Índice:

O que é desidratação canina?

Causas da desidratação em cães

Sinais de desidratação em cães

Teste de desidratação em cães

Tratamento da desidratação em cães

Quanta água seu cão precisa?

Os dias caninos do verão podem ser difíceis para os cães. Nossos amigos de quatro patas são tão suscetíveis à desidratação e exaustão pelo calor quanto nós. Pior ainda, eles não podem fazer muito por conta própria. Cabe aos amantes de cães vigilantes tomar as precauções necessárias,reconheça os sinais de alerta e, se necessário, intervenha para evitar consequências mortais.

Nutrição não se trata apenas de comida. Como o corpo humano, o corpo canino não pode funcionar de maneira eficaz a menos que seja hidratado. A água representa quase 80% do corpo e é essencial para praticamente 100% dos processos corporais. Ele mantém o sistema digestivo fluindo, regula a temperatura corporal do seu cão, ajuda a promover a saúde do trato urinário e muito mais.

O que é desidratação canina?

Meu cachorro está sem beber água: o que pode ser?Todos os cães saudáveis ​​(ou mamíferos de qualquer tipo) circulam água ao longo do dia. Urinar, suar e até mesmo respirar fazem com que seu cão perca água constantemente, que eles reabastecem quando necessário comendo e bebendo. 

Quando a ingestão e a ingestão estão desequilibradas, o cão pode ficar perigosamente desidratado.

Não tratada, a desidratação tem terríveis efeitos em cascata por todo o corpo. O fluxo sanguíneo interrompido causa problemas para todos os órgãos e o corpo perde sua capacidade de fornecer eletrólitos. 

Sem eles, os músculos e nervos vacilam e as células carecem dos nutrientes necessários. Algo semelhante acontece quando ficamos desidratados – daí a grande variedade de bebidas esportivas ricas em eletrólitos e reabastecedores.

1- Causas da desidratação em cães

Por um motivo, dezembro é o mês  que dá início ao verão, o clima quente apresenta riscos de desidratação maiores para pessoas e animais de estimação. A transpiração e a respiração ofegante excessiva levam os cães a perderem líquidos mais rapidamente do que o normal, e a insolação pode piorar ainda mais as coisas. 

À medida que um cachorro fica cada vez mais quente, sua respiração ofegante e sua frequência cardíaca aumentam e fazem com que ele perca mais água. 

Raças braquicefálicas, como Buldogues Franceses , e cães com doenças preexistentes são especialmente vulneráveis, mas qualquer cão pode ser vítima.

Isso não quer dizer que a desidratação seja uma preocupação apenas durante os meses de verão. A ingestão limitada de líquidos pode afetar a saúde de um cão em qualquer época do ano. Um cão pode ficar perigosamente desidratado por causa de algo tão simples como a falta de acesso à água.

Doenças que causam vômito, diarreia e outras perdas de líquidos podem causar e exacerbar rapidamente a desidratação em cães. A ação rápida é essencial quando esses sintomas são especialmente graves, pois podem transformar uma doença temporária em uma emergência de saúde canina.

2- Sinais de desidratação em cães

Os cães parecem fofos com a língua para fora da boca, mas quando o comportamento no clima quente é motivo de preocupação? Além da respiração ofegante excessiva, preste atenção a estes sinais de alerta :

  • Olhos, nariz e gengivas secos
  • Perda de apetite, energia e elasticidade da pele
  • Saliva espessa
  • Vômito

3- Teste de desidratação em cães

O que cachorro pode beber? Saiba quais líquidos são saudáveis para o seu doguinhoNormalmente, a melhor maneira de determinar se seu cão está levemente desidratado ou não é testando suas gengivas. Isso é de acordo com a Dra. Jennifer Monkiewicz, uma veterinária da Clínica de Bem-Estar do Centro Veterinário Saint Francis . Ela aconselha os pais dos animais de estimação a levantarem os lábios dos cachorros, tocarem suas gengivas e testar se há qualidade “seca ou pegajosa”.

O American Kennel Club (AKC) observa que os donos de animais podem testar a desidratação avaliando a elasticidade da pele de seus cães. De acordo com o veterinário chefe da organização, Dr. Jerry Klein,os pais do animal de estimação devem beliscar suavemente a pele perto da omoplata do cachorro, puxá-la, soltá-la e observá-la retornar à posição original. A pele de um cão hidratado vai voltar ao lugar, enquanto a de um cão desidratado retrocede lentamente.

O Dr. Klein incentiva os donos de cães a testar a elasticidade da pele de seus cães em condições normais. Isso os ajudará a fazer uma avaliação informada caso precisem testá-lo para desidratação no futuro. Proprietários de raças enrugadas, escreve Klein, devem tomar cuidado especial ao fazer essas observações “porque a pele dos cães pode não ser tão elástica, mesmo em condições normais”.

4- Tratamento da desidratação em cães

A desidratação pode ir de mal a pior rapidamente. Quando os cães estão desidratados, eles podem perder o apetite e evitar ingerir líquidos dos alimentos. Em situações especialmente terríveis, diarreia intensa e vômitos também podem piorar a desidratação.

Os donos de animais de estimação que suspeitam de desidratação leve devem fornecer água limpa imediatamente e incentivá-los a beber. Sintomas persistentes e graves podem ser um sinal de perda de eletrólito ou insolação. Nesses casos, eles devem entrar em contato com um veterinário imediatamente. O veterinário pode administrar fluidos por via intravenosa ou tomar outros métodos para aliviar os sintomas e reabastecê-los rapidamente.

O Dr. Monkiewicz desencoraja os donos de cães a tentar “hidratar seus cães por meio da alimentação com seringa” enquanto esperam pela atenção do veterinário. “Não será possível”, diz ela, “o cachorro consumir um volume adequado”. Por mais bem-intencionado que seja, o gesto também aumenta a ansiedade do cão e pode agravar o problema.

Quanta água seu cão precisa?

Cachorro não quer beber água? Veja 6 formas de incentivar a hidrataçãoComo acontece com a maioria das condições de saúde, o melhor tratamento para a desidratação é evitá-la por completo. Fornecer a seu cão um suprimento consistente de água limpa e promover um estilo de vida nutritivo pode evitar o estresse e os custos dos tratamentos de desidratação.

Os especialistas sugerem que os cães precisam de trinta  mililitros de água para cada quilo que pesam. Lembre-se, entretanto, de que esta é apenas uma regra prática. Atividades intensas, clima quente e outras circunstâncias podem exigir muito mais ingestão de líquidos ao longo do dia.

Se você suspeitar que a desidratação pode ser um sinal de outro problema de saúde subjacente, consulte o seu veterinário para desenvolver um tratamento adequado.

Lembre-se de fazer consultas periódicas ao veterinário para avaliação é fundamental. Aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em todos os segmentos veterinários em nossa rede de clínicas.

Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil 

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]