miíase popularmente conhecida bicheira é uma infestação de larvas de moscas, que podem depositar apenas uma larva(berne) ou depositar vários ovos na lesão, podem acometer nossos animais que ficam fora de casa, quintal ou na rua, idosos ou que estejam doentes, não conseguindo uma boa higiene e acometer também os seres humanos.

Existem duas categorias dessa afecção:

Biontófagas: quando as larvas invadem o tecido vivo(pele),ou nas cavidades do corpo do animal, o cachorro não precisa estar ferido para que isso aconteça, causados pelos insetos callitroga americanadermatobia hominis e oestrus ovis.

Necrobiontófagas: quando as larvas invadem tecidos já machucados por necrose, onde elas irão se alimentar do tecido morto. As moscas deste grupo são: licilia, sarcophagaphaeniciacalliphoramuscamucina e fannia.

varejeira: a mais frequente causadora das miíases

SINTOMAS

Inchaços subcutâneos

Dor

Dificuldade de locomoção

Presença de larvas na lesão

Odor característico.

 

TRATAMENTO

Serão removidas as larvas intactas (sedação, quando necessário), por um medico veterinário, que orientará: uso do colar elisabetano, medicar com capstar (causará a morte das larvas), anti-inflamatório e antibiótico se necessário, e o manejo para limpeza do local onde o animalzinho vive, bem como da sua higiene pessoal, prevenindo feridas em sua pele ou cavidades (boca, ouvidos, olhos), tratando de imediato caso note alguma alteração, inclusive com uso de repelentes (unguentos, etc).