Por que seu cão come fezes e como fazê-lo pararBem, se você se depara com esse problema, temos duas novidades para você. Como de costume, uma deles é boa e o segundo é ruim. A boa notícia é que comer as próprias fezes, geralmente, não prejudica a saúde do cão. A má notícia é que esse comportamento pode ter vários motivos, e agora você precisa identificá-los, bem como desenvolver uma estratégia para lidar com esse mau hábito. Este artigo irá te ajudar com isso.

Por que os cães comem fezes?

Então, meu cachorro come cocô… No entanto, não tenha pressa em entrar em pânico – 90% dos donos de cães em todo o mundo já se depararam com esse problema. E muitos deles, mais de uma vez. Como dissemos, qualquer comportamento canino tem uma causa e comer cocô também.

Não vamos nos empolgar muito com os detalhes deste caso, mas simplesmente dizer que existem três das situações mais comuns.

  • O cachorro come as próprias fezes
  • O cachorro come as fezes de outros cachorros
  • O cachorro come as fezes de outros animais

Além disso, as causas da primeira situação provavelmente estão relacionadas a fatores comportamentais, enquanto as causas das duas situações restantes têm maior probabilidade de ter raízes médicas.

Razões médicas

O número de possíveis causas médicas é muito menor do que comportamental. E, portanto, é muito mais fácil identificar a razão médica do que entender o mundo interior do cão.

Deficiência de nutrientes

Esta é a razão médica mais simples pela qual um cão come cocô. Muito provavelmente, o seu mascote precisa de vitaminas e minerais adicionais de origem vegetal (que estão contidos nos excrementos dos gatos).

Vermes

Um cão pode sofrer de helmintos. É lógico que tal comportamento apenas aumenta o risco de infecção por vermes.

Estresse

Os cães podem começar a se comportar de maneira, pelo menos, estranha devido ao estresse. O próprio estresse pode estar associado ao aparecimento de um segundo animal de estimação ou filho na família, realocação, perda do dono. Como regra, neste caso, o cão apresentará apetite reduzido e humor deprimido.

Doenças em estágio inicial e progressivo

Comer fezes também pode indicar diabetes mellitus progressivo ou deficiência da tireoide. Como no caso anterior, você também notará outras manifestações da doença, porém, somente o veterinário pode fazer um diagnóstico preciso.

Razões de comportamento

As razões médicas pelas quais um cachorro come cocô são as mais lógicas, mas existem outras razões menos óbvias. Eles têm pré-requisitos comportamentais e podem estar associados a uma variedade de fatores. Vamos descobrir mais sobre isso.

Instintos desenvolvidos pela evolução

Por exemplo, a razão para esse comportamento pode ser que o cão simplesmente exibe os instintos que foram dados a ele pela natureza e evolução. Os cães são lobos domesticados, o que significa que o sangue de predadores ainda corre em suas veias. Naqueles dias, quando os cães viviam na selva e eram caçadores, comer suas fezes ou as fezes de seus filhos era necessário para a sobrevivência – a fim de esconder seus rastros de outros predadores mais perigosos.

No momento, esse motivo é muito raro, mas pode ocorrer em cães das raças mais “selvagens”, que ainda têm uma ligação com sua natureza de lobo. Por exemplo, essas são raças como husky ou malamute.

Seguindo hierarquia

Se vários cães vivem no mesmo território, comer fezes de outros cães pode ser um sinal de respeito e submissão. Sim, os cães entendem muito bem quem é o líder da matilha. Via de regra, este é o humano – o dono do cão, mas se você for dono de vários cães ao mesmo tempo, então cada um deles, em qualquer caso, tem mais ou menos autoridade aos olhos dos outros animais.

Medo de ser punido

Esse motivo pode ser relevante se o cão foi punido mais de uma vez por fazer seu trabalho no lugar errado. Esta razão é especialmente relevante para cachorros que ainda estão aprendendo a usar o banheiro ao ar livre e ainda não entendem a diferença clara entre “permitido” e “proibido”. Neste caso, a decisão do cão de comer cocô é a mais lógica e tem um objetivo claro – esconder os vestígios de seu erro, a fim de evitar punições e descontentamento do dono.

Copiando seu comportamento

Este é um motivo muito engraçado, que também tem uma certa lógica. Alguns zoopsicólogos acreditam que a resposta à questão de por que os cães comem suas próprias fezes é que o cão está firmemente convencido de que é sempre necessário fazer uma limpeza depois de si mesmo. E nesta situação, o cão pode simplesmente copiar o comportamento de seu dono, que busca a limpeza absoluta após cada passeio com o cão.

Paixão pela experimentação

Se você perguntar por que meu cachorro come cocô, então talvez a razão seja curiosidade banal. Filhotes exploram este mundo usando seu olfato, audição e paladar. Um filhote pode comer um fio do ferro com sucesso pela mesma razão – ele está interessado apenas no sabor, no processo e, em terceiro lugar, na consequência dessa ação.

No entanto, isso não significa que você só pode levar em consideração o fator comportamental neste caso. Mesmo que o motivo seja apenas uma curiosidade banal, não será supérfluo levar o seu cachorro pra realizar exames clínicos em um veterinário.

Carência

Às vezes, um cachorro, como uma criança, está pronto para fazer qualquer coisa para chamar a atenção. E as más ações são conhecidas por provocar e atrair a atenção muito mais do que as boas. Esse comportamento pode ser apenas um gatilho do seu pet para chamar sua atenção.

Só fome

Talvez seu cachorro esteja simplesmente com fome. E neste caso, o animal tentará comer qualquer coisa que possa ser potencialmente comestível. Observe os hábitos alimentares do seu cão. Se o cão pede comida, olha constantemente para a tigela vazia, fica ansioso, se esforça para roubar algo da mesa, tem falta de peso ou problema com o pelo, talvez não tenha comida suficiente.

Falhas de educação

E a razão mais simples é que o cão simplesmente não conhece as regras básicas de etiqueta, bem como as palavras “Não”. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é reconsiderar sua estratégia de criação.

Como evitar que seu cachorro coma cocô

Se o cão está simplesmente interessado nas fezes de outros animais, então esse é um comportamento normal. No entanto, se esse interesse ultrapassar os limites razoáveis, esse comportamento definitivamente requer correção. Aqui está o que você pode fazer.

Determine o motivo

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é tentar rastrear o comportamento do animal e sugerir pelo menos algumas razões hipotéticas.

Faça um exame clínico adicional

A segunda coisa que você precisa fazer é uma análise clínica de sangue e fezes para a presença de helmintos. Um exame de sangue ajudará a sugerir que o cão tem doenças que podem não apresentar sintomas óbvios neste estágio.

Rever dieta

Em seguida, você precisa mais uma vez prestar atenção ao que seu cão come. Má alimentação ou dietas monótonas em quantidades insuficientes podem ser a causa do desejo de comer fezes.

Rastreie o comportamento do seu cão e distraia-o de tentativas indesejadas

Se essas situações ocorrem com mais frequência em uma caminhada, sua tarefa é simplesmente evitar comportamentos indesejados. Distraia o cão com brinquedos e jogos ativos para que ele não tenha tempo para explorações adicionais do mundo.

Não punir, mas prevenir

Os cães são como crianças – geralmente, é mais fácil prevenir comportamentos indesejados do que lidar com as consequências mais tarde. Portanto, você não deve punir o cão, pois isso pode ter o efeito contrário, mas evitar qualquer tentativa e, claro, levar em consideração o motivo.

Use corretores de sabor

Alguns proprietários usam suplementos nutricionais especiais que tornam as fezes dos cães pouco atraentes. Esse método só funciona quando o cão demonstra interesse doentio por seus próprios excrementos e é bastante controverso, pois trabalha com a consequência, mas não com a causa.

Preste mais atenção

Se o motivo for falta de atenção, a estratégia certa é óbvia. Ofereça ao cão atividades mais colaborativas e úteis para que ele não tenha tempo e oportunidade de fazer coisas bobas.

Obtenha ajuda profissional para treinar cães

E, claro, o conselho de um especialista nunca será supérfluo.

Mesmo esse comportamento nojento de um cão não é motivo para pânico e, mais ainda, não é motivo para repreender e punir seu animal de estimação. Agora que você sabe as causas mais possíveis do seu cão estar comendo fezes, experimente algumas (ou todas) das sugestões que lhe fornecemos acima. Boa sorte!