6 hábitos de pessoas mentalmente resilientesTodos nós, em algum momento de nossas vidas, nos encontramos diante de algum ponto crítico, onde nossa resistência mental é testada. Pode ser um amigo ou colega tóxico, um emprego deprimente ou um relacionamento difícil.

Qualquer que seja o desafio, você precisa ser forte, encontrar um novo ponto de vista para a situação e agir de forma decisiva se quiser avançar com sucesso.

Todos nós queremos bons amigos, bons empregos e bons relacionamentos.

Mas nem sempre é tão fácil, infelizmente.

É difícil ter uma mentalidade inabalável, especialmente quando você se sente preso a algo. A capacidade de quebrar o molde e adotar uma nova direção arrojada exige aquela coragem e ousadia que somente as pessoas mentalmente resilientes possuem.

Existem hábitos que você pode desenvolver para melhorar sua resiliência mental. De fato, as características das pessoas mentalmente resilientes são na verdade estratégias que você pode começar a usar hoje.

1. Seja emocionalmente inteligente

A inteligência emocional é a pedra angular da resiliência. Você não pode ser mentalmente resistente sem a capacidade de entender e tolerar completamente emoções negativas fortes e fazer algo produtivo com elas. Situações que testam sua resiliência acabam testando sua inteligência emocional (QE).

Diferentemente do seu QI, que é fixo, a inteligência emocional é uma habilidade flexível que você pode melhorar com compreensão e esforço. Não é de admirar que 90% dos melhores desempenhos tenham QE’s altos e as pessoas com QE’s altos ganhem, em média, 20% a mais por ano do que seus colegas com baixo QE.

Infelizmente, pessoas com esse diferencial são escassas. A TalentSmart, empresa estadunidense especializada em desenvolvimento da inteligência emocional, testou mais de um milhão de pessoas e o resultado foi de que apenas 36% delas conseguem identificar com precisão suas emoções à medida em que elas ocorrem.

2. Seja confiante

“Se você acha que pode ou que não pode, você está certo.” – Henry Ford

Pessoas de mente resiliente aderem à noção de Ford de que a sua mentalidade possui um efeito poderoso em sua capacidade de obter sucesso. Essa noção não é apenas uma ferramenta motivacional – é um fato. Um estudo recente da Universidade de Melbourne mostrou que pessoas confiantes ganham salários mais altos e são promovidas mais rapidamente do que outras.

A confiança genuína, ao contrário da imagem de confiança que algumas pessoas podem projetar para mascarar as próprias inseguranças – tem uma aparência própria. Pessoas resilientes têm vantagem sobre os inseguros e ansiosos, porque sua confiança inspira os outros e os ajuda a fazer as coisas acontecerem.

3. Neutralize pessoas tóxicas

Lidar com pessoas difíceis é frustrante e desgastante para a maioria. Pessoas mentalmente resilientes controlam suas interações com pessoas tóxicas, mantendo seus sentimentos sob controle. Quando é necessário confrontar uma pessoa tóxica, é preciso abordar a situação racionalmente. Identifique suas emoções e não permita que a raiva ou a frustração alimentem o caos. Além disso, considere o ponto de vista da pessoa difícil e encontre um consenso e soluções para os problemas. Mesmo quando as coisas mudam completamente, as pessoas de mentalidade resiliente têm a habilidade necessária para lidar com a pessoa tóxica sem ser afetadas por ela.

4. Abraçe a mudança

Pessoas mentalmente resilientes são flexíveis e estão constantemente se adaptando. Elas sabem que o medo da mudança é paralisante e uma grande ameaça ao próprio sucesso e felicidade. Por isso, elas buscam se antecipar a eventuais mudanças e, rapidamente, formam um plano de ação caso essas mudanças ocorram.

Somente quando você abraça a mudança é que pode encontrar o bem nela. Você precisa ter uma mente aberta e manter os braços abertos para reconhecer e capitalizar as oportunidades que a mudança cria.

Você está fadado ao fracasso quando continua fazendo as mesmas coisas que sempre faz, na esperança de que ignorar a mudança faça com que ela desapareça. Afinal, a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar um resultado diferente.

5. Diga não

Quanto mais difícil for pra você dizer não, maior a probabilidade de sofrer estresse, esgotamento e até depressão. As pessoas mentalmente resilientes sabem que dizer não é saudável e têm a auto-estima e o foco necessários para deixar clara a sua negativa.

Quando chega a hora de dizer não, as pessoas de mentalidade inabalável evitam frases como “Não sei se consigo” ou “Não tenho certeza”. Eles dizem “não” com confiança porque sabem que dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos já existentes e lhes dá a oportunidade de cumpri-los com sucesso.

Os mentalmente resilientes também sabem exercer o autocontrole dizendo não a si mesmos. Eles atrasam a gratificação e evitam ações impulsivas que causam danos aos próprios planos.

6. Eles sabem que o medo é a principal fonte de arrependimento

Pessoas mentalmente resilientes sabem que, ao fim de tudo, lamentarão muito mais as oportunidades desperdiçadas do que os fracassos. Por isso, não tenha medo de correr riscos.

A morte não é a pior coisa que pode acontecer com você. A pior coisa que pode te acontecer é permitir-se morrer por dentro enquanto ainda está vivo.

É preciso ter um bom autoconhecimento para percorrer a corda bamba entre lembrar e ficar emocionalmente aprisionado. Ficar remoendo seus erros o deixa ansioso e tímido, enquanto esquecê-los completamente faz com que você os repita futuramente. A chave para equilibrar está na sua capacidade de transformar falhas em pepitas de melhoria. Isso aumenta a tendência de levantar novamente sempre que você cair.

A resiliência mental não é um dom que agracia a alguns poucos. É uma capacidade que pode ser alcançada e aproveitada.