Mulher grávida pode ter gato?Existem duas maneiras pelas quais as pessoas podem contrair toxoplasmose: carne crua e fezes de gato. Vamos revelar exatamente o que isso significa para mulheres grávidas.

O que é toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. Na verdade, a toxoplasmose é uma doença animal. Mas também pode ser transferida para humanos. Animais, consumidores de carne crua e, principalmente, gatos são, muitas vezes, portadores desse parasita, que se encontra nos excrementos.

A toxoplasmose não é um problema para uma pessoa saudável porque é uma doença benigna. Isso significa que pode passar completamente despercebida. Para a gestante e principalmente para o feto, porém, a infecção inicial pela toxoplasmose representa um grande perigo, podendo desencadear o parto prematuro ou até mesmo a morte. Além disso, a toxoplasmose pode danificar seriamente o sistema nervoso central do feto e causar doenças oculares anos depois.

Muitas mulheres tiveram toxoplasmose antes de engravidar. Isso pode ser verificado por um simples exame de sangue. Não há vacinação contra a toxoplasmose.

Como você pode se infectar com toxoplasmose?

Não se pode presumir uma infecção de uma pessoa para outra. Em vez disso, existem duas outras maneiras de se infectar com toxoplasmose:

  • Consumindo carne crua, insuficientemente cozida ou produtos de carne
  • Ingestão de oocistos (estágios preliminares em forma de ovo dos parasitas, que são excretados pelo gato, por exemplo, e são infecciosos após três a quatro dias no ar)

Mulheres grávidas devem, portanto, ter cuidado para não comer carne ou salsichas cruas. Além disso, vegetais e frutas que crescem perto do solo devem ser bem lavados antes do consumo, porque podem entrar em contato com excrementos de gato, por exemplo.

Sintomas de toxoplasmose

Em uma pessoa saudável, seja criança ou adulto, geralmente não há sintomas. Você pode ter sintomas semelhantes aos da gripe com febre e dores nos membros, e os gânglios linfáticos na região do pescoço podem inchar.

A toxoplasmose pode se tornar grave em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, por exemplo, devido a uma infecção por HIV ou após um transplante de órgão. Na maioria dos casos, leva à encefalite.

Toxoplasmose: o exame de sangue

O maior perigo para as mulheres grávidas é que durante a gravidez elas sejam infectadas com toxoplasmose pela primeira vez e sem perceber. Via de regra, é exatamente por isso que se faz um exame de sangue no início da gravidez para verificar se já existem anticorpos contra o parasita no organismo da gestante.

Via de regra, uma toxoplasmose já superada protege o bebê da infecção, pois o corpo da mãe formou anticorpos contra o patógeno. Se nenhum anticorpo for encontrado no sangue da mulher grávida, ela será monitorada mais de perto. Via de regra, uma toxoplasmose já superada protege o bebê de infecções, pois o corpo da mãe formou anticorpos contra o patógeno.

Quais são os efeitos da toxoplasmose no feto?

O parasita da toxoplasmose é conhecido por causar distúrbios no desenvolvimento do feto, especialmente no primeiro trimestre, quando o sistema nervoso está em desenvolvimento. Estima-se que 17% dos bebês contraem a toxoplasmose no primeiro trimestre, 25% no segundo trimestre e 60% no último trimestre. A infecção do bebê com toxoplasmose no terceiro trimestre é menos grave.

Não existe vacina contra a toxoplasmose, apenas a prevenção é eficaz. O risco de malformações fetais após a mãe ser infectada com toxoplasmose é alto. Felizmente, a taxa de infecção tornou-se rara hoje, graças ao rastreamento sistemático da doença durante a gravidez.

Precauções durante a gravidez: 4 regras para evitar a toxoplasmose

1. Cuidado com a carne!

  • Sempre lave bem as mãos antes e depois de tocar em carne crua.
  • Coma apenas carne bem cozida.
  • As carnes mais contaminadas são as de ovelha, vaca e cordeiro, mas tome cuidado com a carne de porco e aves também.
  • Evite salsichas cruas.
  • Ao cozinhar pratos com molho, certifique-se de que a temperatura de cozimento seja alta o suficiente.
  • Cuidado ao grelhar: para que a carne fique perfeitamente cozida, ela deve ser cozida a pelo menos 65 ° Celsius em toda a sua espessura.
  • Resista à tentação de experimentar pratos de carne que ainda não foram cozidos.

A boa notícia: o parasita não é resistente ao frio, então você pode comer com segurança carne que já foi congelada. Esta pode ser a melhor solução para grelhar: congele antes a carne!

2. Cuidado com os vegetais crus!

Em casa: limpe bem, esfregue e descasque as frutas e vegetais. Não se esqueça de limpar bem a superfície de trabalho em que os alimentos foram preparados.

Na rua: Nos restaurantes, na cantina… na dúvida, evite comer vegetais crus, saladas e opte sempre por vegetais cozidos.

Convém saber: Não adianta usar vinagre na lavagem dos vegetais. Não tem efeito sobre o parasita.

3. Tenha cuidado ao jardinar!

Os gatos gostam de espalhar suas sobras na grama e nas camas. Sempre lave bem as mãos após a jardinagem e evite tocar no rosto durante ou antes de lavar as mãos.

4. Tenha cuidado com seu gato A
maca de gato pode estar repleta de patógenos da toxoplasmose. Existem duas maneiras de evitar a infecção. Ou você se protege ou delega a limpeza da caixa de areia.

Proteja-se!

Sempre use luvas ao limpar a caixa de areia do seu gato. Você também deve sempre evitar entrar em contato direto com as fezes do seu gato.

Delegar!

Pode ser a hora de o futuro pai sujar as mãos e cuidar de sua ressaca enquanto você está grávida… Isso se tornará um bom hábito que ele poderá manter depois que o bebê nascer.

Eu ainda gosto do gato!

Estudos demonstraram que viver com um gato não aumenta significativamente o risco de toxoplasmose durante a gravidez. Portanto, você pode manter o seu amigo felino e as interações com ele ainda são permitidas durante a gravidez.

Dica: É melhor usar luvas para toda a jardinagem!

Toxoplamose e gatos: as perguntas mais frequentes

Posso pegar toxoplasmose se meu gato me arranhar?

A infecção com toxoplasmose de um arranhão é tecnicamente possível, mas extremamente rara. O gato precisaria ter sujado as garras e carregar o parasita, e então você teria que colocar o ferimento na boca: ou seja, altamente improvável!

Como posso estar seguro para não ser infectado pelo meu gato?

Não dê leite ou carne crua ao seu gato. Se puderem sair, devem ser impedidos, tanto quanto possível, de caçar e, assim, de encontrar uma fonte de carne crua para si. Se necessário, equipe-os com um colar com um sino para avisar às presas em potencial.

Todos os gatos têm toxoplasmose?

Não, porque um gato que não sai de casa e não se alimenta na rua não será um vetor para toxoplasmose. Um gato que sai regularmente, caça fora de casa e pode andar em qualquer lugar tem muito mais probabilidade de ser um vetor de toxoplasmose.

Eu quero ter um filho e tenho gatos em casa, isso é perigoso para a gravidez?

Sim e não! Se você mora com dois gatos há muito tempo, é provável que já seja imune à toxoplasmose. Para descobrir, um teste sorológico de anticorpos para toxoplasmose será feito no início da gravidez. Em caso de imunidade, não há necessidade de se separar de seus gatos durante esta gravidez e em futuras.

Se o médico determinar que você não desenvolveu imunidade à toxoplasmose, converse com ele sobre seus gatos. Você não tem que se desfazer deles. Se você tomar todas as precauções ao lidar com seus gatos, não precisa se preocupar.

Contágio com toxoplasmose durante a gravidez

É possível que, apesar de todas as precauções que você tomou, você ainda possa ser infectado com o parasita. Nesse caso, seu médico prescreverá amniocentese (punção do saco amniótico) para garantir que o feto não seja afetado.

Você será tratada regularmente com antibióticos. Seu bebê será acompanhado por vários exames de ultrassom até o parto. Mesmo depois que o bebê nascer, ele será monitorado por alguns anos para garantir que não haja danos aos olhos ou ao cérebro.

Observação importante: as informações neste artigo são apenas para fins informativos e não substituem o diagnóstico de um médico. Se você não tiver certeza, tiver dúvidas urgentes ou reclamações, deve entrar em contato com o seu médico.