Por que adotar uma carga horária flexívelQuando se trata de horários flexíveis, você pode pensar que apenas os seus funcionários irão colher os frutos. Não é bem assim. Aumento da produtividade, redução de absenteísmo e uma força de trabalho mais leal são apenas algumas das vantagens com as quais os empregadores se beneficiam ao adotar horários flexíveis no local de trabalho.

Aqui estão apenas algumas das vantagens de permitir flexibilidade de carga horária:

A produtividade aumenta

Existem várias razões para aumentar a produtividade através da oferta de programas de trabalho flexíveis. Os funcionários não apenas recebem mais controle sobre como dedicam seu tempo, como também recebem um ambiente de confiança e autonomia. Com funcionários mais felizes e um ambiente mais confiante, a produtividade aumenta. Além disso, considere um deslocamento diário reduzido (ou completamente eliminado), e os funcionários podem concentrar mais do seu tempo no trabalho – e menos em ter que trabalhar.

Os funcionários ficam menos estressados

O estresse é uma das maiores queixas da força de trabalho. Com apenas horas suficientes em um dia, um horário flexível cria um ambiente para um melhor gerenciamento das demandas da vida. Afinal, se seus funcionários estiverem estressados, eles não conseguirão ter o desempenho máximo. Quando eles não precisam atender a todas as demandas da vida de uma só vez, os funcionários têm menos estresse e sentimentos mais positivos em relação ao trabalho.

Redução do absenteísmo

Quando os trabalhadores são forçados a atender às demandas pessoais e de trabalho dentro dos limites de um trabalho estruturado das 8h às 18h, isso nem sempre funciona. Através de horários flexíveis, no entanto, os funcionários têm a capacidade de manter o horário necessário enquanto trabalham em atividades que normalmente exigiriam tempo fora do escritório. Em vez de tirar uma folga remunerada (ou pior, ficar doente quando na verdade não está), os funcionários utilizam a flexibilidade de horário para adaptar o tempo para acomodar compromissos ou outros eventos – enquanto permanecem no topo de sua carga de trabalho.

Os funcionários ficam mais felizes e saudáveis ​​

Em um estudo da Universidade de Minnesota, nos EUA, foram encontradas ainda mais evidências para apoiar à favor dos horários flexíveis. Seus resultados citavam que os funcionários conseguiam dormir mais (e melhor), tinham níveis mais altos de energia e permitiam que funcionários doentes cuidassem de sua saúde e retornassem ao trabalho mais rapidamente. Além disso, por meio de políticas flexíveis, os funcionários foram capazes de reduzir seu sofrimento psicológico, conflito entre vida profissional e exaustão emocional. Como isso ajuda os empregadores? Por ter funcionários que são mental e fisicamente saudáveis, a quantidade e a qualidade do trabalho produzido superam em muito a dos trabalhadores estressados ​​e infelizes.

Economia financeira

Claro, funcionários da modalidade teletrabalho podem economizar cerca de 15% a mais anualmente. Quanto aos empregadores, esse número quase dobra. Sim, para cada pessoa remota ou teletrabalhadora em sua força de trabalho, os empregadores economizam cerca de 25% por ano. Essas economias vêm na forma de custos indiretos eliminados, como espaço para escritório, serviços públicos e outras despesas associadas ao recebimento de seus funcionários no escritório.

Além disso, além de economizar dinheiro com funcionários mais felizes e saudáveis, os empregadores são capazes de atrair e reter profissionais de primeira linha, resultando em menor rotatividade e custos de treinamento. Substituir trabalhadores tem um custo no valor de 33% do salário anual de um trabalhador.

Estreita laços de confiança

Muitos ambientes de trabalho se esforçam para ser um local de confiança e respeito mútuo. Por meio de políticas de trabalho flexíveis, como horários flexíveis e opções de telecomunicação, as empresas podem criar confiança tanto para o funcionário quanto para a empresa. Os funcionários se sentem autônomos quando têm a liberdade de trabalhar com um horário flexível e, em troca, os empregadores podem se beneficiar de funcionários leais.

Os horários flexíveis não apenas proporcionam aos funcionários satisfação no trabalho, melhor saúde, maior equilíbrio entre vida profissional e menos estresse, mas também beneficiam os empregadores. Por meio de níveis mais altos de produtividade, menos rotatividade e absenteísmo reduzido, os empregadores são capazes de reter funcionários qualificados e economizar dinheiro também.