Publicações
À medida em que envelhecemos e começamos a desacelerar um pouco, podemos estar menos inclinados a mover nosso corpo, especialmente se não éramos muito fisicamente ativos para começar. Nossas articulações começam a doer, nos sentimos cansados e, na verdade, não temos vontade de nos mover, o que é exatamente o que devemos fazer para nos sentirmos melhor! Uma coisa semelhante pode acontecer com nossos amigos peludos favoritos enquanto eles passam para os anos dourados. Para mantê-los tão ativos, móveis e felizes quanto possível, é importante interromper o ciclo. E a fisioterapia pode ajudar.
Ao longo dos anos, os pesquisadores mostraram repetidamente que a atividade física regular em humanos pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas e a morte prematura. Seja a atividade recreativa ou não recreativa, os benefícios são os mesmos. Os cães podem colher os mesmos benefícios, se eles nunca tiveram a chance de fazer caminhadas regulares ou se jogaram jogos de busca rigorosos durante a maior parte de suas vidas.
Muitas vezes, quando vemos um membro idoso da família lutando para realizar uma tarefa simples, como levantar-se de uma cadeira, corremos para o lado deles para ajudá-los a se levantar, garantindo que eles façam o mínimo possível de trabalho. Obviamente, a intenção é admirável; você só quer tornar a vida o mais fácil possível para quem você ama. Mas se você parar por um segundo para pensar na expressão antiga: “Se você não a usa, você a perde”, você pode mudar sua abordagem.
Quando vemos nossos filhotes preciosos desacelerando, podemos ficar tentados a reagir de maneira semelhante, na tentativa de facilitar a vida deles. Mas o resultado pode realmente ser o oposto. O que provavelmente acabamos com é um efeito de bola de neve, onde os ajudamos cada vez mais, para que eles se movam cada vez menos. Por fim, acabam se sentindo cada vez pior. A melhor maneira de impedir que esse ciclo vicioso continue é intervir com um programa de exercícios progressivo e personalizado que os deixe mais em pé e menos em sua cauda.
Um terapeuta de reabilitação canino certificado é especialmente treinado para avaliar cães a partir de uma perspectiva de mobilidade e desenvolver um programa de exercícios com base em suas necessidades específicas. A idade, a saúde geral, a raça e a personalidade também serão levadas em consideração para determinar a quantidade recomendada de atividade física. O terapeuta mostrará até como fazer os exercícios com seu cão, para que você se sinta confiante em prestar o melhor atendimento possível para sua amada.
Manter um estilo de vida fisicamente ativo é tão importante para os cães quanto para os seres humanos. A melhor maneira de evitar a perda de mobilidade é permanecer móvel, mas às vezes você e seu filhote precisam de ajuda. Entre em contato com um terapeuta de reabilitação canino certificado se você estiver começando a perceber alterações nos níveis de atividade do seu filhote. Nunca é cedo ou tarde para começar!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]