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Tudo o que você precisa saber antes de começar a empreender
A maioria dos brasileiros sonha em ter o próprio negócio. Essa vontade vem muito mais da satisfação de se tornar um empreendedor, do que pela necessidade. Isso é o que mostra o resultado da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Segundo os dados, a cada 100 brasileiros que abrem a sua empresa, 71 são motivados por essa vontade.
Os números mostram também um aumento de pessoas que já estão na jornada deste sonho. Hoje mais de 34,5% dos adultos que responderam a pesquisa tocam a sua empresa ou estão envolvidos na criação do seu próprio negócio. Esse número aumentou mais de 10% nos últimos anos, já que em 2004 essa porcentagem era de apenas 23%. A pesquisa foi aplicada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Mas, o que é preciso para fazer parte desta parcela de brasileiros que já estão focados em seus próprios empreendimentos? Nem sempre, ter uma ideia inovadora é a única opção para sair do seu emprego e virar o próprio chefe. Você já pensou em usar as suas habilidades e conhecimentos técnicos para abrir o seu próprio negócio. Antes de partir para a ação, é preciso muita análise e planejamento para que o seu negócio tenha o sucesso e os resultados que você espera.
Conheça a área de atuação
Pesquise sobre o nicho que você deseja atuar. Identifique as tendências e até mesmo se o mercado está saturado ou não. Assim, você terá mais claro sobre como agir em cada etapa da criação do seu negócio. Caso não seja uma área em que suas habilidades sejam destaque, estude e tenha domínio do que você irá fazer.
Entenda as necessidades do seu público-alvo
O segundo passo é entender sobre as necessidades do seu público-alvo. Você precisa conhecer para quem você deseja vender. Saiba sobre cada detalhe, desde idade e profissão, até hobby e número de filhos que a pessoa tem. Quando você sabe quais são as dores e as necessidades dos seus futuros clientes, fica ainda mais fácil de criar ofertas de valor para que eles consumam o que você tem a oferecer.
Ofereça as melhores oportunidades
Depois de fazer os dois primeiros passos com atenção, possivelmente você vai ter de maneira mais clara os produtos e serviços que pode oferecer em cada etapa da jornada de compra do seu consumidor. Quando você cria um mapeamento que atende todas as necessidades das pessoas, consegue oferecer as melhores oportunidades para o seu público-alvo. E isso é fundamental para que ele dê certo.
Tenha um bom plano de negócio
Você analisou o mercado que deseja atuar, conheceu bem o seu público e entendeu as oportunidades que pode oferecer. Agora é hora de criar o seu plano de negócio. Neste documento você irá mapear todos os objetivos e a maneira que busca atingi-los. Tudo para garantir um futuro mais tranquilo para a sua companhia.
Não desista
Empreender não é fácil e no começo você irá trabalhar muito mais do que trabalhava quando tinha um chefe. Erros vão fazer parte da sua jornada, mas o fundamental é não desistir diante das dificuldades que aparecerem.
Agora que você já sabe tudo o que precisa, que tal começar o planejamento para tirar o seu negócio do papel?
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