Publicações
A temporada de frio chegou, e com ela as sonequinhas mais aconchegantes para o seu gato, afinal, gatos amam lugares quentinhos e confortáveis para tirar aquela sonequinha. O inverno traz aconchego e também acende um alerta para os tutores de gatos, pois eles são muitos suscetíveis a gripes. Sim, você já ouviu falar da gripe felina? Esta é uma doença comum que afeta tanto gatos adultos quanto gatinhos filhotes.
Confira a informações que você vai ter nesse artigo:
Gatos podem pegar gripe?
Quais são os sintomas da gripe do gato?
Qual é o tratamento para a gripe do gato?
Como você pode prevenir a gripe do gato?
Gatos podem pegar gripe?
Assim como os humanos, os gatos podem ser infectados com vírus da gripe, que se espalha da forma que os vírus da gripe em humanos.
Uma forma é através do contato direto com outros gatos, como quando eles brincam ou se aconchegam juntos. Outra maneira poderia ser através de gotículas no ar.
Essas gotículas vêm de espirros ou tosse e têm algum tipo de descarga. Os gatos também podem contrair a gripe ao entrar em contato com algo que foi contaminado com um vírus, como gaiolas compartilhadas ou tigelas de comida.
Pesquisas sugerem que os humanos podem transmitir vírus para gatos durante a temporada de gripe, mas até agora não há evidências suficientes para dizer que isso também funciona ao contrário.
A gripe do gato é um termo usado para descrever uma infecção respiratória superior (URI) que normalmente é causada por um dos dois vírus: calicivírus felino (FCV) ou vírus do herpes felino (FHV ou FHV-1). Não é causada por um vírus da gripe. Uma vez que um gato tenha sido infectado com esses vírus que causam a gripe felina, é possível que ele carregue o vírus pelo resto de sua vida. Mesmo com o tratamento, o seu gato pode continuar a ter sintomas ao longo da vida.
Saiba quais são os sintomas da gripe em gatos
Os animais são bem parecidos com os humanos, prova disto é que os sintomas da gripe do gato são bastante semelhantes aos sintomas que os humanos experimentam quando estão gripados . Por isso fique atento ao comportamento do seu gatos e observe que os sintomas mais comuns incluem:
Garganta inflamada
Corrimento nasal ou corrimento
Espirros
Tosse (um ruído de engasgo)
Úlceras na boca
Babando ou driblando
Febre
Perda de voz
Conjuntivite (olho rosa) ou secreção ocular
Energia baixa
Perda de apetite