Publicações
5 atitudes que você pode tomar para aumentar seu quociente de felicidade
Você já notou que algumas pessoas parecem estar felizes o tempo todo, enquanto outras parecem existir sob uma nuvem negra? A felicidade não é algo que acontece conosco, ou algo com que nascemos. A felicidade é uma escolha que fazemos, não importa o que a vida jogue em você.
Felicidade é uma daquelas palavras que não tem uma definição exata. Significa coisas diferentes para pessoas diferentes. No entanto, todos nós queremos felicidade. Aqui estão algumas técnicas que poderão colocar a felicidade para o primeiro plano de sua vida.
1. Atenção aos seus pensamentos
Pensamentos negativos levam a sentimentos negativos. Simples. Toda essa negatividade rouba de você a energia necessária para que você se concentre em aspectos mais positivos de sua vida, rouba um tempo valioso e obstrui os caminhos criativos. Além disso, pensar demais em uma situação negativa também pode levar a uma dramatização exagerada dela, o que também suga seu time. O pensamento positivo, por outro lado, é uma atitude mental que produz resultados construtivos. O pensamento positivo é uma habilidade que pode ser aprendida para criar felicidade. Acabe com o drama concentrando-se em pensamentos positivos e, toda vez que você se surpreender com pensamentos negativos, mude o seu foco para pensamentos positivos.
2. Crie um diário de gratidão
A neurociência já mostrou que o ato de ser grato libera dopamina e serotonina no cérebro.
A dopamina é o que faz você se sentir bem e faz com que você queira se sentir assim cada vez mais, então simplesmente começar a prática da gratidão o ajudará a desenvolver o hábito de fazê-lo.
A serotonina é um neurotransmissor que ativa o centro de felicidade de seu cérebro, que é semelhante à forma como os antidepressivos funcionam. Nesse sentido, pode-se considerar a gratidão como um antidepressivo natural e alguns argumentam que é ainda mais efetivo do que as drogas.
Seu cérebro não pode se concentrar em coisas positivas e negativas ao mesmo tempo. Essa é uma das principais razões pelas quais a prática da gratidão pode ajudá-lo a mudar seu foco de tristeza pelas coisas que você não tem em sua vida para ficar contente com as coisas que você tem.
Veja o que diz o David Steindl-Rast, monge e estudioso das religiões, sobre gratidão em seu TED Talk:
“São as pessoas felizes que são gratas? Todos nós conhecemos um pessoas que têm tudo o que é preciso para serem felizes, e não o são porque querem outra coisa ou querem mais do mesmo. E todos conhecemos pessoas que têm muitos infortúnios e são profundamente felizes. Elas irradiam felicidade. Você fica surpreso. Por quê? Porque elas são gratas. Se você acha que é a felicidade que faz você grato, pense novamente. É gratidão que te faz feliz.”
3. Faça atos aleatórios de bondade
Faça questão de realizar um ato aleatório de bondade todos os dias. Isso pode ser tão simples quanto segurar a porta, pagar pelo café do próximo na fila, ajudar um colega de trabalho a trazer as caixas ou dizer “obrigado” ao balconista da loja de materiais de escritório. Este ato simples não apenas melhora o dia de outra pessoa, mas ilumina o seu também. Em um estudo publicado no Journal of Happiness Studies, pesquisadores descobriram que as pessoas ficavam mais felizes ao se lembrar de uma ocasião em que compraram algo para outra pessoa. A autora principal do estudo, Lara Aknin, também relatou que quanto mais feliz você se sente ao realizar um ato gentil, mais provável é que faça outro.
4. Faça atividades físicas
O exercício nos faz sentir melhor, ter uma aparência melhor e dormir melhor ao liberar dopamina no cérebro, aliviando o estresse e a ansiedade e aumentando a energia. A atividade física também pode aumentar a felicidade e diminuir significativamente a depressão. Mesmo o exercício moderado feito três vezes por semana durante 30 minutos pode ter efeitos importantes na felicidade de alguém. Portanto, levante-se e mexa-se para estimular sua mente e sacudir uma vida diária normalmente centrada em cubículos.
Comece fazendo uma caminhada de 30 minutos três vezes por semana veja até onde isso o levará.
5. Voluntário
O voluntariado oferece ajuda vital às pessoas necessitadas, mas os benefícios podem ser ainda maiores para você, o voluntário. O voluntariado e a ajuda aos outros podem ajudá-lo a reduzir o estresse, combater a depressão, mantê-lo mentalmente estimulado e proporcionar um senso de propósito. Embora seja verdade que quanto mais você se voluntaria, mais benefícios experimentará, o voluntariado não precisa envolver um compromisso de longo prazo ou tirar muito tempo do seu dia agitado. Dar de si mesmo pode ajudar outras pessoas necessitadas e melhorar sua própria saúde e felicidade.
Pode não haver poção mágica que conceda contentamento, no entanto, esses passos práticos irão ajudá-lo a começar seu caminho. Por que não colocá-los em ação esta semana?