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7 Passos Para Você Estabelecer o Modelo de Negócios Certo
O Modelo de Negócio é quem dará forma ao que sua empresa fará! É a partir dele que todos as principais ações do seu negócio serão observadas e documentadas.
A maioria dos empreendedores técnicos se concentra muito na construção de um produto inovador, mas esquece que uma solução elegante não se traduz automaticamente em um negócio de sucesso. As prioridades acabam sendo estabelecidas pelas atividades mais práticas e isso, a longo prazo, pode significar grandes problemas para a sua empresa.
As empresas exigem um modelo de negócios igualmente elegante, com preço certo, mensagem e canal de entrega para os clientes-alvo certos para manter o sonho vivo e em crescimento.
Muitos empreendedores de primeira viagem, ou até mesmo alguns com mais experiência, têm dúvidas sobre os primeiros passos na hora de empreender, e acabam focando no que acham mais urgente.
Um dos primeiros passos fundamentais e indispensáveis na hora de abrir uma empresa é a elaboração de um modelo de negócio. Por que?
Ele ajudará, inclusive, a entender os principais aspectos do seu negócio e garantirá que todos eles estão alinhados a executar da melhor maneira possível todas as tarefas.
Definir o modelo de negócios certo requer a mesma diligência que projetar o produto certo, mas a abordagem e as habilidades necessárias são diferentes. É por isso que os investidores reconhecem que dois cofundadores costumam ser melhores do que um, um se concentra na solução técnica e o outro se concentra na definição e construção do modelo de negócios. Essas duas tarefas precisam ser executadas em paralelo.
Essa abordagem de dupla liderança teria evitado a frustração que senti em uma startup há alguns anos, onde os clientes beta amavam nossa solução de software como um protótipo gratuito, mas não poderíamos vender uma nos primeiros meses por um preço que parecia razoável para todo o nosso trabalho e inovação. O fundador simplesmente não fez o trabalho de validar um preço e um segmento de clientes.
Na comunidade de investidores, esse trabalho é denominado prova do modelo de negócios. Começa com a validação de uma oportunidade de negócio (um grande segmento de clientes dispostos a pagar para resolver um problema real), da mesma forma que sua prova de conceito ou protótipo válida sua solução técnica.
Aqui estão sete etapas que recomendamos para estabelecer o modelo de negócios certo:
- Defina o seu público-alvo.
Os clientes frequentemente reclamam que as abordagens existentes não são intuitivas ou integradas, mas as soluções antigas podem ser familiares e bloqueadas. Estime seus custos, incluindo uma margem bruta de 50 por cento, como um limite inferior em um preço. Produtos muito caros para o mercado não darão certo e preços muito baixos o deixarão exposto. Compare os preços dos concorrentes e a demografia do mercado.
- Realize uma pesquisa piloto e confirme se o seu produto ou serviço resolve o problema.
Depois de ter um protótipo ou versão beta, exponha-o a clientes reais para ver se você obtém a mesma empolgação e alegria que sente. Procure feedback sobre como torná-lo um ajuste melhor. Se não aliviar a dor ou não funcionar, nenhum modelo de negócio irá salvá-lo.
- Analise e defina quais canais e estratégias de suporte.
Agora é a hora de lançar todo o modelo de negócios para um grupo de clientes ou um grupo de foco especialmente selecionado. Este não é apenas um argumento de venda de produto, mas deve incluir todos os elementos de seu preço, marketing, distribuição e manutenção. Aqui está novamente sua chance de fazer pivôs quase sem custo.
- Converse com investidores e especialistas do setor.
Um pequeno conselho consultivo de pessoas externas com experiência em seu domínio pode fornecer o feedback imparcial de que você precisa, bem como conexões para configurar canais de distribuição e vendas. Também é importante conversar com investidores em potencial sobre suas opiniões, mesmo que você esteja investindo contra ele.
- Planeje e execute um piloto ou implementação local.
Uma boa tração em uma implementação limitada é uma grande validação de um modelo de negócios. Permite testar custos, qualidade e preços em poucas lojas ou em uma única cidade, com risco mínimo e velocidade máxima para recuperação e correções. Salve sua campanha viral e o acúmulo de estoque principal para mais tarde.
- Concentre-se no pós venda.
Dê atenção extra a esses primeiros clientes e peça depoimentos para publicação e apoio boca a boca em troca. Se você não conseguir o apoio deles, mesmo com seus esforços pessoais, considere um sinal de alerta que o negócio provavelmente não crescerá na taxa que você projetou.
- Almeje feiras comerciais nacionais e grupos de associações do segmento.
Você precisa de visibilidade, credibilidade e feedback positivo dessas organizações como uma validação final de seu modelo de negócio, bem como de seu modelo de produto, no contexto dos principais concorrentes. Essa também pode ser uma ótima fonte de leads como parte fundamental da implementação final e do esforço de ampliação.
Seu modelo de negócios pode ser uma vantagem competitiva sustentável melhor do que os recursos de seu produto ou pode ser sua maior exposição ao risco. Muitos dos planos de negócios são pesados em recursos de produtos competitivos, mas leves em detalhes e inovações do modelo de negócios.
Se você ou alguém de sua equipe não despendeu pelo menos o mesmo esforço no modelo de negócios e no serviço do produto, você está apenas meio preparado para o mundo real dos negócios hoje. É difícil vencer fazendo metade do trabalho, especialmente se essa for a metade mais fácil.