Uma das vantagens de ter um gato em relação a outros animais de estimação é que eles podem usar uma caixa sanitária. Você não precisa levar um gato para fora no calor do verão ou no início da manhã, quando preferia estar dormindo.Uma caixa sanitária terá que ser esvaziada e limpa regularmente, mas isso pode ser feito conforme sua conveniência.Felizmente, os gatos gostam instintivamente de enterrar seus dejetos, então, na verdade, há muito pouco treinamento envolvido em fazer um gatinho usar uma caixa sanitária.Muitos gatinhos já sabem como usar um quando você os adota, mas se eles tiverem menos de 8 semanas de vida, talvez ainda precisem de ajuda.

Suprimentos necessários

Você não precisará de muitos suprimentos para começar a treinar seu gatinho para usar a caixa sanitária.Comece com uma caixa sanitária e alguma areia para gatos.Também é uma boa ideia ter algumas guloseimas à mão para recompensar seu gatinho por usar a caixa sanitária com sucesso.

Caixa de areia

Existem muitos tipos diferentes de caixas sanitárias por aí e é importante escolher o tipo certo para o seu gatinho ou ele pode não querer usá-la. Além disso, se você tiver mais de um gato, certifique-se de ter pelo menos uma caixa de areia por gato, uma vez que os gatos podem ser territoriais em relação à sua caixa de areia. É recomendável ter pelo menos uma caixa de areia a mais do que gatos.

Qual é o tamanho da caixa de areia que devo comprar para um gatinho?

Para um filhote, você pode querer começar com uma pequena caixa de areia. Certifique-se de que o gatinho pode subir pela lateral sem pular. Seu gatinho pode mudar para uma caixa de areia maior à medida em que cresce.

Que tipo de caixa de areia devo comprar para um gatinho?

A caixa sanitária, ou liteira, deve ser feita de um material não absorvente.Use uma caixa de papelão apenas se for uma solução temporária (um dia ou menos) enquanto você vai comprar uma caixa de areia de verdade.Algumas caixas sanitárias têm tampas, o que muitos proprietários de gatos preferem porque o fundo e os resíduos não são visíveis.Caixas de areia cobertas também bloqueiam os odores melhor do que os descobertos.No entanto, alguns gatos não usam caixas de areia cobertas.Para o seu gatinho, pode ser melhor começar com uma caixa sanitária descoberta.Quando o filhote estiver acostumado a usar uma caixa sanitária, você pode tentar adicionar uma tampa a ela.

Liteira para filhotes

É importante ter areia para colocar na liteira.Os gatos gostam de enterrar seus resíduos, por isso precisam de lixo suficiente para enterrá-los.Existem vários tipos de areia para filhote.Você pode testar diferentes tipos para descobrir qual tipo seu gatinho prefere.

Que tipo de liteira é melhor para gatinhos?

 filhote olhando os tipos de areia.png

Os filhotes costumam explorar as coisas com a boca, por isso é importante certificar-se de que qualquer tipo de material que você escolher seja segura para um gatinho, se ele vier a ingerir um pouco. É melhor evitar o acúmulo de lixo até que seu filhote atinja os quatro meses de idade, pois pode causar problemas estomacais ou bloqueios se ingerido. Tente usar materiais que não aglomeram ou que sejam granulados até que o seu amigo felino fique mais velho.

À medida em que seu gatinho fica mais velho, você poderá experimentar mais com os tipos de areia que você irá colocar em sua caixa. Você geralmente encontrará três tipos diferentes de areia para gatos:

  • Aglomerando
  • Não aglutinante
  • Cristais

Os tipos mais comuns de lixo que você encontrará em lojas de animais são argila aglomerante e argila não aglutinante. A areia à base de argila pode ficar pesada, mas existem algumas opções mais leves, se você procurar por elas.

O lixo acumulado formará pedaços sólidos ao entrar em contato com um líquido, tornando-o mais fácil de colher.Este tipo de material não precisa ser trocado com a mesma frequência que o tipo não aglutinante.Mas você paga o preço por esses benefícios adicionais por meio de um custo mais alto.A areia de cristal é boa no controle de odores.Pode ser mais cara do que outros tipos de areia, no entanto, e os gatos muitas vezes não gostam da sensação dos cristais em suas patas.Devido às qualidades de controle de odor e por ser livre de poeira, muitos tutores acham que vale a pena o custo extra.Se você preferir uma opção totalmente natural para a areia do seu gatinho, existem opções feitas de papel, grama, areia de mandioca, fubá ou trigo.

Como treinar seu filhote

Depois de ter a caixa sanitária e o tipo de areia já preparadas, o próximo passo é começar a treinar o gatinho para usar a caixa.

Quando devo começar o treinamento?

Os gatinhos não estarão prontos para usar uma caixa sanitária até que tenham três semanas de idade. Se o seu filhote for mais jovem do que isso, ele precisará ser estimulado a ir ao banheiro. Com três semanas de idade ou mais, você pode começar a apresentar o gatinho à caixa sanitária.

Apresente a caixa de areia

Depois que o gatinho tiver comido ou acabado de acordar, coloque-o na caixa de areia e espere para ver o que acontece. Os gatinhos geralmente começam a cavar a areia naturalmente, então, se o seu gatinho começar a fazer isso sozinho, deixe-o em paz. Se ele não começar a cavar, você pode pegar suas patas dianteiras e começar a cavar com elas. Isso pode encorajar o seu gatinho e ele pode continuar cavando por conta própria antes de eliminar.

Esteja ciente de onde você coloca a caixa de areia

A localização da caixa sanitária é muito importante para saber se o seu gatinho está ou não disposto a usá-la. Os melhores lugares para colocá-la são aqueles em que oferecem alguma privacidade, mas estão em áreas de fácil acesso. Se o seu gato passa muito tempo em certas partes da casa, é uma boa ideia colocar a liteira lá.

Enquanto tutor do gatinho, pode ser tentador esconder a caixa de areia fora do caminho para que ela não possa ser vista (ou cheirada). Mas se não estiver perto de onde o gatinho normalmente passa seu tempo, então o gatinho pode evitar usá-la. Mantenha a caixa de areia longe da comida e da água do mascote. A área também deve ser iluminada para que ele não tente usar a caixa sanitária no escuro. Pense no que você gostaria de ter em seu próprio banheiro – se não for confortável para você, é provável que seu amigo felino também não o ache confortável. Onde quer que você coloque a liteira, depois de mostrá-la ao seu gatinho, evite movê-la para não confundir o animal.

Seja paciente com seu gatinho

Aprender a usar a caixa sanitária é um ajuste. Embora os gatinhos comecem a cavar a areia naturalmente, ainda pode haver acidentes. Não puna ou grite com o gatinho por causa disso – acidentes são naturais. Gritar pode assustar seu pet, fazendo com que o treinamento da liteira demore ainda mais. Lembre-se: os gatos não associam a punição ao incidente pelo qual estão sendo punidos, então isso não os ajudará a aprender e, na verdade, só os deixará mais nervosos e estressados.

Dê ao seu gatinho um reforço positivo

Ao contrário da punição, os gatinhos vão reagir ao reforço positivo imitando as ações que associam à recompensa. Se o seu gatinho conseguiu usar a caixa sanitária com sucesso, certifique-se de recompensá-lo. Você pode elogiar seu gatinho e dar-lhe um brinquedo ou uma guloseima por um trabalho bem executado.

Limpe a caixa de areia para incentivar o uso

Certifique-se de limpar regularmente a caixa sanitária. Você precisará recolher o lixo todos os dias. A areia precisará ser trocada completamente cerca de uma vez por semana. Você pode notar quando precisa trocar porque a caixa de areia irá cheirar mal.

Ao trocar a areia, certifique-se de esfregar a caixa de areia cuidadosamente com água e sabão ou vinagre. Evite alvejantes ou produtos químicos, pois podem prejudicar seu filhote. Uma caixa de areia limpa deixará o cheiro da sua casa mais agradável. Evitar o cheiro da caixa de areia é um bom incentivo para garantir que ela permaneça limpa!

Por que meu gatinho não usa a caixa de areia?

Existem vários motivos pelos quais seu gatinho não usa a caixa sanitária. Use tentativa e erro para descobrir a origem do problema. Mude uma coisa primeiro para ver se resolve o problema. Se isso não acontecer, passe para a próxima. Vamos analisar alguns motivos possíveis pelos quais seu gatinho está torcendo o nariz para a situação da sua caixinha:

A colocação da caixa de areia não é ideal

Verifique a colocação da caixa de areia e pergunte-se:

  • Está muito fora do caminho?
  • Ele está localizado em algum lugar que seu gato não gosta de ir?
  • Está em um local muito escuro?
  • Não oferece privacidade suficiente?

Seu gato não gosta do tipo de caixa de areia usada

Se você tiver uma caixa de areia coberta, tente remover a tampa. Mesmo que as caixas de areia cobertas sejam convenientes para nós por conter os odores e a bagunça, alguns gatos as desprezam e se recusam a usá-las. Por outro lado, se você tiver uma caixa sanitária descoberta, seu gato pode preferir a privacidade de ter uma tampa.

Seu gato não gostou do tipo de areia

Seu gato pode não gostar do tipo de areia. Revisite nossa seção sobre tipos existentes e experimente cada um deles. Os gatinhos podem ser exigentes quanto à sensação da areia nos pés. Isso pode fazer com que errem um pouco, pois tentam não tocar muito os pés na areia. Ou seu gatinho pode evitar completamente a incômoda caixa de areia.

Não espere que seu gatinho use uma liteira suja

Verifique a caixa de areia para ver se está suja. Os gatinhos não gostam de usar caixas de areia sujas, então certifique-se de que sejam retiradas diariamente. Substitua a areia e limpe a própria liteira pelo menos uma vez por semana.