Publicações
Coronavírus: seu pet pode se infectar ou transmitir a Covid-19 pra você?
No mês passado, um cão de estimação em Hong Kong recebeu um “fraco positivo” para coronavírus e foi colocado em quarentena.
O Departamento de Agricultura, Pescas e Conservação (DAPC) de Hong Kong confirmou que testes repetidos sugerem que o cão tem um “nível baixo” do vírus e que é provável que seja o caso da transmissão humano-animal.
O cão, um poodle, não apresentava nenhum sintoma para a doença, mas seu dono foi confirmado como infectado pelo Covid-19.
Agora, os donos de animais estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de pegar a doença mortal de seus animais – mas isso é cientificamente possível?
Posso pegar o coronavírus do meu animal de estimação?
A Organização Mundial da Saúde divulgou informações atualizadas na quinta-feira, 13 de março, dizendo que “atualmente não há evidências de que animais de companhia / animais de estimação, como cães ou gatos, possam estar infectados com o novo coronavírus”.
Várias organizações globais de saúde emitiram alertas dizendo que não há nenhuma evidência de que os animais de estimação possam espalhar o coronavírus ou mesmo serem infectados com ele da mesma maneira que os seres humanos.
“Portanto, não há justificativa para tomar medidas contra animais de companhia que possam comprometer seu bem-estar”, afirmou a Organização Mundial de Saúde Animal.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças concordaram que “não há razão para pensar que qualquer animal, incluindo animais de estimação, possa ser uma fonte de infecção por esse novo coronavírus”.
O cão pode simplesmente ser um hospedeiro da doença que não fica doente nem infecta outras pessoas ou animais.
Devo mudar meu comportamento com meu animal de estimação?
A Organização Mundial de Saúde diz: “É sempre uma boa ideia lavar as mãos com água e sabão após o contato com animais de estimação. Isso protege você contra várias bactérias comuns, como E.coli e Salmonella, que podem passar entre animais de estimação e humanos”.
Para se proteger de pegar o coronavírus, a OMS aconselha o seguinte:
- Cubra a boca e o nariz enquanto espirra, com um lenço de papel ou com o cotovelo
- Coloque o tecido diretamente em uma lixeira fechada
- Lave as mãos depois e depois com frequência com sabão ou desinfetante
- Mantenha distância de pelo menos um metro de pessoas que tossem e espirram – na realidade, o mais aconselhável é você ficar em casa e praticar o distanciamento social.