11 maneiras de superar a procrastinaçãoTodo mundo adiou uma tarefa em algum momento da vida. Mas você já se perguntou por que você – ou outros – procrastina? Enquanto alguns a vêem (em si ou em outras pessoas) como preguiça, pode haver algo mais em jogo.

Na psicologia, acredita-se há muito tempo que as pessoas que procrastinam têm um senso de tempo defeituoso – que pensam que terão mais tempo para fazer algo do que, de fato, possuem. Embora isso possa ser verdade para alguns, pesquisas mais recentes sugerem que a procrastinação está ligada à dificuldade de gerenciar o sofrimento. Especificamente, parece que a aversão à tarefa é a culpada – ou seja, quando as pessoas veem uma tarefa de maneira desagradável (“Será difícil, chata, dolorosa …”), é mais provável que a adie.

Embora os procrastinadores possam estar tentando evitar problemas, essa abordagem pode ironicamente causar mais problemas a longo prazo. A procrastinação pode levar ao aumento do estresse, problemas de saúde e pior desempenho. Os procrastinadores tendem a ter mais problemas de sono e experimentam um arrependimento estressante maior do que os não procrastinadores. Além disso, a procrastinação também pode prejudicar sua auto-estima com sentimentos de culpa, vergonha ou autocrítica que podem resultar do adiamento de tarefas.

Se você se esforçar para adiar, tente uma destas dicas para voltar ao caminho certo:


1. Livre-se do senso de catástrofe

Uma das maiores razões pelas quais as pessoas procrastinam é porque elas transformam a atividade em algo pior do que realmente é. Isso pode estar relacionado a quão difícil, aborrecido ou doloroso será concluir a tarefa; Seja qual for o caso, o tema subjacente é que realizar a tarefa será “insuportável”.

Na realidade, desafios, tédio e trabalho duro não vão matar você – nem mesmo deixá-lo doente. A procrastinação, por outro lado, está associada ao estresse – pense no estresse que você sente quando evita telefonar e sabe que precisa fazer. Portanto, mantenha as coisas em perspectiva: “Claro, essa não é minha tarefa favorita, mas eu posso passar por isso”.

2. Concentre-se no seu “porquê”.

Os procrastinadores se concentram mais nos ganhos de curto prazo (evitando o sofrimento associado à tarefa), em oposição aos resultados de longo prazo (o estresse de não fazê-lo, bem como as consequências de evitar essa tarefa). Em vez disso, tente se concentrar no motivo pelo qual você está executando esta tarefa: Quais são os benefícios de concluí-la?

Se você está adiando a limpeza de um armário, imagine entrar no armário quando ele estiver organizado e como será bom. E considere quanto dinheiro você ganhará com a venda dos seus produtos no Mercado Livre ou como os necessitados se sentirão quando receberem esses itens como doações.

Se você estiver evitando um programa de exercícios, concentre-se em como o exercício o ajudará a ter mais energia positiva, aumentar a auto-estima e servir como um excelente modelo para seus filhos.

3. Comprometa-se com o seu calendário.

Os projetos que serão executados “quando você tiver mais tempo” tendem a não ser realizados com muita frequência, se é que alguma vez. Você precisa agendar quando vai trabalhar em um projeto e bloquear esse tempo, assim como faria em uma reunião importante.

E quando chegar a hora de fazer seu trabalho, defina um cronômetro para que você possa se concentrar durante todo o tempo alocado.

4. Seja realista.

Ao estabelecer sua programação, prepare-se para o sucesso. Os projetos geralmente levam muito mais tempo do que o esperado, portanto, leve ao forno por mais tempo. E procure maneiras de facilitar as coisas para si mesmo: se, por exemplo, você não é uma pessoa matinal, não espere acordar uma hora mais cedo para iniciar o programa de exercícios que adiou por meses. Talvez seja melhor agendar essa atividade durante o almoço ou antes do jantar.

5. Divida em etapas.

Quando uma tarefa parece muito grande, a procrastinação geralmente vem a seguir. Então, como você pode dividir essa tarefa em partes menores e mais gerenciáveis? Por exemplo, se você deseja escrever um livro, pode fazer um esboço, identificar cada capítulo, descobrir as seções dos capítulos e comprometer-se a escrever um segmento de cada vez. Organizá-lo dessa maneira ajudará você a se sentir menos sobrecarregado e mais empoderado.

6. Chega de Desculpas.

Alguma dessas lhe soa familiar? “Eu preciso estar de bom humor.” “Vou esperar até ter tempo.” “Trabalho melhor sob pressão.” “Eu preciso que X aconteça antes que eu possa começar.”

Pare com isso!

Seja honesto consigo mesmo: são apenas desculpas. Claro, “estar de bom humor” pode ser bom, mas esperar que isso aconteça pode significar que você nunca irá iniciar seu projeto.

7. Consiga um parceiro.

Estabeleça prazos específicos para concluir uma tarefa. Em seguida, encontre alguém que o ajude a ser responsável. Pode ser uma promessa para o seu chefe ou cliente que você concluirá o trabalho em uma determinada data. Ou pode ser um coach que ajuda você a permanecer nos trilhos. Ou simplesmente encontre um parceiro de responsabilidade. Nesse relacionamento, você se conecta com alguém (no telefone, por exemplo) em determinados intervalos de tempo (como uma vez por semana) e se compromete com o que fará antes da próxima reunião. Não querendo voltar atrás em sua palavra, essa pode ser uma ótima maneira de esmagar a procrastinação. (Observação: em um esforço para salvar seu relacionamento com seu parceiro, eu recomendo que essa pessoa não seja sua parceira. Você não quer uma falha de acompanhamento para causar tensão entre vocês.)

8. Otimize seu ambiente.

Seu ambiente pode ajudar ou prejudicar sua produtividade. Cuidado especialmente com a tecnologia, como seu e-mail ou whatsapp, que continua apitando para informar que alguém entrou em contato. Mídia social, “pesquisa” na Internet que o leva longe e chamadas telefônicas podem levar à procrastinação.

Portanto, tente o seguinte: durante o período agendado para trabalhar em uma tarefa específica, feche seu e-mail e mensagens instantâneas, desligue o telefone (ou pelo menos defina-o como “Não perturbe” e oculte-o). não entre na web até concluir a tarefa ou retenha as pesquisas necessárias na internet até o final.

9. Recompense o bom comportamento.

Estabeleça uma recompensa se – e somente se – você cumprir o que se propõe. Não se permita maratonar aquela nova série da Netflix, verificar suas mídias sociais ou almoçar até concluir o que você programou. Portanto, em vez de usar essas tarefas e distrações para procrastinar, torne-as dependentes de você realmente terminar o que planeja fazer.

10. Perdoe a si mesmo.

Pare de se incomodar com o passado. Pensamentos como “eu deveria ter começado mais cedo” ou “sempre procrastino; eu não tenho jeito” só vai piorar as coisas. Pesquisas mostram que perdoar a si mesmo por procrastinação no passado o ajudará a parar de adiar o trabalho em uma tarefa.

Você pode tentar usar a procrastinação anterior também para sua vantagem. Como? Determine o que foi evitado – medo, estresse, falta de um bom entendimento de como progredir, falta de responsabilização etc, etc. Em seguida, trate desses obstáculos no presente e no futuro. Se, por exemplo, foi o medo que contribuiu para a sua procrastinação, quais medidas você pode tomar para se sentir mais empoderado e com menos medo da próxima vez?

11. Não seja perfeccionista.

O perfeccionismo é uma mentalidade de tudo ou nada: ou algo é perfeito ou é um fracasso. Pessoas com tendências perfeccionistas tendem a esperar até que as coisas estejam perfeitas para prosseguir – portanto, se não for perfeita, você não poderá terminar. Ou, se não for o momento perfeito, você acredita que não pode começar. Essa mentalidade de tudo ou nada pode impedir você de iniciar ou concluir tarefas.

Em vez disso, concentre-se em ser melhor que perfeito. Isso significa ainda buscar a excelência, criar excelência ou estabelecer-se com excelentes condições, mas ao mesmo tempo, você se concentra em realizar o trabalho.

#FeitoÉMelhorQuePerfeito

Transforme “algum dia” em hoje. Siga estas etapas para começar seu projeto e tenha orgulho de todo progresso que você fizer.