Publicações
05 sinais de que o seu gato ama você
No post anterior, explicamos que os gatos são tão capazes de amar quantos os cachorros.
Agora, vejamos como o seu gato pode dizer “eu te amo”.
Sinais de que seu gato te ama
Cauda ereta
A cauda ereta pode muito bem ser a maneira mais óbvia dos gatos mostrarem afeto. Quando um gato anda com o rabo na posição vertical, ele diz que está confortável ao seu redor. Uma curva no final de sua cauda significa que ela está ainda mais animada por vê-lo.
Portanto, embora você possa não apreciar a vista quando o rabo dela está na vertical e a metade traseira está na sua cara, seu gato está realmente dizendo que ele te ama.
Esfregando contra a suas pernas
Se você já viu amigos gatos interagindo, provavelmente os notará esfregando o rosto. Eles podem até fazer isso com cães se tiverem um relacionamento próximo o suficiente. Esfregar-se contra as suas pernas significa a mesma coisa. É uma maneira de dizer: “Olá, eu te amo e, por favor, me acaricie”. Eles estão deixando você saber que eles estão procurando um vínculo.
Pedir Carinho
Quando seu gato pede seu carinho, não é necessariamente um ato egoísta. Esta é uma das poucas maneiras pelas quais o seu gato sabe como se relacionar com você; portanto, pedir carinho também é uma maneira de mostrar afeto.
Trazer presentes
Ah, lagartixa, rato ou pássaro morto. Nada mais desagradáveis, certo?
Embora os gatos tenham sido domesticados há mil anos, eles mantiveram os fortes instintos de caça de seus ancestrais.
O que isso tem a ver com você?
Na natureza, as mães gatas trazem presas para seus gatinhos para ensiná-las a caçar. Quando são domesticados e castrados com frequência, não têm filhos para transmitir seus conhecimentos sobre caça. Então eles estão tentando passar para você. É um ato de amor.
Ronronar
Muitos donos de animais pensem que ronronar é um sinal de carinho. Isso pode ser verdade, mas há outra possibilidade.
Os gatos também podem ronronar quando estão com fome e alguns até ronronam quando estão com raiva ou ansiosos.
A evidência
Uma pesquisa de cognição animal descobriu que os gatos reagem com carinho ao ouvir as vozes de seus donos. Eles vão orientar suas cabeças e ouvidos em direção ao som e suas pupilas se dilatam, o que é um sinal de excitação. Em outro estudo, os behavioristas animais descobriram que os gatos se lembram da gentileza e carinho recebidos e, provavelmente, os devolverão mais tarde.
Como criar uma conexão com o seu gato
Uma das coisas mais importantes a lembrar ao tentar se relacionar com seu gato é que leva tempo. Você deve dedicar algum tempo e demonstrar afeto a eles para ganhar o respeito deles antes que eles retornem o carinho.
Mas quando um gato te ama, ele o trata como igual. Não é exatamente a mesma coisa que a “mentalidade de matilha” que você encontrará com os cães, mas é mais como um vínculo familiar. Se um cachorro vê você como pai ou mãe, você é mais um irmão do seu gato. Mas amor é amor, concorda?
Também é importante observar que os gatinhos devem ser manuseados muito cedo na vida, entre 4 e 8 semanas, para que possam confiar e se relacionar com os seres humanos.