Publicações
Quanta água os gatos precisam beber por dia?
O que acontece se meu gato não beber bastante água por dia?
Como posso aumentar a ingestão de água do meu gato?
Leonardo da Vinci escreveu que “A água é a força motriz da natureza”. Na verdade, isso é verdade, não podemos sobreviver sem água. Os processos metabólicos essenciais de nossos corpos requerem água para funcionar. Por que então, ao que parece, nossos gatos optaram por simplesmente ignorar este dogma crucial e se recusar a beber a quantidade de água que pensamos que eles precisam? Acredite ou não, melhorar a ingestão de água do seu gato não é tão impossível quanto parece.
Quanta água os gatos precisam beber por dia?
O gato médio pesa cerca de 9,0 – 12,0 libras, ou cerca de 4,0 – 5,5 kg. Os gatos geralmente precisam consumir 50 ml / kg de água por dia para manter um estado normal de hidratação. Isso se traduz em 200-275 ml por dia ou 6,8 a 9,3 onças.
Os gatos alimentados com ração úmida, que consiste em 80% de água, atenderão facilmente às suas necessidades diárias de água apenas consumindo sua ração diária. Os gatos alimentados com comida seca, que contém apenas 10% de água, precisarão beber mais água para atender às necessidades diárias.
O que acontece se meu gato não beber bastante água por dia?
Não beber água suficiente pode causar sinais clínicos de desidratação. Um gato desidratado ficará embotado e apático, seus olhos podem até parecer encovados e sua pele ficará “tensa” ou, muito lentamente, voltará à posição normal quando for pressionado entre dois dedos e liberado.
Felizmente, a maioria dos gatos normais, ativos e saudáveis não fica desidratada intencionalmente ou facilmente. No entanto, gatos com idade avançada ou doenças pré-existentes como insuficiência renal ou diabetes são especialmente propensos.
Beber a quantidade adequada de água parece ser crucial para evitar que certos tipos de cálculos (pedras na bexiga) se formem na urina. Pelo menos um estudo sugeriu que a incidência de cálculos de oxalato de cálcio aumenta em gatos com urina mais concentrada, uma vez que eles podem não beber tanto quanto os gatos com urina mais diluída.
Cálculos urinários podem causar obstruções urinárias graves e com risco de vida. Uma pedra alojada na uretra pode obstruir completamente o fluxo de urina da bexiga, causando dor intensa, incapacidade de urinar e, por fim, morte secundária à insuficiência renal e distúrbios eletrolíticos graves.
A constipação em gatos não é incomum e, embora seja uma doença multifatorial, pode ser causada pela diminuição do consumo de água. A constipação não tratada pode levar a consequências graves em gatos, incluindo megacólon.
Megacólon é uma condição em que o cólon se torna tão distendido que perde sua capacidade de se contrair com força e empurrar o material fecal para a frente. Um cólon distendido também está sujeito a vazamento de bactérias do material fecal para a corrente sanguínea (translocação de bactérias), levando a doenças graves.
Como posso aumentar a ingestão de água do meu gato?
Como discutido acima, os gatos alimentados com comida enlatada ou úmida geralmente atendem à maior parte ou a totalidade de sua ingestão diária de água apenas com o consumo de comida úmida. Os gatos que comem comida seca, no entanto, geralmente consomem menos água do que os gatos em dietas com alimentos úmidos.
Os gatos que consomem comida seca não podem atender a todas as suas necessidades metabólicas de água apenas com a comida. As recomendações para melhorar a ingestão de água em gatos são anedóticas e baseadas na observação de gatos em casa.
A maioria das fontes sugere que você varie a localização da água (mantendo-a longe dos alimentos e da caixa sanitária), varie o sabor da água (adicione suco de atum) e ofereça opções de água corrente, como a fornecida por uma fonte ou torneira.
Um estudo dos hábitos de hidratação felinos
Royal Canin, um produtor internacional de alimentos para animais de estimação, publicou os resultados de uma pesquisa interessante na qual eles perguntaram aos donos de animais de estimação sobre a ingestão de água em gatos.
Foi uma tentativa científica de finalmente responder à pergunta: “Como posso levar meu gato à água e levá-lo a beber?” Os resultados da pesquisa, com mais de 500 participantes de proprietários de gatos, foram muito interessantes.
Uma sinopse de suas descobertas é a seguinte e oferece sugestões práticas para aumentar o consumo de água:
- Os gatos gostam de água da torneira e da chuva de alta qualidade. Eles não gostam de água com cheiros estranhos e, se você tiver água muito clorada, pode preferir usar água mineral filtrada ou não gaseificada.
- Os gatos gostam de variedade na posição de tigelas e preferem tigelas de água mantidas a alguma distância (mesmo em uma sala separada) das tigelas de comida.
- Tigelas menores (com menos de 15 cm de diâmetro) parecem ser preferíveis a tigelas maiores. Você pode experimentar diferentes tipos de material para ver o que seu gato mais gosta (vidro, metal ou plástico).
- Tanto os gatos internos quanto os externos são curiosos e bebem de potes, poças, plantas, etc. Isso pode ser perigoso se entrarem em contato com anticongelantes, pesticidas ou fertilizantes. Os gatos podem até consumir café ou bebidas energéticas se deixados de fora, onde possam alcançá-los.
- Não houve uma forte conclusão de que todos os gatos preferem bebedouros. Alguns podem, mas não todos.
- Alimentos úmidos devem ser oferecidos como toda a dieta ou como parte da dieta para estimular a ingestão de líquidos
- Se um gato tem um sabor especial de que gosta, como suco de atum, use-o a seu favor para incentivá-lo a beber.
- Brincar com fontes de água pode ajudar a estimular a ingestão de água. Usar cubos de gelo ou outros materiais para estimular esse comportamento lúdico também pode ser útil.
- Os produtos lácteos devem ser oferecidos aos gatos com moderação. Em geral, os gatos têm intolerância à lactose e grandes quantidades podem causar problemas gastrointestinais. Produtos lácteos como queijo e iogurte podem ser mais fáceis de digerir do que o próprio leite, uma vez que esses produtos normalmente contêm menos lactose e são diluídos por outros ingredientes.
Vencendo a guerra contra a desidratação
Seguindo as diretrizes acima, você deve considerar a jornada para melhorar o consumo de líquidos do seu animal um desafio, mas não impossível. A pesquisa mais recente que temos disponível sugere que variar a localização e o sabor da água oferecida resulta na melhor chance de aumentar a ingestão de água. Perceber que cada gato é diferente e terá suas próprias preferências fortes também é fundamental.
Esperamos que este artigo ajude a manter a saúde do seu gato mais saudável.
Aproveite para compartilhar com seus amigos que tem gatos e não sabem como hidratar os seus felinos. Acesse o nosso instagram @vitalpetbrasil e fique por dentro do mundo pet.
Conheça os nossos planos e garanta uma saúde preventiva para o seu pet. Clique aqui!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]