Publicações
Cão ou Gato de três patas: dicas para tutores
Ter um pet de estimação requer muita responsabilidade. E ser tutor de animais de estimação de três patas é saber que eles podem viver vidas longas e saudáveis com ajustes mínimos para compensar o membro perdido.
Dicas para adotantes de gatos de três patas
Os gatos são bastante engenhosos e ágeis, então a perda de uma perna geralmente não os impede de aproveitar a vida ao máximo. Uma mão amiga e alguns ajustes no estilo de vida podem permitir que seu gato de três patas tenha uma vida saudável, feliz e segura.
Saiba como manter seu gato de três patas seguro e feliz:
Use identificação: Microchip seu gato e faça-o usar uma etiqueta de identificação.
Nunca deixe o gato sair sem supervisão. Se você quiser que seu gato passe algum tempo ao ar livre, ensine-o a andar com um arnês e trela ou construa um gatil para permitir que seu gato aproveite o ar livre com segurança.
Adaptação: Se o seu gato adotado perdeu recentemente um membro, seja paciente e apoie durante o período de adaptação. A maioria dos gatos de três patas se adapta bem e, com o tempo, torna-se tão ativo e enérgico quanto antes de perder a perna.
Embora você deva ficar de olho no seu gato de três patas, incentive a independência e evite ser superprotetor. Seu gato deve aprender a compensar a perna perdida.
Por exemplo: o gato precisa desenvolver força adicional em outros membros, então não o carregue em todos os lugares.
No início, seu gato pode precisar de ajuda com áreas de limpeza que normalmente seriam preparadas pela perna agora ausente. Os gatos são engenhosos, portanto, seu gato de três patas pode inventar novas maneiras de se cuidar.
Seja cauteloso ao tocar seu gato perto do coto da perna que falta, pois essa área pode ser muito sensível.
Certifique-se de que a comida e a água estejam ao alcance.
Gatos com uma perna dianteira ausente podem ter problemas para pousar corretamente ao pular de um lugar alto. Então, coloque muitas almofadas macias ao redor para pousos seguros.
Um gato sem uma pata traseira pode não conseguir pular muito alto. Para esse gato, um poleiro de vários níveis com um design de nível escalonado pode funcionar melhor do que um com um design de poste vertical.
Para tornar os locais favoritos do seu gato mais acessíveis, instale rampas. Se o peitoril da janela for um lugar especial para o seu gato, coloque uma cadeira por perto para facilitar o acesso.
Usar a caixa de areia pode ser um desafio no início. Você pode encorajar seu gato ajudando a cobrir e cavar, e garantindo que a areia seja mantida limpa.
Você pode precisar ajustar o tamanho da caixa de areia, com base nas habilidades do seu gato.
Dependendo do membro que está faltando, o gato pode não conseguir se abaixar e pode ficar de pé para urinar, então você pode precisar de uma caixa de areia com laterais altas.
Se o gato não tiver um membro traseiro, considere obter uma ferramenta de tosa em arco para arranhar os pontos difíceis de alcançar na cabeça do gato.
Mantenha uma dieta saudável para o seu gato. Gatos de três patas não devem se tornar obesos porque têm menos membros para distribuir seu peso.
Certifique-se de que seu gato faça bastante exercício suave no início e, à medida que ele se adapta ao uso de três patas, permita que ele se torne mais ativo. O exercício irá ajudá-la a fortalecer os membros restantes.
Dicas para adotantes de cães de três patas
Os cães podem ser muito resistentes e muitas vezes um animal de três patas logo esquece completamente o membro perdido. Cães de três patas podem viver uma vida longa, feliz e saudável com um ajuste mínimo ao seu estilo de vida ou ao seu.
Para manter seu cão de três patas seguro e feliz:
Use identificação: Microchip seu cão e faça-o usar uma etiqueta de identificação.
Mantenha seu cão na coleira ao caminhar.
Sempre mantenha seu cão em uma área cercada quando ele estiver ao ar livre sem supervisão.
Cães de três patas podem se sentir mais vulneráveis. Para aumentar a confiança do seu cão, exponha-o a novas experiências, mas permita que ele faça isso no seu próprio ritmo. Para ajudar a manter as novas experiências positivas, certifique-se de recompensá-la e elogiá-la.
É natural sentir-se superprotetor com um cão que perdeu um membro. Mas é importante deixar um cão ser um cão.
Mantenha uma dieta saudável para o seu cão. Cães de três patas não devem se tornar obesos porque têm menos membros para distribuir seu peso.
Exercite o cão regularmente. Caminhadas curtas e frequentes e natação são excelentes maneiras de manter seu cão fisicamente apto.
Pode ser mais fácil para um cão de três patas pular em um ritmo rápido do que andar devagar. Fique atento aos sinais de esforço e pare para descansar conforme necessário.
Pergunte ao seu veterinário quais suplementos ajudarão a apoiar a saúde das articulações do seu cão.
Forneça tigelas elevadas de água e comida, para que seu cão de três patas possa beber e comer sem precisar se abaixar.
Fique atento ao higroma do cotovelo, um inchaço cheio de líquido ao redor do cotovelo que pode ocorrer quando há muito peso em um cotovelo.
Cuide bem das almofadas das patas restantes do cão. Mantenha as unhas curtas e apare o pelo na parte inferior das patas do seu cão para conforto e para evitar escorregar.
Escadas, terreno irregular e superfícies elevadas podem ser difíceis para o seu cão navegar, por isso seja paciente e forneça ajuda conforme necessário.
Esteja ciente de superfícies escorregadias em sua casa. Cães de três patas têm menos equilíbrio e podem escorregar facilmente em superfícies duras, como madeira, azulejo, linóleo ou mármore. Isto é especialmente verdadeiro quando os cães estão correndo ou brincando. Para evitar escorregar, coloque tapetes e passadeiras. Tapetes também fornecem uma superfície macia para um cão descansar.
Verifique se há terreno irregular no quintal e certifique-se de que não haja buracos profundos. Cães de três patas podem tropeçar em superfícies irregulares e se machucar.
Limpe pilhas de gravetos e folhas em seu quintal. Varas maiores podem prender nas unhas de um cão e causar danos.
Forneça superfícies macias para o seu cão se deitar que sejam elevadas do chão ou do chão.
Para cães maiores, considere comprar um arnês leve com uma alça na parte de trás para ajudá-lo a levantar seu cão dentro e fora de veículos ou fora de perigo.
Cães de três patas podem se sentir vulneráveis na presença de cães desconhecidos. Quando seu cão estiver perto de outros cães, esteja ciente da linguagem corporal de todos os cães.
Os cães carregam 60% de seu peso nas patas dianteiras. Se o seu cão não tiver uma pata dianteira, proteja o membro frontal restante de tensão ou dano. Algumas maneiras de fazer isso:
- Use um cinto de segurança de carro com faixas largas no peito.
- Cães sem uma pata dianteira podem facilmente pular ou subir em superfícies elevadas, mas têm problemas para descer. Pode ser melhor manter seu cão longe dos móveis.
- Seu cão pode ter mais problemas com certos brinquedos, como bolas de guloseimas cheias de ração, que exigem um movimento contínuo de salto / parada. Este tipo de movimento coloca muita pressão na única perna da frente. Em vez disso, use brinquedos interativos que podem ser desfrutados de uma posição fixa, como um Kong recheado com manteiga de amendoim ou queijo.
Adote um animal de estimação com necessidades especiais. A vida que você vai salvar não tem preço.
Contamos com uma rede de mais de 350 clínicas credenciadas para atender as necessidades do seu pet. Fale com um de nossos consultores e garanta a melhor prevenção em saúde para o seu pet.
Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil