Como proteger seu cachorro da coceira e irritação de peleNós, humanos, sabemos o quão frustrante é ter coceira na pele, então, quando você vê seu cão lutando contra isso, seu coração naturalmente se compadece dele… nas primeiras semanas. Na terceira semana, você está farto e, se dorme com seu animal de estimação, perde mais noites de sono do que gostaria. Em determinado momento, você e seu pet estão perdendo o juízo, o que não é uma situação muito interessante para se encontrar. A melhor coisa a fazer é descobrir a causa da coceira. por isso, vamos explorar aqui os vários motivos pelos quais seu cachorro pode estar com coceira na pele, nos dedos das patas ou em pontos quentes. Também discutiremos algumas soluções para que você possa salvar a pele do seu cão e sua própria sanidade.

Quais são as razões mais comuns pelas quais os cães ficam com tanta coceira?

Ectoparasitas como pulgas ou carrapatos

Estas são as causas mais comuns de coceira em animais de estimação. Se você observar queda de cabelo ao redor da área da cauda e na parte superior dos quadris, juntamente com crostas provavelmente causadas por arranhões e mordidas, seu cão provavelmente tem pulgas. Você também pode usar um pente contra pulgas para identificá-las e fazer um diagnóstico mais definitivo.

Dermatite atópica (ambiental ou alérgenos inalantes)

Este é o segundo motivo mais comum de coceira na pele dos cães. Alguns alérgenos ambientais comuns são:

  • Pólen
  • Mofo
  • Relva
  • Ervas daninhas
  • Saliva de pulga
  • Fungos

Desequilíbrios Hormonais

Isso não é tão amplamente discutido como dermatite ou pulgas, mas, se o corpo do seu cão não estiver produzindo hormônio tireoidiano suficiente ou se ele estiver liberando muito do hormônio cortisol, manchas com quedas de pelos ou outras infecções superficiais da pele podem ocorrer.

Ansiedade

Assim como os humanos que roem as unhas ou desenvolvem outros hábitos obsessivos quando estão nervosos, os cães podem apresentar coceira quando estão ansiosos. Se, por exemplo, você notou que seu cachorro está coçando, mastigando ou mordendo a pele logo depois que você saiu para trabalhar, ele pode estar sofrendo de ansiedade de separação.

Dor

Uma das coisas mais difíceis para os veterinários é diagnosticar a dor em cães, pois eles não são apenas criaturas estóicas, como também não podem se comunicar conosco para nos informar quando não estão se sentindo bem. No entanto, se você notar que seu cão está mordendo ou mastigando a mesma pata repetidamente, deve descartar o fato de que há um espinho ou qualquer outra coisa causando essa reação. Mastigar ou lamber compulsivamente também pode ser uma resposta a problemas ortopédicos, incluindo artrite e displasia de quadril.

Os cães têm mais coceira em certas épocas do ano?

Realmente depende da parte do país em que você vive. Se você tem clima quente o ano todo, alergias e problemas com pulgas são um problema o ano todo. Em climas mais frios, as alergias tendem a ser mais sazonais, coincidindo com quando as plantas estão florescendo.

Como eu sei a diferença entre alergias alimentares e ambientais?

Isso pode ser difícil de determinar e pode exigir um teste de alergia ou um teste cutâneo intradérmico por um dermatologista. As alergias alimentares não são tão comuns, mas devem ser consideradas em um animal de estimação que está tendo crises de coceira.

Devo levar meu cachorro ao veterinário para tratar a coceira?

Com certeza. Um diagnóstico precisa ser feito e um plano de tratamento implementado. Se as pulgas forem um problema, o controle ambiental e oral ou tópico deve ser iniciado. Se houver uma infecção secundária, pode ser necessário prescrever antibióticos. Existem bons medicamentos anti-coceira, que bloqueiam o impulso da coceira do local da coceira para o cérebro onde é percebida. Esses não são esteroides ou anti-histamínicos, portanto, têm efeitos colaterais mínimos e são muito eficazes no controle da coceira até que as opções de tratamento para tratar a causa da coceira sejam implementadas, ou seja, controle de pulgas, dietas hipoalergênicas, etc.

O que posso fazer para acalmar a coceira do meu cachorro?

Existem xampus à base de aveia que podem acalmar a pele, mas, novamente, a causa subjacente deve ser determinada para que o problema seja efetivamente controlado. E você deve estar ciente de que qualquer coisa que você tentar em casa antes de ir ao veterinário pode ter um efeito adverso em seu cão.

Enquanto pulgas e carrapatos são mais bem tratados com prevenção (que pode ser feito das formas mais variadas), as alergias alimentares são tratadas com alimentos de ingredientes limitados para erradicar o ingrediente nocivo. Alguns alimentos comerciais para animais de estimação processam os óleos bons que contribuem para a saúde da pele e do pelo, e esses efeitos desidratantes também podem estimular a sede, agravando o problema. As alergias ambientais são mais difíceis de tratar, mas podem ser facilmente gerenciadas com diligência e aconselhamento especializado de seu veterinário. Se for descoberto que seu cão é alérgico a algo como grama ou pólen, simplesmente limpar seus pés e barriga depois de caminhar pode ajudar. Alguns veterinários podem pedir que você experimente uma ração terapêutica para cães para ver se isso fará a diferença. Nos casos de dor e ansiedade, o veterinário pode ajudar a elaborar um plano de tratamento para determinar a causa da dor. Quando se trata de ansiedade, seu veterinário pode lhe dar coisas práticas para tentar em casa. Em casos de ansiedade severa, medicamentos podem ser administrados.

Existe uma maneira de prevenir a coceira do cão?

A prevenção de pulgas e carrapatos, tanto no meio ambiente quanto no animal, é fundamental para reduzir o estímulo alérgico ao animal. É muito mais eficaz e muito mais barato prevenir um problema do que tratá-lo, uma vez que já tenha avançado a ponto de o animal ter uma infecção de pele e perder pelos por causa da coceira.

Se o seu cão está coçando mais do que o normal ultimamente, entre em contato com o seu veterinário para que seja possível alcançar a raiz do problema e acabar com o sofrimento dele (e o seu também).