Se você está pensando em arranjar um amigo para o seu cão, a combinação é muito importante. 

Claro, tudo depende dos indivíduos, mas existem regras gerais a serem seguidas para ajudar a garantir um bom emparelhamento.  

1. O seu cão gosta da companhia de outros cães?

Alguns cães amam a companhia de pessoas, mas outros cães, nem tanto. Pergunte a si mesmo se seu cão realmente quer uma companhia canina. Embora muitos cães possam se dar bem com outros cães socializados desde filhotes, há certas raças que normalmente gostam de estar com outros cães. Beagles foram criados para caçar em matilhas e desfrutar de companhia, Bulldogs são amigáveis ​​com outras criaturas e Collies tendem a ser tolerantes com outros animais de estimação, entre outros.

2. O seu cão é fêmea ou macho?

Sexo: Embora não haja uma regra definida de que uma cadela será uma amiga melhor para um cão macho, se você nunca teve dois cães ao mesmo tempo, geralmente é mais fácil e freqüentemente mais seguro ter cães do sexo oposto. As combinações do mesmo sexo podem ser difíceis de controlar, pois os cães determinam seu domínio ou ordem de matilha.

 3. Qual a idade do seu cachorro atual?

Idade: leve em consideração a idade do seu cão ao considerar um segundo cão. Se você tem um cão sênior, arranjar um filhote jovem e brincalhão pode não ser a escolha ideal. O cão mais velho pode achar um filhote indisciplinado demais para lidar, especialmente se ele tiver problemas relacionados à idade.

 4. Qual o tamanho do seu cachorro?

Tamanho: tenha em mente o tamanho. Um cachorro muito grande e um cachorro de brinquedo precisam de muita supervisão juntos para garantir que o garotinho não se machuque durante as brincadeiras.

cachorros brincando gif | WiffleGif 5. O seu cão é muito enérgico?

Combinar o nível de energia do seu cão é uma boa ideia. Dessa forma, um não está sobrecarregando o outro com sua energia.

Você tem um cão de alta energia de médio a grande porte e está procurando uma raça semelhante? Raças esportivas como o Labrador Retriever e o Golden Retriever são cães energéticos que precisam de muito exercício.

 Você tem um cachorro de médio a grande porte mais calmo e está procurando uma raça semelhante? 

Os BerneseMountain Dogs são fortes e trabalhadores, com uma natureza calma e afetuosa. Clumber Spaniels são suaves, doces e descontraídos, mas podem ser implacáveis ​​em um perfume. Buldogues são companheiros notoriamente gentis, amigáveis ​​e dóceis.

Você tem um cachorro pequeno que não exige muito exercício e está procurando uma raça semelhante?

 O Bruxelas Griffon, o Cavalier King Charles Spaniel e o English Toy Spaniel são companheiros maravilhosos, pequenos e divertidos.

7.E quando o cenário é entre Cães e gatos? 

Se você tem um cachorro e quer adicionar um gato à família, é preciso ter um pouco de cautela, pois o primeiro contato será sempre uma incógnita entre esses amiguinhos.

Assim como as pessoas, os pets demonstram uma enorme variedade de personalidades, hábitos e predisposições.

 Se apresentar dois cachorros já é difícil em alguns casos, então apresentar animais de espécies diferentes pode ser ainda mais desafiador. Felizmente, com um pouco de cuidado e atenção, é possível apresentar cães e gatos com o mínimo de estresse para todas as partes.

Primeiro passa para apresentar o seu cão a um gato.

Gato Cachorro GIFs | TenorUma das formas mais efetivas de apresentar cão e gato pela primeira vez é fazer isso em um ambiente controlado. Não deixe ambos soltos e prontos para saírem correndo pela casa.

Isole um dos animais e permita que o outro circule livremente pelo ambiente, sentindo o cheiro do companheiro. Depois, inverta as posições e deixe que o pet que antes estava isolado também circule e se acostume ao cheiro novo.

Durante o primeiro contato direto, deixe seu cachorro preso no canil ou atrás de um portão. Em seguida, permita que ele cheire o filhote de gato ou cachorro enquanto você o segura no colo.

Se possível, conte com a ajuda de alguém para segurar um dos pets enquanto você impede que o outro avance. Não economize em carinhos e incentivos quando os dois se comportarem bem.

 Para saber mais dicas de cuidados com os pets, continue acessando o blog da Vitalpet Brasil e confira os materiais especiais que preparamos para você!

O seguro para animais de estimação pode ser uma rede de segurança para você e seu animal de estimação, ajudando seu orçamento para cuidados com animais de estimação a ir mais longe. 

Fale com um de nossos consultores agora mesmo.