Se você está pensando em empreender, com certeza já se fez a seguinte pergunta: Iniciar um negócio próprio ou abrir uma franquia?

5 motivos para abrir uma franquia

Diante de cenários turbulentos em que o Brasil vem passando, ninguém quer investir dinheiro em algo arriscado. A busca por um investimento com menor risco, que envolva trabalhar com algo que gostamos e atingir resultados positivos em um espaço de tempo relativamente menor é muito atrativa.

Sabemos que a atividade de empreender, por si só, envolve riscos. Porém esses riscos podem ser minimizados à medida em que o modelo de negócio está melhor formatado e já foi experimentado e validado.

Esse é o caso das franquias. Caso você queira investir em algo com menos risco ou mais seguro, sugerimos que opte por uma franquia. As franquias apresentam vantagens em relação a um negócio próprio que ainda não foi testado no mercado e que vai se iniciar do zero. Logo, as franquias viram uma alternativa para se queimar etapas e evitar riscos desnecessários.

Um dos mercados que tem mais chamado a atenção dos empreendedores é o mercado pet. Confira esses dados fornecidos pela Gazeta do Povo:

“Mercado brasileiro de produtos para animais de estimação continua mostrando seu fôlego, mesmo frente à crise financeira do país nos últimos anos. Em 2018, o setor movimentou mais de R$ 20 bilhões, 9,8% a mais que em 2017. Com isso, o Brasil se tornou o segundo maior mercado global de produtos pet, com 6,4% de participação, ultrapassando o Reino Unido (6,1%) pela primeira vez. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 50%.”

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br

Para te ajudar a decidir sobre qual é a melhor alternativa, separamos algumas dicas:

1. Sistema testado e aprovado

Resultado de imagem para GIfs aprovadoA grande vantagem de se investir em franquia é que você adquire um negócio ou marca que já é consagrado no mercado. Principalmente nos primeiros meses, época em que tudo é mais complicado e muitos dos empreendimentos fecham suas portas, você terá suporte e contará com o renome da marca que está representando.

Isso traz uma vantagem competitiva e te dá suporte para um bom retorno do investimento feito!

Por que será que o McDonald’s é uma empresa de sucesso? Será que é porque ele faz o melhor hamburger do mundo e vende pelo menor preço?

Lógico que não, na esquina da minha casa é possível comer melhor gastando menos. O diferencial do McDonald’s, assim como de todas as franquias de sucesso, é o sistema.

Boas franquias têm um sistema que promove todo o suprimento, treinamento, marketing e auxílio na gestão para levar o franqueado ao sucesso.

2. Índice de sucesso muito maior

Resultado de imagem para GIfs sucessoEste, certamente, é dos motivos que vai encher os seus olhos! Enquanto 80% dos negócios próprios não duram mais de 5 anos, no segmento das franquias o índice cai para apenas 20%.

Se considerarmos somente as franquias com selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o índice fica ainda mais baixo.

Vale ressaltar que existem muitas franquias que podem se orgulhar de ter tido pouquíssimos casos de insucesso na abertura de novas unidades.

O que acha de abrir um negócio de grande rentabilidade e “à prova de falhas”?

3. Auxílio de uma equipe experiente para os franqueados

Quando se busca uma franquia, há interesse no know-how estabelecido e já adquirido pelo franqueador em anos de sua atuação. Busca-se, portanto, adquirir o conhecimento e o apoio dele na seleção dos seus funcionários e o seu treinamento e de sua equipe na operação desse negócio. Além disso, espera-se que o franqueador preste algumas consultorias ao longo do tempo aos franqueados para garantir o máximo sucesso daquele negócio.

Resultado de imagem para GIfs equipeEntre estas, podemos citar gestão de pessoas, gestão de caixa, domínio da parte jurídica, conhecimento em marketing e, principalmente, experiência no setor.

Se você não domina estas áreas e tão pouco dispõe de uma equipe com Know-How nestes setores, seu empreendimento tem grandes chances de engrossar as estatísticas de fracasso citadas no item anterior.

A melhor opção para empreendedores com pouca experiência é procurar uma franquia. Lá, você terá acesso a uma rede de profissionais especializados prontos para te ajudar a tocar seu negócio.

4. Plano de negócio estruturado

Resultado de imagem para GIfs escreverOutro ponto positivo das franquias é que elas já têm um plano de negócio previamente definido. Muitas vezes o empreendedor não tem tempo nem habilidade para definir todos os fatores que podem interferir no negócio antes de se abri-lo. Nesse quesito, contar com a experiência de um franqueador pode ajudar e muito.

Porém há sempre a necessidade de validar e atualizar os valores de acordo com o mercado em que você irá atuar.

 5. Ser procurado pelo público fiel à marca

Resultado de imagem para GIfs publicoIniciando um negócio próprio, você teria de ralar para conseguir fidelizar seus clientes; abrindo uma franquia, você tem a vantagem de já ter clientes fiéis à marca, prontos para consumir no seu estabelecimento.

A Starbucks é um bom exemplo: seu público já está totalmente fidelizado, ou seja, é uma marca consolidada em várias partes do mundo.

Com certeza você deve ter um amigo que seja fiel à marca e que a consuma onde encontrá-la.

Clientes fiéis consomem das marcas que gostam sempre que encontram uma loja pronta para vender.