Afinal, por que cachorro gosta de osso?

Ao olhar para o amigo de quatro patas brincalhão e companheiro, muita gente até esquece que os cães são descendentes de grandes e selvagens caçadores, os lobos cinzentos.

Por mais que ao longo de sua evolução eles tenham sido domesticados e desenvolvido características bastante distintas, muitas delas ligadas à comunicação com os humanos, eles ainda preservam diversos traços de seus ancestrais, com destaque para o instinto de caça.

Farejar comida, correr atrás de bolinhas, destroçar pelúcias e outros objetos… O que para nós pode parecer mera brincadeira é, na verdade, a manifestação de instintos ligados à sequência comportamental de caça. Esta envolve as seguintes etapas:

  • Farejar
  • Visualizar
  • Perseguir
  • Apreender
  • Abater
  • Carregar
  • Mastigar
  • Ingerir
  • Roer os ossos da presa

Assim, quando lançamos um objeto como uma bolinha maciça ou um osso de brinquedo para o cachorro, o que estamos fazendo no fundo é estimulá-lo a manifestar o comportamento de perseguição.

Nesse sentido, osso para cachorro roer e outros recursos, como mordedores, correspondem ao momento em que, após abater e comer a presa, os cães roem os ossos dela a fim de remover restos de carne que porventura estejam presos neles.

Alguns pesquisadores sugerem também que a resposta para “por que cachorro gosta de osso?” seja o fato de os canídeos estarem limpando os dentes ao roer e também como fonte de cálcio.

Como escolher o melhor tipo de osso ou mordedor?

Agora que você entendeu por que cachorro gosta de osso, é importante saber como escolher o melhor para o seu peludo. Por mais que possam parecer a opção mais lógica, o osso natural para cachorro não é recomendado.

Sem cozimento, eles aumentam o risco de contaminação por micro-organismos como bactérias causadoras de doenças. Cozidos, eles se tornam mais porosos e propensos a quebras que podem formar lascas e extremidades pontiagudas capazes de machucar o trato digestivo do pet. Os ossos de aves estão entre os mais perigosos.

Os melhores ossos para cachorro são os naturais, feitos de couro bovino. Eles são uma boa opção para a maioria dos cachorros. Ao comprar, dê preferência às versões livres de corantes, que podem provocar reações em pets mais sensíveis, e escolha um tamanho proporcional ou um pouco maior do que a mandíbula do cachorro para diminuir o risco de engasgo. Em todo caso, o ideal é sempre ter a supervisão do tutor.

Mais duráveis, os mordedores são outra boa opção para entreter o pet. Além do tamanho, o material também deve ser proporcional ao potencial destruidor do cachorro. Por serem mais resistentes, mordedores de nylon são indicados apenas para cães muito destruidores e que estejam com a saúde bucal em ordem para evitar fraturas dentárias.