3 dicas que podem ajudá-lo a ler mais livros neste ano

Como empreendedor, você sabe como é viver uma vida acelerada. Você está sempre em movimento, fazendo o seu melhor para manter sua empresa funcionando em rodas bem lubrificadas.

Além disso, vivemos em uma sociedade digital que nos leva aos nossos limites. Estamos cheios de informações das telas estáticas que nunca conseguiremos colocar em dia. Sempre há uma nova notificação que, se não tomarmos cuidado, não paramos de nos mover até dormirmos à noite.

Mas, essa vida acelerada e a sobrecarga de informações digitais são boas para nós? De acordo com um estudo da Scientific Reports, não é. O diz que quando deixamos os dispositivos eletrônicos treinarem o jeito em que pensamos, perdemos a capacidade de processar e seguir ideias complexas. Parece contraditório, mas quanto mais informações sugamos através de nossos telefones, tablets e laptops, menos nosso cérebro funciona quando se trata de entender a linguagem, manter-se focado e lidar com ideias complexas.

Em entrevista à Vox, o neurocientista e fundador do Center for Healthy Minds Richard Davidson disse: “Nossa atenção está sendo capturada pelos dispositivos em vez de ser regulada voluntariamente. Somos como um marinheiro sem leme no oceano — empurrado e puxado pelos estímulos digitais aos quais estamos expostos e não pela direção intencional de nossa própria mente.”

Tudo isso levanta a questão: “Existe um antídoto para a sobrecarga de informações digitais e nosso vício incessante em verificar nossos telefones?”

A resposta é sim, e a cura pode parecer um pouco surpreendente e contra-intuitiva: ler livros. Mas, enquanto nós sempre poderíamos escapar por horas, entretidos com qualquer livro em nossa adolescência, hoje em dia já simplesmente não é tão fácil. A maioria de nós tem empregos em tempo integral, empresas para administrar e filhos para cuidar. Além disso, somos constantemente bombardeados com mensagens, e-mails do trabalho e notificações de redes sociais.

A chave é priorizar conscientemente. Aqui estão três hábitos que podem te ajudar a ganhar algum tempo para fazer uma pausa e estudar da maneira “mais lenta”.

1. Afaste-se do seu telefone de manhã e à noite

Como nossos telefones estão sempre ao alcance, desenvolvemos um hábito terrível de checá-los constantemente. De fato, um estudo da Asurion revelou que os proprietários de dispositivos móveis verificam seus telefones uma média de. É um aumento de 20% em apenas dois anos.

É claro que nosso mundo digital acelerado (além da pandemia COVID-19 que nos levou a usar a telecomunicação mais do que nunca) torna impossível nos afastarmos dos dispositivos digitais por muito tempo. Ainda assim, é possível que uma ou duas horas pela manhã e à noite sem seu telefone pode fazer uma enorme diferença em te ajudar a desacelerar seu cérebro, fazer uma pausa e recarregar as baterias com um bom livro.

 2. Faça da leitura de livros uma prioridade

De acordo com a escritora Stephanie Huston, a falta de tempo não é desculpa para não ler. Em um artigo que escreveu para o Medium, ela escreveu sobre um desafio que aceitou com um amigo para ler 50 títulos em um ano. Embora o desafio a assustasse no início, ela descobriu que um trabalho em tempo integral, uma agitação lateral e viagens frequentes não a impediam de alcançar seu objetivo.

“Não ter tempo suficiente foi uma completa desculpa esfarrapada o tempo todo”, diz ela. “Meus intermináveis minutos sem sentido ao telefone se transformaram em minutos significativos de tempo de leitura consciente. Eu leio quando acordo de manhã, no metrô, no meu intervalo de almoço, na lanchonete depois do trabalho quando estou esperando meu sanduíche habitual e antes de ir para a cama todas as noites.”

A questão é que temos tempo para ler livros. Tudo o que precisamos fazer é torná-lo uma prioridade.

3. Escolha a sua lista de leitura conscientemente.

Claro, ler a série Harry Potter ou qualquer outro livro que envolva estimular a sua imaginação é melhor do que rolar a tela interminavelmente em alguma rede social qualquer. Dito isso, recomendo dar à sua lista de leitura alguns momentos de reflexão para selecionar os títulos que você sente que irão se beneficiar mais.

Para começar, recomendo “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg, ou “O Milagre da Manhã“, de Marcelo Shild. Adicione um pouco de ficção, também. O objetivo é desacelerar e reengajar seu cérebro, além de pegar pedaços de informações úteis para melhorar sua vida.