A otite é um processo inflamatório muito doloroso que acomete nossos animais, principalmente nos cães, podendo ocorrer também em felinos, as raças que tem maior predisposição a essas infecções são as que possuem orelhas longas e caídas, como as dos Labradores, Cocker Spaniel, Golden Retriever, Basset Hound, etc, onde se faz um ambiente propício, quente, úmido e escuro, abafando a região onde facilita o crescimento de microrganismo, como leveduras, fungos e bactérias.

A otite pode ter várias causas e afetar diferentes partes do ouvido, podendo ser externa, média ou interna, ou seja partes mais profundas do conduto auditivo. Podem ter origem bacteriana, geralmente apresenta-se com pus, por fungos, sendo a causa mais frequente, apresentando excesso de cera com coloração escurecida, normalmente causada pela Malassézia, por parasitas, sendo os ácaros e carrapatos os mais frequentes, outros fatores também podem causa-la como: sarna, traumas, alergias, tumores, etc.

SINTOMAS:

. Coceira intensa nas orelhas, balançar a cabeça, posicionar a cabeça meio de lado;

. Secreções (a depender do agente, colorações diferentes);

. Mau cheiro;

. Vermelhidão, escurecimento, ou crostas nos ouvidos;

. Inchaço nas orelhas, podendo levar ao acumulo de líquido;

. Perda de audição

. Dor intensa

TRATAMENTO:

O tratamento da otite vai depender da origem e da extensão da inflamação no conduto auditivo. Em alguns casos, a realização de uma limpeza profunda na região, com material e soluções específicas já melhora bastante o problema, mas a depender do agente causador e a extensão anatômica outras medidas serão adotadas, (antibióticos e anti-inflamatórios, etc.).

A melhor forma de evitar a otite é manter a higiene das orelhas do seu pet, ter cuidado na hora dos banhos e idas à praia e fazer as prevenções com idas ao médico veterinário para que possam estar monitorando os nossos filhos de pelo.

Vitalpet – 71 4042-1727 / 98881-1567