Quantas vezes devo trocar a água do meu cachorro?Não há dúvida de que seu cão precisa ter acesso a água limpa o dia todo. Se ele ficar com sede, precisa que a água já esteja em sua tigela.

Mas tudo bem se você deixar a água parada na tigela dele por algumas horas, ou durante a noite? É prejudicial para a saúde dele se você lhe der água que já não é mais tão fresca?

Ao aprender as respostas para essas perguntas, você pode garantir que seu cão permanecerá saudável e hidratado durante todo o dia.

Quantas vezes você deve trocar a água na tigela do seu cão

É aconselhável substituir a água do seu cão pelo menos duas vezes por dia. Você pode dar água da torneira ou filtrada ao seu cão. Se você trocar a água pelo menos duas vezes por dia, então a água do seu animal de estimação estará limpa.

Pegando o tipo certo de tigela para o seu cão

É importante investir nos tipos certos de tigelas de comida e bacias de água para o seu cão. O melhor tipo de tigela para o seu cão é o aço inoxidável, já que é não poroso, fácil de limpar, inquebrável e durável. Tigelas de aço inoxidável são muito melhores do que tigelas de cerâmica, que podem quebrar. Essas rachaduras podem se tornar criadouros de bactérias prejudiciais. As tigelas de plástico também são uma má ideia porque, assim como tigelas de cerâmica, podem abrigar micróbios e bactérias prejudiciais como E. coli, MRSA e salmonela. E embora as tigelas de vidro possam parecer bonitas, elas podem facilmente quebrar e machucar seu cão no processo. Opte por aço inoxidável e você poderá ficar muito mais tranquilo.

Quantas vezes você deve limpar a comida do seu cão e tigelas de água?

A tigela certa para o seu cachorroMesmo que você possa ter tigelas de aço inoxidável, você ainda tem que mantê-las limpas para afastar essas bactérias prejudiciais e garantir que a sujeira não se acumulem. Você deve lavar a tigela de comida do seu cão com água quente e com sabão após cada refeição.

Junto com a limpeza das tigelas do seu cão, é necessário varrer e limpar a área ao redor de suas tigelas, bem como lavar o tapete em que você coloca as tigelas. Assim, você realmente vai diminuir as chances de atrair bactérias. Se você notar que a tigela do seu cão tem um arranhão ou rachadura, livre-se dela e compre uma nova.

Dando água suficiente ao seu cão

Embora ter o tipo certo de tigelas de cachorro e mantê-las limpas seja importante, você também precisa ter certeza de que está dando ao seu cão água limpa suficiente todos os dias, também. Os cães precisam, diariamente, de cerca de 30ml de água por quilo de peso corporal, enquanto os filhotes que foram desmamados precisam de 15ml a 30ml de água por quilo de peso corporal por dia. Se o seu cão é ativo, ele vai precisar de ainda mais água.

Se você notar que seu cão está bebendo muito mais água do que o normal e não é porque ele acabou de se exercitar ou comer, então pode haver um problema médico surgino. Doença renal, desidratação, parasitas, doença hepática, vômitos, febre e infecção podem fazer com que seu cão fique muito mais sedento do que o normal. É sempre melhor entrar em contato com o seu veterinário sobre o aumento da sede do seu cão em vez de tentar diagnosticar o problema por conta própria.

Conclusão

Você deve trocar a água do seu cão pelo menos duas vezes por dia. Ao mesmo tempo, você precisa usar o tipo certo de tigela de cachorro e mantê-la limpa, assim como dar ao seu cão água suficiente e monitorar seus hábitos de bebida. Se você ver que seu cão está bebendo muito mais do que o normal, ligue para o seu veterinário para pedir conselhos.