Publicações
Os têm certos hábitos que gostaríamos de entender melhor, e algumas coisas sobre seu comportamento podem nos parecer estranhas e misteriosas.Por exemplo, o comportamento do gato em relação às caixas sanitárias.
Preparamos esse texto para responder algumas dúvidas sobre as caixas de areia.
1- Por que eles precisam delas?
2- Por que eles gostam de usá-las?
3- O que faz o gato fazer a eliminação em outro lugar?
4- Os cães podem usar caixas sanitárias?
5- Dicas rápidas para o sucesso da caixa de areia?
1- Por que eles precisam deles?
A maioria dos gatos são atraídos para usar caixas de areia, porque eles têm um instinto natural para enterrar sua urina e fezes, a fim de cobrir o seu perfume. Desta forma, caixas de areia são úteis para eles e fácil de usar. Além disso, são convenientes e satisfazem esses instintos de enterro.
Os gatos são naturalmente atraídos pela “textura e consistência” da maioria das marcas de areia porque elas facilitam a cobertura de seus dejetos. Você pode ter visto gatos ao ar livre ou vadios eliminando fora e imediatamente enterrando suas fezes, então não é apenas uma coisa de gato domesticado.
Historicamente, os gatos foram vítimas de animais maiores. Ao cobrir suas fezes e urina, eles foram capazes de evitar que os predadores encontrassem sua localização. É uma tática de sobrevivência.
No entanto, existem outras teorias sobre por que os gatos podem enterrar seus dejetos dessa forma. Outra hipótese é que às vezes gatos menos confiantes vão enterrar seus resíduos como um sinal para outros gatos na área (ou em casa) que eles não são uma ameaça.
Em uma casa com vários gatos, é possível que os gatos mais jovens disfarcem o cheiro para evitar irritar os gatos mais velhos.
2- Por que eles gostam de usá-las?
É raro que gatos domésticos eliminem fora de uma caixa sanitária e geralmente é um sinal de problema .
Se a caixa de areia ficar associada à dor devido a um problema médico, como uma infecção do trato urinário, você poderá descobrir que seu gato foi eliminado fora da caixa de areia.
Outras condições médicas que também afetam a frequência ou urgência da micção podem ser causa de eliminação fora da caixa.
Existem também doenças relacionadas à idade que podem interferir na mobilidade ou nas funções cognitivas, basicamente afetando a capacidade do gato de chegar à caixa sanitária em tempo hábil. Contate seu veterinário se o problema persistir.
3-O que faz o gato fazer a eliminação em outro lugar?
Uma aversão à caixa de areia também é uma possibilidade de sujar a casa. Os motivos podem ser vários, como a própria caixa, o tipo de lixo, a localização da caixa ou até mesmo todos os itens acima!
Os gatos também são criaturas naturalmente organizadas. Eles se limpam bem e gostam de manter o ambiente em ordem.
Se você não mantiver a caixa sanitária limpa, isso pode influenciar o seu gato a fazer a eliminação em outro lugar.
É responsabilidade do dono do gato limpar a caixa sanitária regularmente. Certifique-se de ter sempre uma caixa de areia limpa para incentivar seu gato a usá-la.
Alguns gatos se recusam terminantemente a usar uma caixa sanitária que contenha qualquer tipo de urina ou fezes. Mesmo a mudança abrupta da marca da cama pode afetar o comportamento do seu gato. Se você decidir mudar a cama,
4 – Os cães podem usar caixas sanitárias?
Embora pareça pouco ortodoxo, os cães (em particular as raças pequenas) podem ser treinados para usar caixas sanitárias. Uma ninhada especial para cães também está disponível.
Para as pessoas que não podem passear com os cães regularmente ou querem uma opção mais fácil do que almofadas para xixi, as caixas sanitárias podem ser uma boa escolha.
A cama para cães tem um cheiro e textura únicos que não se confunde com outras superfícies, como pisos de madeira ou tapetes. Isso minimiza a frequência de acidentes.
Dicas rápidas para o sucesso da caixa de areia
- A maioria dos gatos prefere a areia sem cheiro e que não gruda.
- Gatos crescidos podem preferir a ninhada a que se acostumaram quando eram gatinhos.
- Retire os resíduos da areia pelo menos uma vez por dia (de preferência com mais frequência) e lave a caixa com sabão e água morna pelo menos uma vez por semana.
- A maioria dos gatos prefere caixas grandes e descobertas com vistas de 360 graus de seus arredores. E com várias rotas de fuga!
- A maioria dos gatos prefere areia rasa com cerca de 2,5 a 5 centímetros de profundidade.
- Sempre verifique com seu veterinário antes de mudar a dieta, a medicação ou as rotinas de atividade física de seu animal de estimação. Esta informação não substitui a opinião de um veterinário.
Se você é um amante de gatos aproveita e baixa o nosso ebook: 8 Erros Que Quase Todo Dono de Gato Comete.
Lembre-se de fazer consultas periódicas ao veterinário para avaliação é fundamental. Aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em felinos em nossa rede de clínicas.
Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil