Os cães estão sempre curiosos – quando não exploram com o nariz, eles usam a boca para investigar coisas novas e interessantes. Os cães podem engasgar com qualquer coisa que seja do tamanho da abertura da traquéia, mas os vilões mais comuns são pequenas bolas, como bolas de ping pong, couro cru, ossos reais, celofane e brinquedos de plástico para crianças.

Um cachorro engasgado tenta vomitar e fica em pânico, muitas vezes andando de um lado para o outro e batendo na boca. Seu peito pode arfar, mas ele não está emitindo nenhum ruído nas vias aéreas.

Se você suspeitar que seu cachorro está sufocando, primeiro examine a boca. Puxe a língua para frente e remova o objeto estranho, se possível. Se você não conseguir ver o objeto estranho, use a manobra de Heimlich canina para tentar desalojá-lo:

Para um cão grande

Fique atrás do seu cão e coloque os braços em volta do corpo dele. Faça um punho com uma mão e coloque o polegar dessa mão no abdômen do seu cão, exatamente onde o esterno termina. Com a outra mão, segure o punho e empurre para cima e para a frente (em direção aos ombros do cão), de repente e com força.

Faça esse movimento de empurrão quatro ou cinco vezes. Verifique as vias aéreas do cão novamente e limpe todos os detritos da boca. Repita os movimentos do peito, se necessário. Se o cão estiver inconsciente, limpe as vias aéreas e realize a respiração de resgate.

Crédito: Angela Koeller
Para um cachorro pequeno

Segure o cachorro com a cabeça erguida para que sua coluna fique contra o seu peito. Faça um punho com uma mão e coloque-o no abdômen do seu cão, exatamente onde o esterno termina. Segure o punho com a outra mão e faça quatro ou cinco movimentos rápidos para dentro e para cima.

Verifique as vias aéreas do cão novamente e limpe todos os detritos da boca. Repita os movimentos do peito, se necessário. Se o cão estiver inconsciente, limpe as vias aéreas e realize a respiração de resgate.

Salvando cachorro pequeno engasgado