A temporada de frio chegou, e com ela as sonequinhas mais aconchegantes para o seu gato, afinal, gatos amam lugares quentinhos e confortáveis para tirar aquela sonequinha. O inverno traz aconchego e também acende um alerta para os tutores de gatos, pois eles são muitos suscetíveis a gripes. Sim, você já ouviu falar da gripe felina? Esta é uma doença comum que afeta tanto gatos adultos quanto gatinhos filhotes.

Gripe felina: conheça tudo sobre o assunto! | Petz

Confira a informações que você vai ter nesse artigo:

 Gatos podem pegar gripe?

Quais são os sintomas da gripe do gato?

Qual é o tratamento para a gripe do gato?

Como você pode prevenir a gripe do gato?

Gatos podem pegar gripe?

Assim como os humanos, os gatos podem ser infectados com vírus da gripe, que se espalha da forma que os vírus da gripe em humanos.

Uma forma é através do contato direto com outros gatos, como quando eles brincam ou se aconchegam juntos. Outra maneira poderia ser através de gotículas no ar. 

Essas gotículas vêm de espirros ou tosse e têm algum tipo de descarga. Os gatos também podem contrair a gripe ao entrar em contato com algo que foi contaminado com um vírus, como gaiolas compartilhadas ou tigelas de comida.

 Pesquisas sugerem que os humanos podem transmitir vírus para gatos durante a temporada de gripe, mas até agora não há evidências suficientes para dizer que isso também funciona ao contrário.

A gripe do gato é um termo usado para descrever uma infecção respiratória superior (URI) que normalmente é causada por um dos dois vírus: calicivírus felino (FCV) ou vírus do herpes felino (FHV ou FHV-1). Não é causada por um vírus da gripe. Uma vez que um gato tenha sido infectado com esses vírus que causam a gripe felina, é possível que ele carregue o vírus pelo resto de sua vida. Mesmo com o tratamento, o seu gato pode continuar a ter sintomas ao longo da vida.

Saiba quais são os sintomas da gripe em gatos

Os animais são bem parecidos com os humanos, prova disto é que os sintomas da gripe do gato são bastante semelhantes aos sintomas que os humanos experimentam quando estão gripados . Por isso fique atento ao comportamento do seu gatos e observe que os sintomas mais comuns incluem:

Gripe Felina: Saiba os Métodos Para Cuidar do Seu Gatinho

  • Garganta inflamada

  • Corrimento nasal ou corrimento

  • Espirros

  • Tosse (um ruído de engasgo)

  • Úlceras na boca

  • Babando ou driblando

  • Febre

  • Perda de voz

  • Conjuntivite (olho rosa) ou secreção ocular

  • Energia baixa

  • Perda de apetite

É necessário atenção, pois o seu gato pode desenvolver pneumonia, uma infecção respiratória secundária, desidratação ou falta de nutrição em decorrência de uma gripe. Uma vez que seu gato tenha sido infectado com o vírus da gripe, pode levar até duas semanas para que os sintomas apareçam. Os gatinhos também são propensos a desenvolver úlceras oculares, que podem causar danos aos olhos se não forem tratadas. Tanto os gatinhos quanto os gatos idosos têm sistemas imunológicos mais fracos do que os gatos adultos saudáveis. Isso pode fazer com que eles tenham sintomas mais graves ou até mesmo desenvolvam uma condição secundária causada pela gripe do gato. 

Qual é o tratamento para a gripe do gato?

Não perca tempo fazendo receitas caseiras, se o seu gato apresentou algum sintoma que está gripado leve-o imediatamente ao médico veterinário. 

Gato gripado: Conheça os sintomas! | Blog da CobasiPara diagnosticar seu gato, seu médico veterinário fará um exame para verificar seus sintomas e descartar qualquer outra coisa que possa estar causando sua condição. Às vezes, os veterinários podem solicitar um teste de esfregaço do nariz ou do olho para confirmar a presença do vírus FCV ou FHV. Os swabs são então enviados para um laboratório onde o vírus pode ser identificado por meio de cultura ou testes de PCR.

Atenção, não medique o seu felino por conta própria, apenas o médico veterinário pode prescrever as medicações corretas. Seu veterinário pode prescrever antibióticos para combater a infecção ou anti-inflamatórios para ajudar a diminuir a febre. Se o seu gato está tendo problemas para respirar devido ao nariz escorrendo, os mucolíticos (medicamentos que quebram o muco) podem ajudar a limpar as vias aéreas e remover o muco. Colírios podem ajudar a curar olhos irritados e doloridos.

Os cuidados em casa são realmente importantes quando se trata de tratar a gripe do gato. Os sintomas do seu gato podem fazer com que ele não queira comer ou torne sua comida normal difícil de comer. Seduza-os dando-lhes pequenos peixes, como sardinhas , ou frango assado em pedaços pequenos. Seu veterinário também pode prescrever alimentos especiais para ajudar a garantir que seu gato seja nutrido adequadamente.

Ajude seu gato limpando suavemente a secreção dos olhos e do nariz quando você vier. Você pode usar água salgada em um pano úmido para limpar a descarga. O vapor ajuda a separar o muco, então deixe seu gato entrar no banheiro com você enquanto você toma banho.

Como você pode prevenir a gripe do gato?

A melhor maneira de proteger seu gato da gripe felina é vaciná-lo contra os vírus que causam a gripe felina. Seu gato precisará de duas vacinas contra a gripe seguidas de doses de reforço ao longo da vida. Embora a vacinação possa não ser capaz de impedir o seu gato de contrair a gripe, pode ajudá-lo a desenvolver sintomas graves.

Baixe gratuitamente o nossoGuia de Vacinação Sugerido para Gatos. 

Se você tiver vários gatos e um deles estiver doente, mantenha o infectado isolado o máximo possível para ajudar a impedir a propagação do vírus. Certifique-se de que os itens compartilhados, como tigelas e caixas de areia, sejam desinfetados após o uso para matar quaisquer bactérias remanescentes.

Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil