Publicações
O seu bichinho de estimação precisa de cuidados. Entre os principais está acompanhar o calendário de vacinação orientado pelo médico veterinário. Assim, você mantém a saúde do animal em dia. Essa deve ser a sua primeira preocupação após o nascimento ou adoção do novo integrante da sua família. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.
Quando a vacinação é feita antes do animal ficar doente, a imunização acontece de forma preventiva, evitando doenças complicadas e até letais como raiva para gatos e cachorros, cinomose e leptospirose nos cãezinhos e leucemia felina, calicivirose e panleucopenia nos gatinhos.
ação para deixar o animalzinho livre de helmintos e protozoários, devendo seguir também um protocolo de vermifugar, onde a 1a. Dose é a partir de 30 dia de vida do animalzinho.
O primeiro passo para imunizar o seu filhote é vermifugá-lo. Essa ação não é protocolo de vacinação, porém é essencial para deixar o animalzinho livre de helmintos e protozoários e deve seguir um protocolo específico, onde a 1ª dose deve ser aplicada a partir de 30 dias de vida do seu mascote.
Depois disso, há um calendário em que os cachorros e gatos precisam seguir, tomando algumas vacinas para ficarem completamente protegidos. Como saber quais são as principais vacinas que mantém a saúde do animal em dia? Preocupados com o bem-estar do seu amigo, a Vitalpet Brasil, principal plano de saúde animal, listou as principais vacinas que não podem faltar no seu calendário.
As principais vacinas para os cachorros:
- Vacina antipulgas: aplicação nos primeiros 45 dias.
- Vacina V-8 ou V-10: precisa acontecer nos primeiros 45 dias para proteger o cachorrinho de até 8 doenças, como a leptospirose e a hepatite.
- Vacina contra tosse: o animal deve ser imunizado dentro dos primeiros 63 dias.
- Vacina antirrábica: precisa acontecer após 120 dias.
As principais vacinas para os gatos:
- Vacina anti pulgas: a aplicação acontece nos primeiros 45 dias.
- Vacina V-4: deve ser aplicada nos primeiros 45 dias, tem todas as proteções que a V3 (tríplice felina) como por exemplo panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose e ainda imuniza o gato contra a clamidiose.
- Vacina V-10: tão necessária quanto é para os caninos, seguindo a periodicidade e demais vacinas que devem ser administradas pelo médico veterinário de acordo com a idade do animalzinho.
- Vacina antirrábica: imunização deve ser feita nos primeiros 120 dias.
Algumas doses precisam ser repetidas depois de um ano conforme orientação do médico veterinário que atende e cuida do seu bicho de estimação.
A vacinação
Este parece um procedimento doloroso e demorado, mas ele é bem rápido e simples. Se possível, vacine o seu animal de estimação em casa. Isso fará com que ele se sinta ainda mais seguro. A injeção deve ser sempre executada por um médico veterinário.
Em nossa rede, que atende em diversos estados do país, temos profissionais cadastrados que são qualificados para deixar essa etapa de cuidado da saúde do seu animal de estimação ainda mais prática. Esses médicos veterinários são capacitados para dominar o animal e evitar casos de fuga ou agitação durante a aplicação da vacina.
Perdi os prazos de vacinação, e agora?
Caso você tenha perdido esses prazos ou seu bichinho de estimação tenha sido adotado já na fase adulta e você não tem certeza sobre a imunização que ele recebeu, fique tranquilo. Busque o profissional cadastrado em nossa rede mais próximo de você e agende um horário.
Sobre a Vitalpet Brasil
A Vitalpet Brasil é uma operadora de plano de saúde para animais domésticos que atende na Bahia, São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do sul. O plano de saúde veterinário atua no mercado desde 2011 e é registrado no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).