Publicações
Se tem uma coisa que os doguinhos amam são petiscos, porém nem todos são apropriados para eles. Os chocolates, por exemplo, não são seguros para todos os cães. O cacau tem uma substância tóxica para os animais que pode levar a óbito.
Entenda por que os pets não podem comer chocolate
É preciso tomar um cuidado especial com os chocolates. O cacau, presente neste doce, possui uma substância tóxica que pode levar o pet a óbito.
A substância tóxica é a teobromina que tem um potencial alto de toxicidade para os pets, podendo levar à morte, dependendo da quantidade ingerida.
A cafeína presente no chocolate, também é tóxica para os pets. Os cães e gatos não metabolizam totalmente essas substâncias e, quando acumuladas no organismo, causam intoxicação. A cafeína é um estimulante cardíaco que em poucas doses pode causar complicações graves. Ela ressalta que a teobromina pode ser encontrada tanto no cacau quanto no fruto do café e em algumas nozes. Por isso, evite esses alimentos.
Entenda o que acontece quando o pet come chocolate
Após o animal ingerir o chocolate, ele vai apresentar alguns sintomas de intoxicação. Por isso, é importante o tutor ficar de olho nesses sinais. Os principais são o aumento de contrações musculares, polidipsia (sede excessiva), excitação nervosa, poliúria (excesso de urina), elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. Esses sinais podem se agravar com o tempo, levando o animal a óbito, caso não seja tratado a tempo e da maneira correta.
Ao perceber qualquer sintoma ou efeito colateral causado pela ingestão do alimento, procure imediatamente um médico veterinário. Nunca medique por conta própria o seu pet.
Escolha uma opção saudável para o seu pet
Hoje, o mercado de pet food oferece muitas opções de petiscos de alta qualidade, como os cookies. Podem ser encontrados em lojas de pet shop ou feitos em casa, como os biscoitinhos naturais à base de frutas e aveia.
Porém, que podem ser oferecidos com frequência, mas não devem substituir a alimentação. É importante também observar se o pet não tem alergia a nenhuma substância acrescentada no biscoitinho caseiro.
Na hora de oferecer os petiscos, se deve prestar atenção principalmente na quantidade, para que não surjam problemas como sobrepeso e até obesidade. Os petiscos são um complemento na alimentação e devem representar, no máximo, 10% das calorias diárias recomendadas ao pet.
Sintomas de envenenamento por chocolate nos cães
Se suspeita que o seu cão comeu chocolate, fique atento nas 24 horas seguintes, porque é provável que os sintomas possam surgir durante este período. Alguns dos sinais a que deve estar atento são:
Inquietação
Respiração acelerada
Aumento da frequência cardíaca
Urinar com frequência
Vómito
Diarreia
Convulsões