Todo mundo adora uma boa perseguição, e seu cachorro não é exceção. Você já deve tê-lo visto perseguindo pássaros, bolas de tênis, e sim, até mesmo a própria cauda. Mas e quando seu cachorro persegue o seu gato? Certamente você quer que ambos se deem bem, mas será quele eles podem?

Cães e gatos podem se dar bem? Por que cães perseguem gatos? Felizmente, temos as respostas.

Meu cachorro odeia meu gato?

Não, não necessariamente. Cães e gatos não são inimigos, mas seus instintos naturais e tendências diferentes, incluindo o impulso de caçar, podem fazer com que o comportamento de perseguição ocorra. Geralmente são essas diferenças de comportamentos que fazem com que cães e gatos ajam em desacordo uns com os outros, mas não é uma antipatia entre ambos.

Por que cães perseguem gatos?

Há várias razões pelas quais seu cão pode perseguir seu gato:

Sinais confusos entre cães e gatos

Cães e gatos têm linguagem corporal diferente, e por sua vez enviam sinais diferentes uns aos outros que são mal interpretados. Enquanto um gato pode estar sinalizando que está irritado com um movimento de sua cauda, um cão pode interpretar isso como um convite bem-vindo para brincar. Esses sinais cruzados podem, muitas vezes, levar ao comportamento de perseguição.

Instinto de caça

Seu cão pode ter um forte instinto de caça ou vontade de procurar, seguir ou perseguir presas, especialmente se o cachorro for de uma raça de caça. Seu gato pode ser um alvo muito tentador para o seu cão caçador. Mesmo que você não seja capaz de livrar seu amigo canino do comportamento de perseguição e instinto de caça, você pode ser capaz de treiná-lo para não ir atrás do gato e outros animais através de treinamento de reforço positivo.

Tédio

Se o seu cão está perseguindo o gato, outros animais ou objetos excessivamente, ele ou ela pode estar entediado ou ansioso e pode precisar de mais exercício e/ou estimulação mental. Muitas vezes, o comportamento de perseguição fora do comum pode ser um sinal de falta de estímulo. A maioria dos cães precisa de entre 30 minutos e duas horas de exercício por dia, dependendo da idade, raça e saúde. Além disso, os cães precisam de estimulação mental. Experimente alguns exercícios mentais para cães e veja se isso faz diferença no comportamento do seu cão.

Cães e gatos podem se dar bem?

Sim, cães e gatos podem se dar bem. Embora cães e gatos sejam conhecidos por se envolverem em comportamento de perseguição devido aos instintos naturais de um cão para perseguir objetos em movimento, esse instinto de caça não significa que cães e gatos não podem se dar bem. Pode ser preciso um pouco de treinamento e recompensar seu cão pelo bom comportamento quando está perto do seu amigo felino, mas é possível! Se você está tendo um momento difícil com ele, é uma boa ideia encontrar um treinador de cães qualificado para ajudá-lo.

Como posso treinar meu cachorro para não perseguir gatos?

De acordo com a Best Friends Animal Society, a melhor maneira de desencorajar o comportamento de perseguição em cães e gatos é por reforço positivo. Você pode fazer isso recompensando seu cão com guloseimas sempre que ele olhar para longe ou ignorar seu gato. Ao fazer isso, seu cão aprende que ele vai receber guloseimas de você toda vez que ele escolhe não se envolver em comportamento de perseguição e, em vez disso, ignora seu amigo felino.

Você pode dar algumas guloseimas ao seu gato na presença do seu cão, também, para que ela possa ter uma associação positiva com seu amigo canino.

Se o comportamento de perseguição persistir, seu cão e gato podem precisar de mais exercícios mentais e físicos. Tente dar a ambos mais atenção e estímulo durante o dia para subverter o comportamento de perseguição, e se isso não funcionar, chame um treinador qualificado.

Cães perseguem gatos devido a uma diferença de instintos e comportamentos naturais. Cães e gatos se comunicam de forma diferente, e isso pode desencadear o comportamento de perseguição. Dependendo da raça, seu cão também pode ter um instinto de caça mais forte do que a média, o que pode levá-lo a perseguir gatos mais do que outros cães. Só porque os cães têm instintos naturais para perseguir gatos, não significa que ambos não podem se dar bem. Você pode treinar seu cão para se desengajar do instinto de caça com um pouco de paciência e muito reforço positivo.