A imagem de um animalzinho gordinho como sinônimo de fofura e de ser saudável não pertence mais ao presente, dizermos que o amamos muito e enchermos de comida e satisfazermos todas as suas vontades, estão completamente fora da realidade de um animalzinho saudável e forte com expectativa de uma vida longa com saúde e bem estar.

Aproximadamente um terço dos nossos cães de estimação são considerados obesos, afetando mais as fêmeas do que os machos.

Os animais castrados tendem a engordar mais que os outros, portanto devem ter sua dieta balanceada e vigiada associados a exercícios diários no dia-a-dia.

Conceitua-se a obesidade como acúmulo excessivo de gorduras pelo corpo, traduzindo fisicamente por uma certa deformação, devido aos depósitos de gorduras generalizadas ou localizadas em certas partes do corpo, tendo diagnóstico através de exames clinico do medico veterinário, através de inspeção visual e apalpação, existem também tabelas de medidas editadas pelos clubes, existindo variações de uma raça para outra, para uma mesma altura e cernelha, os pesos variam muito.

Portanto temos que dar qualidade de vida aos nossos filhos de pelo, oferecendo a quantidade e qualidade na sua dieta, acompanhados por um médico veterinário, onde estipulará também as guloseimas, os exercícios onde dificilmente se tornarão obesos.

Não devemos pensar que porque ele come muito é obeso, nem sempre a obesidade é a sua superalimentação. Existem problemas de saúde que podem levar a este problema: hipotireoidismo, lesão do hipotálamo (um tumor por exemplo que altera o centro da saciedade), stress, sedentarismo, ingestão excessiva de guloseimas, hábitos alimentares errados, etc.

Portanto, devemos manter hábitos saudáveis e exercícios físicos, afinal os obesos tem maior risco em vários momentos de sua vida, nas cirurgias devido a dosagem maior de anestésicos, maior pressão sobre seus órgãos (coração, pulmão, rins), maior probabilidade de agravamento de doenças articulares (artrite, displasias), levando o animalzinho a muita dor e dificuldade de locomoção, principalmente os animais de grande porte, diabetes, problemas cardíacos, etc.

Segue abaixo algumas dicas para manter seu animalzinho com o peso ideal:

  1. Fracionar a ração ao longo do dia
  2. Dispensar guloseimas e incentivar o habito de ingerir frutas não acidas e verduras.
  3. Evitar a presença deles na hora da alimentação dos proprietários e monitorar as crianças e idosos quando estiverem nos lanches.
  4. Fazer com que beba bastante água quanto seja possível.
  5. Exercício físico regulares e brincadeiras diversas
  6. Muito amor e carinho!!!