Publicações
Assim como ocorre com você, o peso do seu amigo de quatro patas provavelmente varia ao longo do ano. Independentemente da raça que você possui, de Chihuahua a Pastor Alemão, seu cão passará por períodos de ganho e perda de peso. No entanto, é importante identificar com precisão quando o seu cão está perdendo e ganhando peso por razões normais e quando a perda de peso no seu cão é anormal.
Nem todos os donos de animais estão familiarizados com as causas da perda de peso em seus cães e muito menos em como resolver esses problemas por conta própria. A boa notícia é que você pode identificar alguns desses problemas sozinho em casa com relativa facilidade, mas determinar a solução adequada requer um pouco de conhecimento extra. Ao longo deste artigo, ajudaremos você a identificar alguns dos motivos mais comuns para perda de peso em cães, ajudá-lo a determinar quando consultar um veterinário e desenvolver um regime de dieta adequado com uma solução que envolva fontes alimentares saudáveis.
Os 5 principais motivos para perda de peso em cães
Assim como os seres humanos, não existe uma resposta única quando se trata de diagnosticar os problemas que afetam a saúde do seu cão. Da mesma forma em que o seu médico executaria vários exames para determinar a doença específica que afeta sua vida e/ou resultar em perda de peso, você também deve estar atento a várias causas potenciais para a perda de peso em seu cão. Apresentamos, a seguir, as principais razões pelas quais os veterinários citam ao relatar perda de peso em cães.
1. Desnutrição
Antes de tudo, é preciso deixar claro que má nutrição e desnutrição são dois conceitos diferentes na saúde de um animal de estimação. A má nutrição é indicada frequentemente por uma pelagem sem vida e sem brilho, camadas extras de gordura, falta de higiene dental e até problemas com fezes. A desnutrição, por outro lado, ocorre quando um cão perde mais de 10% do seu peso corporal total.
Embora a má nutrição geralmente seja o resultado de comer muita comida, não fazer exercícios suficientes e/ou comer alimentos de baixa qualidade, a desnutrição é a falta de suprimento adequado de alimentos. Em alguns casos, isso é resultado de abuso, embora em outros casos seja simplesmente uma falta de conhecimento sobre as necessidades nutricionais adequadas a um cão. Os sinais de desnutrição incluem:
- Aparência física (ossos das costelas e ombros visíveis)
- Problemas gastrointestinais (gases odoríferos e movimentos intestinais inconsistentes)
- Baixos níveis de energia
- Suscetibilidade a doença
2. Diabetes
Não grandes diferenças entre problemas diabéticos em um cachorro e em um humano. A baixa insulina e a incapacidade do organismo de absorver o açúcar do sangue podem levar ao aumento do apetite em seu cão, mesmo que ele ainda esteja perdendo peso. Cães idosos e aqueles cujo peso corporal está à beira da obesidade são os mais propensos ao desenvolvimento de diabetes, embora, assim como em humanos, a diabetes em cães possa ser genética.
3. Ansiedade
Stress ou ansiedade podem ser fatores para roubar o apetite do seu pet. Os cães precisam se sentir seguros para se alimentar, o que significa que, se estão preocupados com o ambiente ou as pessoas no ambiente, podem não se sentir seguros o suficiente para comer diariamente. Os sinais de ansiedade incluem:
- Defecar e/ou urinar em locais inapropriados
- Latidos e/ou uivos desnecessários
- Mastigação, escavação, tendências destrutivas
- Fugas
4. Tênia / Parasitas
Uma das causas mais comuns e mais difíceis de detectar para a perda de peso em seu cão pode ser alguma infecção por tênia ou outro parasita interno. Cães com parasitas geralmente exibem perda de peso rápida e repentina. Um cão que sofre de uma tênia intestinal, por exemplo, sofre com a falta de nutrientes e perde peso porque a tênia está consumindo todos os alimentos ingeridos.
5. Doença hepática
Cães que sofrem de doença hepática estão lidando com a falta de carboidratos e açúcares essenciais fornecidos ao organismo pelo fígado. Quando um cão sofre de doença hepática, ele não obtém os nutrientes cruciais necessários do fígado e o corpo, consequentemente, começa a consumir seus depósitos de gordura e o tecido muscular na tentativa de substituir os nutrientes perdidos. Os sinais de doença hepática em um cão incluem:
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Diarreia ou vômito
- Aumento da sede
- Maior necessidade de urinar
- Confusão
- Olhos, língua e/ou gengivas amareladas
- Sangue na urina ou nas fezes
- Convulsões
6. Problemas dentários
Uma das razões mais simples para o seu cão estar perdendo peso pode ser problemas dentários. Se o seu cão está sofre de abscesso dentário ou outro problema relacionado à saúde de seus dentes e gengivas, pode ser doloroso demais para ele comer. Como resultado dessa falta de alimentação, seu cão começará a perder peso. Nesse caso, uma visita ao veterinário é a maneira mais fácil de identificar um problema dentário no seu cão.
Avaliando possíveis causas e determinando a necessidade de uma visita ao veterinário
Como você sem dúvida notou na leitura acima, muitos dos motivos mais comuns para perda de peso têm sinais ou sintomas semelhantes. A avaliação das possíveis causas da perda de peso do seu cão começa com esses sintomas e, em muitos casos, pode levar à necessidade de ligar para o seu veterinário para obter assistência na melhoria da saúde do seu amigo de quatro patas.
Onde começar
Se você notou que seu cão está magro demais ou está perdendo peso sem motivos óbvios, é hora de avaliar algumas das circunstâncias que cercam sua condição atual. Você pode começar se perguntando as quatro perguntas a seguir:
- Seu cachorro está doente? Se o seu mascote está ou esteve doente, isso pode ser a causa da perda de peso. É preciso observar a longevidade da referida doença e sintomas. Doenças crônicas prolongadas podem levar a uma dramática perda de peso. A falha do sistema de órgãos, como o pâncreas ou o fígado, pode resultar em perda de peso, mas também pode ser revertida se diagnosticada adequadamente.
- A pelagem do seu cão é esparsa, grossa ou opaca? Uma pelagem opaca pode ser um sinal de má nutrição, desnutrição ou um parasita intestinal.
- Seu cão está tomando medicamentos? Se o seu cão está tomando medicamentos para uma doença, a perda de peso pode ser o resultado dos efeitos colaterais da própria doença ou falta de apetite como resultado dos medicamentos.
- O seu cão sofreu traumatismo craniano? Um cão pode sofrer uma concussão da mesma forma que um humano, e a tontura e náusea resultantes podem levar à falta de apetite e à perda de peso perceptível em um curto período de tempo.
A solução
Ajudar seu cão a manter um peso saudável começa com a compreensão de quantas calorias seu cão deve consumir por dia. Acredite ou não, seu cão requer ingestão calórica diferente, dependendo da época do ano (inverno x verão) e do tipo de raça que você possui. Por exemplo, as raças trabalhadoras geralmente exigem nutrição calórica mais alta para manter um peso saudável.