Muita gente pensa que o cachorro cego não consegue se locomover ou que tem grandes dificuldades, mas nem sempre é verdade. O pet também passa a se adaptar e a lidar com a cegueira.

Conviver com seu cachorro pode ser um desafio se ele estiver cego. Ao receber a primeira suspeita de diagnóstico de perda de visão, todo tutor fica preocupado. As perguntas inseguras variam entre “como ele vai encontrar a comida?” e comentários de “por que conosco?”.

Nós sentimos muito ao lidar com a perda da visão de nossos cachorros. Contudo, conviver e cuidar de um cachorro cego pode ser mais simples do que parece.

Para os cães os sentidos do olfato e da audição irão prevalecer na hora de guiá-lo nessa nova fase. Você deve ficar tranquilo e passar confiança, pois mesmo cego ele irá se adaptar muito bem!

Para facilitar a convivência entre o tutor e o cão, algumas dicas podem ser fundamentais.

  1. Adquira uma coleira para cachorro cego.
  2. Leve seu cão para passear. 
  3. Adapte o ambiente para o pet.
  4. Ajude o pet a identificar outros pets no ambiente  
  5. Evite mudar os móveis de lugar
  6. Informe as visitas que seu pet é cego
  7. Tenha cuidado ao brincar com o cachorro cego
  8. Identifique o cão ao sair na rua. 
  9. Cuidados com a alimentação 
  10. Avaliação clínica 

1-Como funcionam as coleiras para Cães cegos? 

Para garantir maior autonomia e segurança pro seu cãozinho, é ideal que você adquira uma solução própria para cachorro cego.

Existem várias opções no mercado. Indo desde uma viseira que protege os olhinhos, um aro que evita batidas na cabeça, até uma solução tecnológica que alerta o cão com vibrações. A maioria impede que haja uma pancada intensa entre o cachorro e o obstáculo, permitindo que ele ande com maior liberdade. 

2-Cães Cegos podem passear? 

A resposta é sim! Todos os cães especialmente os cegos precisam de contato com o mundo externo. Ficar somente dentro de casa pode ocasionar stress no pet.

O ideal para passear de forma mais confortável para o cão deficiente é usar uma guia mais curta. Assim o tutor consegue ter mais controle sobre o pet e ele se sentirá mais seguro. 

3-Como preparar o ambiente para o meu pet cego? 

Com toda certeza a casa precisará de um readaptação. O primeiro passo é proteja as quinas dos móveis, como armários, portas, mesas de cabeceira e quaisquer móveis que possam machucar seu cão.

Cuidado com o chão escorregadio, o ideal é ter tapetes antiderrapantes em casa para ajudar seu cão a se movimentar de cômodo para cômodo. Esse detalhe evitará que seu pet se machuque caso tome um tombo.

As escadas precisam de uma atenção redobrada, pois seu per pode sofrer graves acidentes. Coloque um portão no topo para prevenir que seu cão não caia sem querer.

Se seu cachorro cego vive do lado de fora da casa (no jardim ou no quintal), mantenha o ambiente mais “clean” possível. E só deixe seu cão do lado de fora da casa se a casa estiver cercada!

4-Como ajudar o meu pet sego a interagir com outros pets? 

Na maioria das vezes o tutor possui outros animais em casa, é muito importante fazer com que esses pets interajam. 

Uma dica é colocar sinos em suas coleiras para que seu cão cego saiba da presença dos outros pets.. Você também pode colocar sinos no seu pulso ou sapatos para seu cão saber que você está perto.

5-Mudar os Móveis de lugar pode afetar meu cão cego? 

Um pet cego necessita gravar o ambiente onde  ele está vivendo, por isso, não mude seus móveis de lugar. Mudando, será mais difícil para seu cachorro cego “decorar” os caminhos da casa e se locomover normalmente.

Se ele bater nos móveis com muita frequência, além de poder se machucar, isso irá deixá-lo assustado e desorientado. Portanto, deixe seus móveis sempre no mesmo lugar.

6-É necessário avisar às visitas que o cão é cego?

Ter um pet cego em casa requer muitos cuidados, pois o pet precisa sentir segurança naquele ambiente onde vive.

Receber visitas é colocar um elemento a mais ao ambiente, por isso é muito importante que as visitas tenham os cuidados básicos com seu cachorro cego. Deixar que o cão cheire a mão de quem vai interagir com ele, ajuda a evitar que ele se assuste ao ser tocado de repente.

7-Quais os cuidados deve ter ao brincar com cães cegos?

A percepção de um cachorro cego é diferente de um cachorro que enxerga, é necessário ter alguns cuidados para não assustar o cão e ocasionar stress desnecessário.

Evite correr pela casa, você pode esbarrar no seu cachorrinho cego, podendo machucá-lo, e assustá-lo, e pode desencadear um medo de se locomover pela casa. O ideal é sempre ter cuidado, evitando situações de risco.

Nunca aborde seu cachorro cego por trás porque isso pode deixá-lo apavorado. Você também nunca deve abordá-lo quando ele estiver dormindo.

8-Eu preciso identificar o meu cão cego?

É importante sempre manter nossos pets seguros principalmente quando vamos passear em ambientes abertos. Independente do seu pet ser ou não cego a identificação o protegerá caso ele se perca do tutor.

É bom sempre avisar e lembrar as visitas que seu cão é cego. Não deixe que eles passem a mão em seu cão antes que ele os cheire antes. Afinal, o pet pode ficar desconfiado e se sentir invadido, já que não enxerga.

Colocar uma roupinha ou um lenço com os dizeres “SOU CEGO”, para que as pessoas saibam e tomem os devidos cuidados. Além disso, ele vai ficar muito fofo! A identificação também pode ser feita na coleira. 

9- Preciso dar uma alimentação diferente para o meu pet cego? 

Como qualquer outro cachorro, o seu pet precisa de uma alimentação saudável e balanceada. Evite dar comida de panela ao seu pet cego, escolha rações com alto índice de proteínas para manter seu cão saudável e bem. 

É importante manter os potes de ração e água sempre no mesmo lugar, para que seu cão saiba onde estão.

10-O cachorro cego precisa de reavaliações periódicas? 

Sim, é extremamente importante que seu pet tenha um acompanhamento clínico para verificar a sua saúde. Lembre-se que agora tudo é novo para ele,o simples ato de beber água e comer podem ser comprometidos. Por isso um acompanhamento para ver se está tudo ok com o seu cãozinho nunca é demais!