Publicações
Com certeza se você é um tutor de cachorro já deve ter feito essas perguntas: Por que meu cachorro está comendo grama? Devo impedir meu cachorro de comer grama? Se sim, como?
Você deve estar pensando que com toda certeza o seu cachorro tem algum grau de parentesco com as vacas. Mas calma, nós vamos te ajudar a entender esse comportamento peculiar do seu animalzinho.
Primeiro, tenha certeza de que você não está sozinho em sua preocupação, especialmente se seu cão estiver comendo grama e vomitando.
Cães que comem grama são bastante comuns na verdade, a maioria dos veterinários considera isso um comportamento normal do cão . Um estudo em pequena escala com 49 donos de cães cujos cães tinham acesso regular a grama e outras plantas descobriu que 79% dos cães haviam comido plantas em algum momento. Outra pesquisa sobre cães comedores de plantas descobriu que a grama era a planta mais consumida.
1- Por que meu cachorro está comendo grama?
Há uma variedade de razões pelas quais seu cão pode estar pastando em seu gramado.
Algumas pessoas propõem que os cães podem começar a comer grama quando não se sentem bem, como forma de vomitar e depois se sentir melhor. Outros contestam essa ideia, com base no fato de que os cães não são inteligentes o suficiente para decidir tratar uma dor de estômago comendo grama.
Evidências sugerem que a maioria dos cães que comem grama não passa mal de antemão, ou pelo menos não parece. De fato, menos de 10% dos cães parecem estar doentes antes de comer grama, de acordo com seus donos. E comer grama geralmente não leva a vomitar – menos de 25% dos cães que comem grama vomitam regularmente após pastar.
Outras razões sugeridas pelas quais seu cão pode estar comendo grama incluem melhorar a digestão , tratar vermes intestinais ou atender a alguma necessidade nutricional não atendida, incluindo a necessidade de fibras. Um estudo publicado relata um poodle em miniatura que comia grama e depois vomitava todos os dias por sete anos. Três dias depois de colocar o cachorro em uma dieta rica em fibras, o dono relatou que o cachorro parou de comer grama completamente. E, claro, também existe a possibilidade de que seu cão simplesmente goste do sabor ou da sensação da grama.
2-Devo impedir meu cachorro de comer grama?
Se você suspeitar que seu cão está comendo grama porque está entediado, pode ser benéfico ter certeza de que ele está fazendo exercícios suficientes . Envolva-os em algumas atividades divertidas. Tente brincar com eles ao ar livre, ou compre um brinquedo resistente para mantê-los ocupados.
Na chance de que o comportamento do seu cão seja causado por uma deficiência nutricional, mudar para uma ração melhor, especialmente uma variedade rica em fibras, pode ajudar a aliviar o problema.
Embora a maioria dos especialistas concorda que o pastoreio em si não é prejudicial, uma coisa a ter em mente é que certos herbicidas e pesticidas usados em gramados podem ser bastante tóxicos, especialmente se ingeridos. Além disso, várias plantas comuns de casa e jardim são tóxicas, o que pode levar a problemas se o seu cão as mastigar junto com o gramado. Leia também os Principais sintomas de intoxicação por plantas em cães e proteja o seu cachorro de problemas futuros.
3- Como vou saber se o meu Cachorro está bem após comer grama?
Lembre-se que para ter uma avaliação completa e ter a certeza que o seu pet está com a saúde segura, é necessário que ele seja avaliado por um médico veterinário. Aqui na Vitalpet Brasil nós temos diversos planos de saúde veterinária, além do nosso Vetfone, que realiza atendimentos telefônico 24 horas, com veterinários de plantão.
Todos os atendimentos são feitos por veterinários preparados para fornecer orientações importantes sobre a saúde de seu pet numa situação de urgência ou preventiva.
Fale com um de nossos consultores e escolha o melhor plano para o seu pet aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em todos os segmentos veterinários em nossa rede de clínicas.
4- Saiba Como cultivar a grama para o seu pet
O querido é o milho de pipoca, que quando grande se torna uma linda e saudável grama para cachorros. Mas vocês também podem plantar outras coisas que os cães podem comer, como melissa, hortelã, salsinha, aveia ou trigo orgânicos. Mas lembre-se de não deixá-los à disposição, senão tudo será consumido de uma só vez.
E para plantar é super fácil, você vai precisar de:
- Um vaso para plantar;
- Argila ou pedras;
- Manta para drenar a água;
- Terra própria para plantar;
- Milho de pipoca;
Primeiro passo é colocar uma camada de argila/pedras e em seguida colocar a manta. Feito isso é hora de colocar a terra, coloque uma quantidade de aproximadamente 5 centímetros de altura.
Depois disso espalhe bastante milho de pipoca sobre a terra e finalize com mais uma fina camada de terra. Após isso, regue com um pouco de água para manter a terra úmida.
Regue sua plantinha diariamente e deixe no sol por aproximadamente 4 horas por dia. Depois de mais ou menos 5 dias sua plantinha já começa a crescer e em duas semanas, você já tem uma graminha própria para seu cachorro ingerir.