Publicações
Como diferenciar força mental e ego inflado
Força mental, às vezes, pode ser confundida com ego inflado, arrogância e orgulho. No entanto, que estes são traços completamente diferentes e, na verdade, o grande ego tem pouco a ver com a força mental. É aconselhável reconhecer e distinguir as diferenças entre os dois.
Pessoas com grandes egos são arrogantes, não confiantes. Geralmente, essa atitude é uma armadura projetada para proteger um frágil senso de si mesmo.
Veja como distinguir entre pessoas mentalmente fortes e aqueles que só têm um grande ego:
Recusa a pedir ajuda
Pessoas com grande ego querem confiar apenas em si mesmas. Parece-lhes que eles sabem mais do que todos os outros, e assim isso os impede de solicitadar ajuda.
A força mental, por outro lado, significa que estamos prontos para recorrer àqueles que têm mais experiência, outras habilidades ou recursos para ajudar. Pessoas fortes têm a humildade de admitir que não sabem as respostas a todas as perguntas e aceitam com gratidão o apoio dos outros.
Nega fraquezas
Pessoas com grande ego evitam ser sensíveis – no sentido de vulneráveis – a todo custo. Por isso, elas evitam qualquer coisa que possa revelar traços que, aos seus olhos, sejam percebidos como fraqueza.
Assim como ao pedir ajuda, pessoas mentalmente fortes podem facilmente admitir em quais áreas não estão indo bem. Em vez de perder tempo escondendo suas “fraquezas”, eles escolhem aceitá-las ou obter ajuda para lidar com elas.
Acredita que o fracasso não é uma opção
Pessoas com um grande ego acham que não podem falhar. Eles também seguirão em frente a todo custo.
Enquanto isso, a força mental também é sobre ser capaz de admitir que há uma chance de fracasso. As pessoas que são realmente fortes sabem que se o fracasso acontecer, elas simplesmente serão capazes de lidar com isso.
Esconde seus erros.
Para pessoas com esse traço de personalidade, os erros são embaraçosos e afetam sua autoestima. Então, não importam as consequências, pessoas com um grande ego gastam muita energia escondendo suas próprias falhas dos outros.
Por outro lado, uma pessoa mentalmente forte pode facilmente admitir seus próprios erros. A capacidade de entender e aceitar seus fracassos, é a chave para aprender quais erros não se repetir no futuro.
Insiste em nunca desistir.
Pessoas com um grande ego avança a todo custo e sob nenhuma circunstância quer desistir. Isso porque, na percepção de tal pessoa, desistir significa fraqueza.
Os mentalmente fortes, por outro lado, sabem que às vezes não há sentido em seguir em frente. Seja fechando um negócio que está perdendo dinheiro ou desistindo do esporte por causa de uma lesão, uma pessoa forte será capaz de desistir de coisas que eles sabem que podem não ser benéficas ou sensatas para eles.
Se concentra no que os outros pensam
Pessoas com um grande ego passam muito tempo se preocupando com o que os outros pensam delas. E eles farão muito, ou mesmo tudo, para serem valorizados pelos outros – mesmo que isso signifique ter prejuízo financeiro.
A força mental, por outro lado, significa que nos preocupamos mais com nosso caráter do que com nossa reputação. Pessoas fortes querem viver de acordo com seus valores, mesmo que suas decisões não as tornem populares.
Foge da dor
Pessoas com um grande ego argumentarão que nada os afeta e que não estão tristes, assustados ou feridos.
A verdadeira força mental, no entanto, significa ser capaz de reconhecer e admitir as próprias emoções, que são uma parte da natureza humana. Pessoas fortes sabem que a dor, incluindo a dor emocional, não é um sinal de fraqueza, mas evidência de ser humano. Permitir-nos experimentar emoções difíceis para nós mesmos nos permite recuperar mais rápido e apreciar melhor um bom momento na vida.