A meningite em cães é um mal comum, que pode chegar de forma inesperada e afetar o nosso animal de estimação. Porém, é uma doença que pode ser curada seguindo o tratamento adequado. 

1- O que é a meningite em cães

Hospital promove campanha oftalmológica para pets - ÉPOCA | Farejador BichosÉ muito comum que os pets desenvolvam as mesmas doenças que nós humanos. Um exemplo disso é a meningite. E agora pode vir a dúvida “o que é a meningite?”

A meningite é uma uma inflamação das meninges, ou seja, as três membranas que recobrem protegendo a medula espinhal e o cérebro dos seres vivos. Ela pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. 

Por outro lado, esta inflamação seria a causadora da obstrução do fluxo do líquido cefalorraquidiano, que tem a capacidade de nutrir e proteger o cérebro e a medula. O acúmulo deste líquido no cérebro e na medula causa convulsões e inclusive paralisia no animal.

2- Saiba as Causas da meningite em cães

A causa principal é a complicação de outras doenças, entre as quais podem estar incluídas as doenças parasitárias, virais, protozoárias ou as causadas por fungos. Qualquer tipo de complicação causada por uma doença pode servir como um gatilho para a meningite.

Portanto, expor o animal a toxinas químicas o coloca em risco de sofrer com meningite; por exemplo, uma ferida infectada pela mordida, uma migração bacteriana pelos dutos nasais, pelo ouvido ou por outras áreas que estivessem infectadas.

Descobriu-se que esta doença também pode ser asséptica, o que quer dizer que poderia ser ocasionada diretamente por uma bactéria que ainda se desconhece. 

Esta normalmente afeta os cães jovens, que têm entre 4 e 24 meses de idade. Seja do tipo que for, a meningite não deve ser ignorada, pois ela pode inclusive vir a matar o seu animal de estimação.

3- Conheça os sinais clínicos de que seu pet pode estar com meningite 

Saiba quais são as 5 doenças que pets e humanos têm em comum | VEJAOs sintomas da meningite são comuns em todos os cães. Eles podem apresentar um, dois, vários e, inclusive, todos eles. Estes são os sintomas mais comuns e conhecidos:

  • Febre;

  • Dificuldade em mexer a cabeça;

  • Agitação e confusão;

  • Perda de apetite;

  • Grande sensibilidade ao tato;

  • Náuseas;

  • Agressividade;

  • Depressão;

  • Convulsões;

  • Perda da coordenação (ataxia)

Como acomete o cérebro e a medula, também podemos citar alterações neurológicas que podem ir de uma convulsão até uma paralisia do animal.

4- Entenda como funciona o tratamento da meningite em cães.

Quais os sintomas da doença do carrapato? Aprenda aqui! | Blog CobasiA meningite tem tratamento, porém o mais difícil é diagnosticar essa doença, por isso é importante observar o seu cão e ficar atento a qualquer mudança nele.

A meningite mais conhecida em cães chama-se meningite sensível. Esta é suave e normalmente costuma ser tratada com a administração oral de esteroides.

A mais difícil de tratar é a meningite bacteriana que em casos bem graves é necessário a internação. É caro e desgastante, tanto para o cão como para o dono. Se, além disso, vier acompanhada por convulsões, podem ser administrados alguns fármacos antiepilépticos.

Mas de modo geral, o médico veterinário pode receitar alguns medicamentos para eliminar a atividade inflamatória. Tudo isso com a intenção de evitar um dano neurológico irreversível.

Se o caso de meningite for grave ou extremo, o animal será hospitalizado para se manter hidratado, via medicação intravenosa, e receberá diferentes tratamentos.

Você já sabe que é o maior responsável pelo seu animal de estimação e que observá-lo e dar importância a qualquer mudança em seu corpo ou comportamento é seu trabalho principal para velar por seu bem-estar.

Atenção: a meningite é uma doença grave! Se você está suspeitando que algo esteja errado com seu peludo, consulte um veterinário imediatamente.

Todos os planos Vitalpet Brasil tem acesso a consultas com especialista, o que faz muita diferença se o seu pet tem um problema na visão, o ideal é que ele seja atendido por um médico veterinário especialista em oftalmologia. 

Converse com  nossos consultores e conheça os nossos planos e carências para o seu pet. 

Chama a gente no zap e Aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em todos os segmentos veterinários em nossa rede de clínicas.

Na Vitalpet temos o Vetfone, onde um veterinário faz as primeiras orientações para te auxiliar nos primeiros socorros do seu pet, além de te tranquilizar e te direcionar a clínica ou hospital mais próximo de você.

Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil