Publicações
Você está pronto para adotar um gato? Trazer um novo gato para casa é como muitas outras decisões importantes na vida: é algo para o qual você pode nunca se sentir 100 por cento pronto, mas é algo em que você se sente pronto para mergulhar. Existem algumas coisas a se pensar quando se trata de se tornar um novo proprietário de gato, como conseguir os suprimentos certos, encontrar cuidados veterinários de qualidade e se você tem tempo suficiente para brincar com seus novos membros da família.
Você pode lidar com o compromisso de tempo?
O compromisso de tempo será um pouco diferente, dependendo se o seu novo animal de estimação é um gatinho ou um gato adulto.
Um gato adulto que você trouxe para casa de um abrigo de animais provavelmente já está treinado para a caixa de areia e pronto para se instalar , mas um gatinho precisará descobrir muitas novas “regras da casa” com você.
Se você encontrou seu novo animal de estimação em um abrigo de animais, ele pode já ter recebido alguns cuidados veterinários básicos, mas se não, você precisará providenciar um check-up de saúde, vacinação e esterilização ou esterilização. As primeiras vacinações devem ser administradas a gatinhos com cerca de oito a nove semanas de idade.
Especialmente quando seu novo gato chegar em casa, você vai querer estar disponível para que ele explore com segurança seu novo lar. Recomenda- se montar uma sala onde o novo gato possa ficar um pouco sozinho.
No início, passe o máximo de tempo possível na sala, deixando seu novo animal de estimação se aproximar de você quando estiver pronto. Os outros membros da família na casa também devem estar envolvidos em conhecer seu novo animal de estimação da mesma maneira.
Nem todos os gatos são de “baixa manutenção”
Nem todos os gatos precisam de “pouca manutenção”, apesar de serem percebidos como “mais fáceis” do que os cães. Os gatos são mais independentes e podem ser deixados sozinhos por períodos mais longos do que um cachorro, mas isso não significa que seu gato possa simplesmente ficar deitado pela casa e não fazer nada o dia todo.
Os gatos precisam de estimulação mental e brincadeiras todos os dias. Alguns gatos precisam de mais atenção do que outros. Além disso, os gatos com pelo comprido precisam de escovação e cuidados regulares, o que pode ser difícil de fazer se você não desenvolver um vínculo estreito com seu gato diariamente.
Assim como os cães têm um instinto natural para mastigar, os gatos têm um instinto natural para caçar e rondar.
Um estilo de vida dentro de casa é mais seguro para um gato , mas eles também precisam da variedade de sons, cheiros e experiências que teriam se estivessem do lado de fora. Brinquedos como brinquedos de penas ou brinquedos a laser que permitem que eles pulem e finja que estão caçando são importantes para um gato ter acesso. A personalidade de cada gato é diferente.
Há espaço no orçamento?
É comum um abrigo de animais cobrar uma taxa de adoção, que se destina aos cuidados que seu novo gato recebeu enquanto estava no abrigo. Freqüentemente, os gatos de um abrigo recebem algumas vacinas e podem já ter sido esterilizados ou castrados, mas isso varia de acordo com o local.
Inclua em seu planejamento um valor destinado aos cuidados veterinários e suprimentos ao trazer seu novo gato para casa, especialmente se você escolher um gatinho.
Os gatinhos precisam de várias rodadas de vacinas, enquanto um gato adulto pode já ser vacinado.
Você pode compensar alguns dos custos dos cuidados veterinários contínuos adquirindo um seguro para animais de estimação, aqui na Vitalpet Brasil possuímos planos a partir de R$51,90 onde você tem acesso a consultas 24h, vacinas e exames. Verifique as condições e carências.
Compre os suprimentos certos
Seja um gato adulto ou um filhote, você precisará de uma tigela de comida e água, cama de gato, caixa sanitária, um poste para arranhar, uma transportadora, materiais de higiene e brinquedos. As despesas correntes incluem, no mínimo, lixo e comida.
Se você está apenas começando a conhecer seu novo gato, talvez precise substituir o arranhador e a caixa sanitária se perceber que não está funcionando para ele.
Por exemplo, alguns gatos ficam assustados quando vão para uma caixa sanitária e podem preferir uma caixa rasa e aberta ou uma caixa sanitária tipo cabana fechada.
Quando se trata de coçadores, há tanta variedade no tipo e na função quanto gatos. Alguns gatos gostam de arranhar verticalmente, alguns gostam de arranhar horizontalmente, alguns gostam de papelão, outros gostam de carpete, etc. Pode ser necessário alguns experimentos para encontrar o estilo e a localização dos arranhadores , caixa de areia e brinquedos que seu gato realmente deseja.
Proteja sua casa para os gatos
Embora os gatinhos provavelmente não sejam tão destrutivos quanto os cachorros, especialmente no que diz respeito à forte necessidade de mastigar, há algumas coisas que os novos donos de animais precisam observar em sua casa. Os gatinhos são animados e curiosos e pequenos!
O que pode fazer com que fiquem atrás ou embaixo da mobília, fujam do lado de fora quando não deveriam ou fiquem em apuros, como um bebê que começou a engatinhar. Dê uma olhada em sua casa ao nível dos olhos do gatinho e esteja ciente de coisas que ele pode derrubar, coisas que podem cair sobre ele ou onde ele pode entrar.
Os gatos adoram coçar e encher a cara na terra fofa, então vasos de plantas podem ser uma das primeiras coisas que exploram. Mantenha as plantas fora do alcance ou cubra a superfície com pedras para que o gato não fique tentado a pata nelas.
É recomendado proteger telas nas janelas, manter seu gatinho longe de varandas, varandas e decks altos e manter as tampas dos vasos sanitários fechadas, entre outras coisas.
Se você ficar com um gato nervoso, ele pode roer coisas como cadarços ou cabos de computador ou telefone.
Os gatinhos podem ficar emaranhados em um amontoado de cordas. Eles também não devem mastigar sacos plásticos, laços de torção, linhas de costura ou outros itens não alimentícios. Estas sugestões devem ajudar a tornar a sua casa um ambiente seguro para o seu gatinho.
Rituais noturnos
Quando chegar a hora de você ir para a cama, certifique-se de que seu gato tenha acesso à sua própria cama, bem como ao poste de arranhadura e aos brinquedos. Os padrões de sono dos gatos são muito diferentes dos nossos, e eles podem acordar e precisar de algo para fazer enquanto você dorme.
Assim que o seu gato estiver confortável perto de você (você saberá porque eles vão andar pela sua casa e não vão se esconder mais), brinque com eles! Os gatos normalmente precisam de pelo menos 15 minutos de brincadeira por dia (geralmente mais para os gatinhos). A hora de brincar estimula seus cérebros de gatinho e o ajudará a se relacionar com eles.
Acima de tudo, lembre-se que esta é uma grande mudança para o seu gato, e dê-lhe muita paciência e amor.
Chama a gente no zap e Aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em todos os segmentos veterinários em nossa rede de clínicas.
Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil