

Os empreendedores mais bem-sucedidos são os de mentalidade disruptiva. Eles descobrem o que ninguém ousou questionar. Pode ser o modo como as coisas são feitas, como são pagas, o que você recebe, o que não recebe, onde você encontra, como é entregue, onde você encontra – ou quando … E esse grau de diferença deve ser especial o suficiente para ser revolucionário, mas reconhecível o suficiente para que as pessoas se sintam confortáveis ​​ao lidar com algo que sentem que conhecem de uma maneira completamente diferente, e sem que exija uma explicação significativa.

A chave para a disrupção não está na inovação. O que a abordagem verdadeiramente disruptiva faz é analisar e resolver uma frustração consistente.

Se voltarmos ao nosso exemplo do café, como é uma xícara de café sem xícara, por exemplo, e – o mais importante – por que os amantes do café iriam querer comprar uma? Será que o café tem um sabor melhor ou fica mais quente por muito tempo, é mais fácil de compartilhar ou não derrama com tanta facilidade? Será porque é ecologicamente correto, porque é mais conveniente de transportar, porque eles podem usá-lo indefinidamente, porque é mais barato ou mais desejável etc? Responder a perguntas como essa pode ser sua próxima história de sucesso.

E o que vem a seguir?

Aqui está o segundo segredo da disrupção. Encontrar o único grau de diferença disruptivo inicia a jornada, mas não pode terminá-la aí. Se isso for tudo, seus concorrentes se adaptarão rapidamente e sua vantagem desaparecerá. Em vez disso, uma vez que você tenha essa premissa, você precisa desenvolver essa ideia e continuar desenvolvendo-a para ficar à frente daqueles ao seu redor. Muitos empreendedores não conseguem dar o próximo passo. Eles desenvolvem algo, brilham por um tempo, então outros se equiparam a eles ou copiam o que eles fizeram, e aí todos rapidamente se perdem em um mercado de sósias.

Então, se você está prestes a investir seu tempo e energia em um novo empreendimento, há três perguntas aparentemente simples que você precisa se perguntar primeiro para guiá-lo ao sucesso que você merece:

  1. O que vou quebrar?
  2. Por que todo mundo vai torcer?
  3. O que vou fazer para me manter à frente da concorrência?