Meu cachorro tem medo de trovoada, o que eu devo fazer? 

Os humanos chamam isso de “astrafobia”. É o medo anormal de tempestades. Os cães também podem sofrer de fobia de tempestade. Mesmo cães bem comportados apresentaram sintomas, muitas vezes antes do primeiro trovão. Eles começam a andar pela casa, ou encontram um lugar para se esconder, ou se agarram ao seu lado. Eles são conhecidos por abrir caminho através de paredes de gesso ou quebrar janelas por puro pânico.

Entenda o que acontece com o seu cão quando ele se depara com os sons de uma tempestade: 

 

  • O barulho da trovoada ajusta meu cachorro!
  • O que acontece com o cachorro com medo de trovões?
  • Dê segurança ao seu cão
  • Saiba como acalmar o cão durante as trovoadas

1- O barulho da trovoada ajusta meu cachorro!

Cachorro com medo de chuva: saiba como ajudar o pet | PetzVer um cachorro com medo de trovão não é uma situação incomum. Como possuem uma audição bastante apurada, é natural que um barulho muito alto como o do trovão acabe trazendo certo incômodo para os cães, certo? Errado! 

Não é exatamente o volume do barulho que assusta um cachorro medroso, e sim o perigo e a ameaça que o som representa. Esse medo pode se apresentar em diferentes níveis e até impactar todo o comportamento do cachorro nessas horas. 

Por isso, é importante encontrar uma forma de como acalmar cachorro com medo de trovão e ajudá-lo a entender que não há perigo.

2- O que acontece com o cachorro com medo de trovões?

A fobia que os animais sentem por causa da chuva e dos trovões pode se apresentar em diferentes graus.

Enquanto alguns cães sentem um leve medo, outros cachorros podem manifestar um desconforto bem maior.  

Além do barulho assustador,  que na cabeça dos cães representa algum tipo de perigo, normalmente a situação vem acompanhada de uma experiência traumática para os animais. Isso é comum principalmente em casos de cães abandonados que foram resgatados e adotados, já que a vida nas ruas não é nada fácil, principalmente em dias de temporal.

Outro fator que também pode contribuir para um cachorro com medo de trovões é se ele tiver tido contato com um outro cãozinho (ou até mesmo uma pessoa) que também se mostrou assustado com esse barulho. 

Alguns estudos indicam que o estresse dos humanos pode se refletir no cachorro. No caso da chuva, os cães podem relacionar o som do trovão com algo negativo se perceberem algum impacto no comportamento de seus tutores.

3- Dê segurança ao seu cão

Como acalmar um cachorro com medo de tempestadesParte nosso coração ver nosso animal de estimação normalmente amável ficar tão amedrontado. Mas existem maneiras de minimizar sua ansiedade. Começa quando o céu está limpo. 

Recompense-os por um comportamento calmo durante todo o ano, ensinando-os a se estabelecer sob comando. Se você tentar consolar, acariciar ou dar guloseimas a um cachorro que já está em pânico, essas ações provavelmente estimularão o comportamento fóbico. 

Durante uma tempestade, você também pode dar ao seu cão acesso livre a um lugar onde ele se sinta seguro, como um porão ou armário. Tente mantê-los ocupados e distraídos.

4- Saiba como acalmar o cão durante as trovoadas

Existem duas outras estratégias que tiveram sucesso. Uma delas são as camisas justas, que podem ter um efeito calmante nos cães, assim como as fraldas têm em um bebê humano. 

Outra estratégia é reproduzir periodicamente gravações de trovões durante o inverno. Inicie a reprodução em volume baixo e aumente gradualmente ao longo da estação, o que permitirá que o cão se acostume com o barulho. 

Tenha em mente, porém, que as gravações não irão dessensibilizar os cães para outras características de uma tempestade, como eletricidade estática e mudanças na pressão do ar, que podem ser gatilhos da fobia em cães.

A fobia de tempestade em cães é muito comum. Se essas estratégias não conseguirem controlar os medos do seu animal de estimação, peça conselhos ao seu veterinário.

Converse com  nossos consultores e conheça os nossos planos e carências para o seu pet. 

Chama a gente no zap e Aproveite e conheça os nossos planos que contam com clínicas especializadas em todos os segmentos veterinários em nossa rede de clínicas.

Na Vitalpet temos o Vetfone, onde um veterinário faz as primeiras orientações para te auxiliar nos primeiros socorros do seu pet, além de te tranquilizar e te direcionar a clínica ou hospital mais próximo de você.

Se você gostou desse artigo, aproveita e segue a gente para acompanhar as nossas dicas @vitalpetbrasil