Muita gente acha que cães e gatos não podem ou não conseguem dividir o mesmo ambiente. Na verdade essa convivência depende de muitos fatores. Para o cachorro, perseguir é um instinto natural, mas não é um comportamento apropriado em sua casa quando direcionado ao seu gato. Se você tem essa dupla de cão e gato em casa, essa leitura é para você. Separamos alguns aspectos que irão te ajudar na adaptação dessa convivência. 

1- Como evitar que um cão persiga o gato: 

A primeira coisa a fazer é organizar o ambiente para prevenir o comportamento. O idel é que isso aconteça desde o início da convivência, para que seu cão nunca tenha a oportunidade de agir de forma inadequada e seu gato não precise suportar isso! 

A prevenção do comportamento inadequado é muito importante, uma vez que a perseguição do gato é um comportamento auto-reforçador (ou seja, quanto mais o cão persegue, mais ele quer repeti-lo). 

Se a qualquer momento durante o processo de introdução o cachorro latir, se fixar no gato ou tentar persegui-lo, retire o cachorro da situação para que ele não possa continuar praticando comportamentos inadequados. Isso também funciona com um cachorro que já tem uma tendência a perseguir o gato. Tenha uma área tranquila (uma casinha ou banheiro, por exemplo), um lugar que seu cão já associe a coisas boas, onde você possa levá-lo.

No instante em que seu cão começar a se comportar de forma inadequada em relação ao seu gato (perseguindo o gato, choramingando ou simplesmente ficando fixado), leve-o ou atraia-o calmamente para longe do gato para a área pré-designada. Você deve agir com calma para evitar excitar ainda mais o cão e deve evitar falar com o seu cão. 

Depois de um minuto ou dois, solte seu cão de maneira igualmente discreta. Se o cão voltar e repetir o comportamento inadequado em relação ao gato, ele deve voltar imediatamente para a área de “tempo limite”.

2 – Treine seu cachorro

Para aumentar as chances de sucesso, recompense seu cão pelo comportamento desejado. Reforçar o comportamento apropriado ensina ao seu cão o que você quer que ele faça (ou seja, comporte-se adequadamente perto do seu gato). 

Prepare pequenos pedaços de guloseimas de treinamento que agrade o seu cachorro. Assim que seu cão olhar para longe do gato, elogie-o profusamente e dê-lhe um petisco. Repita toda vez que seu cão ignorar o gato. Seu cão aprenderá que sempre que vir seu gato, você receberá recompensas se ele desviar o olhar do gato.

Você está treinando seu cão para realizar um determinado comportamento (olhando para longe do gato) ao ver a deixa (o gato). Apenas certifique-se de que as guloseimas que você está dando são mais desejáveis ​​para o seu cão do que a diversão de perseguir o gato! Depois de estabelecer o que você quer que seu cão faça (ignore o gato) e tiver reforçado esse comportamento muitas vezes, você pode optar por permitir que o cão tenha mais liberdade ao redor do gato.

3 – Ajude seu gato também

É necessário que o gato também participe deste treinamento. Em algum momento, você pode precisar ajudar seu gato a mudar sua associação com seu cão, alimentando-o com guloseimas saborosas enquanto ele está na presença do cão. (Durante este exercício, certifique-se de que o cão não pode perseguir o gato.) 

Além disso, modifique o ambiente para que o seu gato tenha uma zona de segurança, um local inacessível ao seu cão. Configure portões para bebês para criar salas seguras, forneça muitos poleiros altos para seu gato e sempre supervisione seu cão quando o gato estiver por perto.

4 – Exercício físico e mental para o seu cão

Se a perseguição persistir, a motivação para o seu cão pode ser o tédio ou ele pode precisar de mais exercícios. Então, dê ao seu cão saídas apropriadas.

 Por exemplo, certifique-se de que ele faça bastante exercício. Isso pode ser um exercício físico: correr sem coleira, brincar com outro amigo cachorro, brincar com você, nadar ou exercício mental (por exemplo, aprender dicas básicas e truques divertidos, usar quebra-cabeças de comida, aprender a trabalhar o nariz). 

Um cão cansado é um bom cão, e cães cansados ​​fazem muito menos perseguições. Além disso, forneça uma variedade de brinquedos apropriados para mastigar. Algumas ideias para mastigar atraentes são Kongs recheados, couro cru prensado e caldo congelado. Quando você der brinquedos para mastigar ao seu cão, certifique-se de entregá-los a ele em uma sala longe do gato, para evitar a guarda de recursos.

5- Treinamento para cães usando recompensas

Um programa de treinamento baseado em recompensas como esse ensinará seu cão a ouvi-lo, fornecerá a ele comportamentos alternativos e exercitará seu cérebro. Em resumo, seja consistente no treinamento e recompense o comportamento adequado; seja persistente em remover seu cão da situação se ele estiver se comportando de forma inadequada; e certifique-se de que as necessidades sociais, físicas e mentais do seu cão estão sendo atendidas. Finalmente, nunca deixe seu cão sozinho com o gato sem supervisão, pois o comportamento nunca pode ser garantido.

Aqui na Vitalpet Brasil pensamos no seu conforto e o do seu melhor amigo, o seu PET! Sabemos que eles merecem todo carinho e atenção e entendemos que esta relação de carinho e responsabilidade é valiosa e o seu PET é muito bem-vindo aqui!

Contamos com uma rede de mais de 350 clínicas credenciadas para atender as necessidades do seu pet. Fale com um de nossos consultores e garanta a melhor prevenção em saúde para o seu pet. 

 Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil