Publicações
Estima-se que a cada 3 gatos, 1 passará pelo problema ao longo da vida. Apesar de ser mais comum em animais idosos, as doenças que afetam os rins podem ter causas variadas.
Como os rins são órgãos vitais para a sobrevivência, a insuficiência renal crônica pode comprometer imensamente a vida de um gato. Quanto antes a doença renal for diagnosticada, mais tempo você terá para cuidar da causa subjacente ou retardar a progressão da doença.
As chances do seu gato desenvolver problemas renais dobra entre 10 e 15 anos de idade. Por isso recomenda-se que todos os gatos com 7 anos ou mais façam uma “avaliação da terceira idade” no check-up anual para determinar se têm problemas renais.
A insuficiência renal em gatos é uma das doenças mais comuns que acometem os felinos.
- Quais são os fatores de risco?
- Quais são os sinais de insuficiência renal no gato?
- Gato de qualquer idade pode desenvolver insuficiência renal?
- Como a insuficiência renal acontece em gatos?
- Quais são as complicações da insuficiência renal em gatos?
- Como diagnosticar a insuficiência renal no gato?
- Como fazer o tratamento em gatos com insuficiência renal?
- Como fazer o gato beber mais água?
1-Fatores de risco
Existem alguns fatores que contribuem com o surgimento do problema. Os principais são:
- predisposição genética: raças como Persa, Abissínio, Siamês, Ragdoll, Birmanês, Maine Coon e Azul Russo são geneticamente predispostas;
- baixa ingestão de água: os felinos não têm hábito de ingerir o líquido com frequência, o que sobrecarrega os rins;
- idade avançada: com a chegada da idade, algumas doenças podem sobrecarregar os rins, facilitando o aparecimento dos problemas renais;
- uso de medicamentos: uso inadequado de alguns medicamentos pode levar à sobrecarga dos néfrons;
- Doenças inflamatórias: infecções bacterianas prolongadas, peritonite, leptospirose, FIV (aids felina), FELV (leucemia felina) e pancreatite são algumas das doenças associadas à insuficiência renal felina.
2-Quais são os sinais de insuficiência renal no gato?
Embora a poliúria e polidipsia sejam os primeiros sinais observados em cães com insuficiência renal crônica, apenas uma pequena quantidade de gatos apresentará estes sinais.
Sinais comuns de falha renal em gatos podem ser difíceis de detectar devido às similaridades a outros distúrbios como o diabetes e o hipertireoidismo. Infelizmente, a insuficiência renal no gato é uma doença progressiva e os sintomas podem não ser aparentes por um bom tempo. Consulte o seu veterinário caso note algum desses sinais.
- Mudança no apetite
- Aumento de sede
- Falta de ou micção frequente
- Urina com sangue ou turva
- Vômito
- Má aparência da pelagem
- Letargia e depressão
- Perda de peso
- Mau Hálito
- Feridas ou úlceras na boca
- Diarreia ou constipação
- Aumento de sono
- Mau hálito
3- Gato de qualquer idade pode desenvolver insuficiência renal?
Geralmente gatos de qualquer raça, sexo ou idade podem ser afetados, entretanto, animais mais velhos desenvolvem a doença com maior freqüência. A insuficiência renal crônica em gatos ocorre por volta dos nove anos. Alguns tipos de afecção renal podem ser transmitidos geneticamente nas raças Abissínia e Persa.
4- Como a insuficiência renal acontece em gatos?
Os rins exercem várias funções de manutenção, vitais para o estado geral de saúde do gato. Eles filtram os resíduos para fora da corrente sanguínea e os excretam para a urina. Os rins também controlam os níveis de eletrólitos, de PH, e o estado de hidratação do gato.
Além disso, os rins produzem hormônios essenciais como a eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos vermelhos. Quando os rins começam a falhar, os sistemas orgânicos do gato começam a fazer ajustes em compensação.
Quando funcionam apropriadamente, os rins filtram os resíduos da corrente sanguínea, que serão excretados pela urina. Um gato com mal funcionamento renal pode beber quantidades cada vez maiores de água e urinar com maior frequência na tentativa de retirar da corrente sanguínea os resíduos que os rins não têm mais capacidade de eliminar através da urina.
Eventualmente, os esforços do gato para compensar a própria insuficiência renal mostram-se insuficientes. Na época em que os exames mostraram alterações significativas que alertavam o veterinário para a presença de insuficiência renal, 75% do total do rim já devem ter parado de funcionar corretamente.
A causa mais comum da insuficiência renal crônica é o processo normal de envelhecimento. A doença é progressiva e irreversível, ou seja, o prognóstico ou perspectiva de recuperação do gato é ruim. O tratamento, entretanto, pode trazer alívio de curto prazo aos sintomas e melhorar a vida do gato por algum tempo.
5-Quais são as complicações da insuficiência renal em gatos?
Com o agravamento da doença, podem ocorrer muitas complicações para o felino como:
Úlceras na boca e no estômago, anemia e infecções do trato urinário são consequências comuns em gatos portadores de insuficiência renal crônica.
A pressão alta, que pode levar à cegueira, é uma das complicações mais graves. Geralmente, os gatos mais idosos têm insuficiência renal crônica e a doença tende a piorar com a idade.
6- Como diagnosticar a insuficiência renal no gato?
O veterinário irá diagnosticar a insuficiência renal crônica após um exame completo e testes de laboratório, tais como hemograma completo, bioquímica do sangue e análise de urina.
Outros exames que podem ser feitos incluem cultura da urina, radiografia, ultrassonografia, e tomada da pressão sanguínea. Biópsias do rim, através de ultra-som ou cirurgia, podem fornecer informação adicional sobre a causa da insuficiência renal.
7- Como fazer o tratamento em gatos com insuficiência renal?
E manifestações menos graves da doença podem ser tratadas em casa com medicamentos e dieta apropriada.Já gatos com insuficiência renal crônica muito grave necessitam de internação para tratamento com soro intravenoso, suporte nutricional e medicamentos.
O veterinário pode recomendar determinados tipos de ração para gatos, que só estão disponíveis com prescrição médica que contém baixos níveis de proteínas, fósforo e sódio e devem, portanto, reduzir a sobrecarga sobre os rins.
Outros medicamentos são indicados para controlar alguns sintomas da insuficiência renal, tais como, náusea, inapetência, desequilíbrio mineral e eletrolítico, deficiências hormonais e pressão sanguínea alta.
É importante que haja água fresca o tempo todo ao alcance dos gatos afetados pela doença. O veterinário pode ensinar ao proprietário como administrar soro suplementar sob a pele, na chamada terapia líquida subcutânea.
Este método é geralmente recomendado para animais com insuficiência renal crônica de moderada a grave. Recomenda-se a repetição de exames regularmente para monitorar a doença. O número de visitas ao médico veterinário irá variar de acordo com a gravidade da doença do gato e de sua resposta ao tratamento.
8-Como fazer o gato beber mais água?
O gato médio pesa cerca de 9,0 – 12,0 libras, ou cerca de 4,0 – 5,5 kg. Os gatos geralmente precisam consumir 50 ml / kg de água por dia para manter um estado normal de hidratação. Isso se traduz em 200-275 ml por dia ou 6,8 a 9,3 onças.
Os gatos alimentados com ração úmida, que consiste em 80% de água, atenderão facilmente às suas necessidades diárias de água apenas consumindo sua ração diária. Os gatos alimentados com comida seca, que contém apenas 10% de água, precisam beber mais água para atender às necessidades diárias.
Saiba como fazer seu gatos beber mais água clicando aqui.