O mau hálito, pode acontecer também em pets assim como nos seres humanos, é um problema bucal decorrente do acúmulo de resíduo alimentar que se transforma em placa bacteriana. Ele ocorre pela falta de uma higiene dental adequada e pode causar a inflamação da gengiva e até a perda dentária.

O tártaro além de causar mau hálito, ele gera riscos de maiores infecções e infestações de bactérias que podem migrar para órgãos vitais do animal.

Para informar você melhor sobre esse problema dentário, preparamos este post com o intuito de explicar como tratar o tártaro e preveni-lo. Confira!

1- Quando devo começar a cuidar da saúde bucal do pet?
2- Como o tártaro se forma?
3- Quais os riscos do tártaro para a saúde do meu pet?
4- É necessário escovar os dentes do meu pet?
5- Como realizar a escovação dos dentes de meu pet?
6- O que fazer se não consigo escovar os dentes do pet?
7- Use brinquedos para higiene bucal de cães e gatos?
8- Como tratar o tártaro em pets?

1- Quando devo começar a cuidar da saúde bucal do pet?

Tártaro em cachorro: guia completo | Blog da CobasiA grande maioria dos tutores acham que ofertar uma ração de qualidade é o suficiente para cuidar da saúde bucal do seu pet. No entanto, o que devemos ressaltar, é que os hábitos de higiene dental de seus pets devem começar desde novinho.

É essencial que desde filhotes os cachorros e gatos sejam acostumados a higienizar a dentição por meio da escovação diária, com pastas específicas para animais.

2- Como o tártaro se forma?

Entender como é formada a placa bacteriana nos pets é fundamental para prevenir o tártaro.Tudo começa após a alimentação, a presença daquele alimento no dente faz com que estimule o crescimento da quantidade de bactérias e assim a aderência em todo o dente de uma película chamada placa bacteriana, invisível ao olho nu.

Esse filme, se não removido através de métodos profiláticos, se forma o tártaro, a placa não removida e que em contato com a saliva, que possui minerais.

E calcifica, virando aquela crosta dura e amarelada ou amarronzada, próximo da linha da gengiva.

3- Quais os riscos do tártaro para a saúde do meu pet?

O tártaro deve ser tratado logo que diagnosticado, visto que pode acometer a gengiva seriamente. Onde gera inflamação na gengiva e retração gengival, gerando um espaço entre o dente e a gengiva e entrando bactérias por esse caminho.

Conforme o avanço do problema existe também a possibilidade de as bactérias entrarem na corrente sanguínea e migram para órgãos vitais, como o coração, os rins e o fígado podendo levar seu pet ao óbito. Por isso, antes que o problema piore e cause danos irreparáveis, busque logo o tratamento.

4- É necessário escovar os dentes do meu pet?

A escovação é uma das formas mais eficientes de prevenir o tártaro, pois ela impede que a bactéria se fixe no esmalte do dente.

Como falamos, a placa bacteriana é a película que se forma no dente à base principalmente de bactérias, e demora entre 24h a 48h para se formar.

Por isso, o ideal é você escovar todos os dias os dentes do seu pet ou no mínimo em dias alternados, que é o tempo máximo que se forma a placa. A escovação deve ser iniciada ainda quando o cão ou gato for filhote, pois a chance de acostumá-lo com essa atividade é maior.

5- Como realizar a escovação dos dentes de meu pet?

Tudo o que você precisa saber sobre escovação de dentes em gatos - |Além da escovação é preciso fazer a manutenção com o uso de um solução para diluir em água no próprio bebedouro do seu pet. Para controle de bactérias na boca, que vão diminuir a formação de bactérias para a formação de placas e por consequência diminuindo o mau hálito.

A contraindicação desse uso seria para fontes de água ou bebedouro de bico, pois com o tempo as partículas do produto podem ficar depositadas no cano em que sai a água e danificar o equipamento.

6- O que fazer se não consigo escovar os dentes do pet?

Uma opção para quem tem dificuldades em escovar os dentes do cãozinho ou do gatinho, é por eles serem bravos ou não se adaptarem à escovação. É o lenço, para utilizá-lo é possível cortar ao meio, para facilitar o uso, além de acabar durando mais tempo, e então enrolar no dedo e aplicar diretamente nos dentes

7- Use brinquedos para higiene bucal de cães e gatos

Escova Limpa Dente Mordedor Cães Cachorro Pet Massageador - Exclusivo - Escova e Dedeira - Magazine LuizaOs brinquedos para higiene bucal de pets são uma opção bem divertida para prevenir o tártaro.

Colocar a pasta de dente que seu pet gosta em brinquedos que imitam a escovação.
Eles possuem pontas de borracha resistentes e que podem se assemelhar à escova.

Porém essa é uma opção em que o dente que ele morde será o alvo, portanto, não serão todas as faces e dentes, mas já um começo.

8- Como tratar o tártaro em pets?

O tratamento ocorre por meio de uma intervenção cirúrgica com anestesia geral. Recomenda-se um anestésico inalatório, visto que oferece menos riscos de complicações. O procedimento consiste em uma raspagem para a retirada de todo o tártaro.

Normalmente, é realizado por um odonto veterinário e um anestesista. Primeiramente, será preciso a realização de exames de risco cirúrgico para se ter a certeza que está tudo bem com o pet. Após a cirurgia, o cão é liberado no mesmo dia.

A prevenção do tártaro em pets é a melhor maneira de evitar que seu peludo tenha que se submeter a um procedimento cirúrgico, que costuma ser bastante incômodo para seu bichinho. É sempre melhor evitar qualquer medida mais drástica.

Lembre-se de fazer consultas periódicas ao veterinário para avaliação é fundamental. Aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em ortodontia veterinária em nossa rede de clínicas.

Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil