8 maneiras de aumentar sua auto confiançaPessoas de sucesso muitas vezes exalam confiança – é óbvio que elas acreditam em si mesmas e no que estão fazendo. Porém, não é o sucesso deles que os torna confiantes. A confiança estava lá antes do sucesso.

Pense nisso:

  1. A dúvida gera dúvida. Por que alguém acreditaria em você, em suas ideias ou em suas habilidades quando nem mesmo você acredita?
  2. É preciso confiança para enfrentar novos desafios. Pessoas medrosas ou inseguras tendem a permanecer em sua zona de conforto. Mas as zonas de conforto raramente se expandem por conta própria. É por isso que as pessoas sem autoconfiança ficam presas em empregos que não gostam e deixam oportunidades valiosas passarem por elas.
  3. Pessoas pouco confiantes muitas vezes se sentem à mercê de circunstâncias externas. Pessoas de sucesso não são desencorajadas por obstáculos, que é através dos quais elas se fortalecem e crescem.

Ninguém está impedindo você de realizar o que deseja realizar, exceto você mesmo. É hora de remover a barreira da dúvida.

A autoconfiança é um alicerce fundamental para uma carreira de sucesso e desenvolver essa característica o levará a lugares que você nunca imaginou serem possíveis. Com orientação adequada e esforço, qualquer pessoa pode se tornar mais confiante. Em determinado momento você perceberá a mudança.

Aqui estão oito estratégias à prova de balas para chegar lá.

1. Faça uma análise honesta de si mesmo

Há uma diferença entre vaidade e confiança. Vaidade é o ato de se gabar. Confiança significa que você acredita que pode fazer o trabalho. Em outras palavras, a confiança é conquistada por meio do trabalho duro e as pessoas confiantes são autoconscientes. Quando sua confiança excede suas habilidades, você cruzou a linha da arrogância. É preciso saber a diferença.

A verdadeira confiança está firmemente plantada na realidade. Para aumentar sua autoconfiança, é importante fazer uma autoavaliação honesta e precisa de suas habilidades. Se houver pontos fracos em seu conjunto de habilidades, faça planos para fortalecer essas habilidades e encontre maneiras de minimizar seu impacto negativo. Ignorar seus pontos fracos ou fingir que são pontos fortes não os fará ir embora. Da mesma forma, ter uma compreensão clara de seus pontos fortes permite que você se livre de alguns dos comentários e críticas mais infundados que você pode obter em um ambiente de trabalho competitivo e agitado – e isso gera autoconfiança.

2. Saiba dizer não

Uma pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia, em São Francisco, mostrou que quanto mais dificuldade você tem em dizer não, maior a probabilidade de você sentir estresse, esgotamento e até depressão, fatores que corroem a autoconfiança. Pessoas confiantes sabem que dizer não é saudável e têm autoestima para deixar isso claro. Quando é hora de dizer não, as pessoas confiantes evitam frases como “Acho que não posso” ou “Não tenho certeza”. Eles dizem não com confiança porque sabem que dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e lhes dá a oportunidade de cumpri-los com sucesso.

3. Procure manter um bom relacionamento com seu chefe

Um relacionamento conturbado com o chefe pode destruir a confiança até mesmo da pessoa mais talentosa. É difícil ser autoconfiante quando seu chefe está constantemente criticando você ou minando suas contribuições. Tente identificar onde o relacionamento deu errado e decida se há algo que você possa fazer para colocar as coisas nos trilhos. Se o relacionamento for realmente inviável, pode ser hora de seguir em busca de oportunidades melhores.

4. Procure pequenas vitórias

Pessoas confiantes tendem a se desafiar e competir, mesmo quando seus esforços rendem pequenas vitórias. Pequenas vitórias constroem novos receptores de androgênio nas áreas do cérebro responsáveis ​​pela recompensa e motivação. Este aumento nos receptores de andrógenos aumenta a influência da testosterona, o que aumenta ainda mais sua confiança e sua vontade de enfrentar desafios futuros. Quando você tem uma série de pequenas vitórias, o aumento em sua confiança pode durar meses.

5. Encontre um mentor

Nada aumenta a confiança como uma pessoa talentosa e experiente mostrando o caminho e dando tapinhas nas costas por um trabalho bem executado. Um bom mentor pode atuar como um espelho, dando-lhe a perspectiva de que você precisa para acreditar em si mesmo. O conhecimento gera confiança – saber onde você está o ajuda a concentrar sua energia com mais eficácia. Além disso, um mentor pode ajudar a educá-lo sobre alguns dos trabalhos culturais internos de sua organização. Saber as regras não escritas de como fazer as coisas em seu local de trabalho é um grande impulsionador da autoconfiança.

6. Faça exercícios físicos

Um estudo realizado no Eastern Ontario Research Institute, no Canadá, descobriu que pessoas que se exercitaram duas vezes por semana durante 10 semanas se sentiram mais competentes do ponto de vista atlético, social e acadêmico. Eles também classificaram sua imagem corporal e autoestima de forma mais elevada. O melhor de tudo, em vez de as mudanças físicas em seus corpos serem responsáveis ​​pelo aumento da confiança, foi a positividade imediata, alimentada pela endorfina gerada na realização da atividade física, que fez toda a diferença. Pratique exercícios físicos e verá que a sua autoconfiança também aumentará.

7. Vista-se para o sucesso.

Goste ou não, a maneira como nos vestimos tem um grande efeito em como as pessoas nos veem. Coisas como a combinação cromática, o corte e o estilo das roupas – e até mesmo os acessórios – que vestimos transmitem uma mensagem. Mas a maneira como nos vestimos também afeta a maneira como nos percebemos. Estudos têm mostrado que as pessoas falam de forma diferente quando estão arrumadas em comparação a quando estão vestidas casualmente. Para aumentar sua autoconfiança, vista-se bem. Escolha roupas que reflitam quem você é e a imagem que deseja projetar, mesmo que isso signifique passar mais tempo no shopping e mais tempo se preparando de manhã.

8. Seja assertivo, não agressivo.

Agressividade não é confiança; é intimidação. E quando você está inseguro, é fácil cair na postura agressiva sem querer. Pratique se afirmar sem ser agressivo (e atropelar outras pessoas no processo). Você não será capaz de alcançar isso até que aprenda como manter suas inseguranças sob controle, e isso aumentará sua confiança.

Juntando tudo

Você tem todo o potencial para minar ou desenvolver a sua autoconfiança. Autoconfiança é baseada na realidade; é o conhecimento constante que vai além de simplesmente “esperar pelo melhor”. É uma garantia de que você fará o bom trabalho. Esse é o poder da verdadeira autoconfiança.