Publicações
A maioria dos donos de gatos sabe como os gatos falam sobre comida. Na hora da refeição, seu gato pode se transformar em um alarme peludo, miando e chorando e até escalando em cima de você para sinalizar que está pronto para comer. Mas o que acontecerá se, depois de alimentar seu animal de estimação, seus gritos por comida não pararem? Ou se eles continuarem a implorar por comida, descansando perto de sua tigela ou recipiente de comida o dia todo?
A fome incessante em gatos não é necessariamente normal – pode ser causada por uma necessidade de atenção, mas também pode ser um sinal de um problema de saúde latente. Gatos com apetite voraz devem ser monitorados para outros sintomas e examinados por um veterinário, apenas para garantir.
6 razões pelas quais seu gato pode estar com fome
Existem vários motivos pelos quais seu gato pode parecer estar com muita fome. Alguns estão relacionados com o comportamento, enquanto outros são devidos a uma doença ou problema de saúde grave.
- Estar desnutrido: você sabe quanto seu gato deve comer? A dieta diária de um gato deve ser baseada em seu peso, idade e nível de atividade. Se o seu gato parece estar com fome o tempo todo e está perdendo peso enquanto permanece ativo, você pode não estar alimentando-o o suficiente! Consulte o seu veterinário para determinar quantas calorias seu gato deve ingerir por dia. Verifique também a composição nutricional dos alimentos, para que eles recebam todos os nutrientes de que precisam.
- Mudança de rotina: Alguns donos de animais de estimação alimentam seus gatos sem refeições medidas, mas mudam quando percebem que seu gato está ganhando peso. Essa mudança da alimentação de livre demanda para refeições controladas pode fazer com que um gato anuncie sua fome e proteste, já que está acostumado a comer quando quer!
- Hipertireoidismo: um apetite voraz é um dos sintomas mais comuns de hipertireoidismo em gatos – uma doença que causa excesso de hormônio tireoidiano no corpo do gato. Isso acelera o metabolismo do seu gato, fazendo com que ele queime energia muito rapidamente. O hipertireoidismo comumente causa fome extrema, perda rápida de peso, sede excessiva e uma pelagem de aparência pobre.
- Diabetes: os gatos com diabetes não têm insulina suficiente – um hormônio que permite às células absorver o açúcar no sangue e usá-lo para obter energia. Isso geralmente causa aumento do apetite, pois o corpo pensa que precisa de mais comida. Além de ter um apetite voraz, os gatos com diabetes freqüentemente apresentam perda de peso, aumento da sede e aumento da micção.
- Vermes: parasitas intestinais como lombrigas e tênias também podem ser os culpados pelo aumento do apetite do seu gato. Seu gato precisaria de muitos vermes para que seu apetite fosse afetado, mas os vermes podem esgotar ou bloquear os nutrientes que o gato está recebendo através da comida, deixando o corpo faminto por mais. Gatos com vermes podem perder peso, vomitar ou ter diarréia, ter uma pelagem pobre e vermes visíveis nas fezes.
- Atenção: os gatos que estão entediados, solitários ou que querem atenção também podem chorar depois de comer, levando os proprietários a pensar que querem mais comida. Se eles não estão fazendo exercícios suficiente, eles podem reclamar e implorar sem parar, enquanto ganham peso.
Se o seu gato está agindo como se não fosse alimentado há dias, considere o seguinte:
- Eles estão usando a caixa de areia / urina e fezes normalmente?
- Eles estão ganhando ou perdendo peso?
- Eles são ativos ou letárgicos?
- Eles estão exibindo algum outro sintoma?
As respostas a essas perguntas podem ajudar você e seu veterinário a descobrir os possíveis problemas de saúde do seu gato. Um gato que está com fome, perdendo peso e exibindo outros sintomas de doença provavelmente tem uma doença subjacente, enquanto um gato que está ganhando peso, mas está saudável pode ter um problema de comportamento. É melhor consultar o seu veterinário para se certificar de que o seu gato está saudável através de exame de sangue e urina.
Como lidar com um gato implorando
Às vezes, os gatos não têm nenhum motivo particular para implorar implacavelmente – eles apenas querem comida mais saborosa! Se você foi ao veterinário para verificar se há doenças e não houve resultados, seu gato pode estar implorando por implorar. Nesse caso, caberá a você permanecer firme e garantir que seu gato não aprenda o mau comportamento por meio de recompensas.
Verifique com seu veterinário a quantidade de comida que seu gato deve comer por dia. Então, faça um esquema de alimentação com base nessa quantidade e cumpra-o! Não recompense os gemidos e os mendigos do seu gato com ração extra ou guloseimas. Na verdade, é melhor ignorar completamente os pedidos do seu gato, para que ele não seja recompensado com atenção.
Se você acha que seu gato está implorando porque está entediado ou solitário, tente adicionar um entretenimento extra à sua vida. Fornece novos brinquedos ou poleiros onde eles podem sentar e observar a vida selvagem e agendar o recreio diário. Eles podem até apreciar um alimentador tipo quebra-cabeça que distribui comida pré-repartida enquanto eles brincam, prolongando o tempo de alimentação com algum estímulo extra.
Prestando atenção à relação do seu gato com a comida, você pode detectar os primeiros sinais de doença e garantir que eles mantenham um peso saudável ano após ano.