Calorzão. Você decide se deliciar com um saboroso sorvete. Quando você menos percebe, o seu pet está com aquele olhar de pidão olhando pra sua guloseima. Daí que surge a dúvida: será que os pets podem tomar sorvete? Siga na matéria e saiba tudo sobre o hábito de dar sorvete para o seu pet.

Os pets são, certamente, os animais que mais compartilham momentos com os humanos. “Humanizar” um animal pode trazer uma série de benefícios para ele, como um maior cuidado e empatia. Todavia, como tudo em excesso, a humanização também pode trazer malefícios. Por exemplo, o mau hábito mais frequente quando pensamos em pets que são humanizados por seus tutores é sobre alimentação.

Como você, um(a) humano(a), não come ração, a regra clara é que os animais também não devem comer o que você come. Apesar de ser bem difícil resistir às carinhas de pidões, tanto de cães quanto de gatos, para o bem deles, é sempre bom evitar.

É muito bom poder compartilhar vários momentos com o seu pet. E se for um desejo que a alimentação também seja um deles, é possível fazer certas adaptações para que o alimento não faça mal ao organismo do bichinho.

Então, posso ou não dar sorvete para o meu pet?

De forma geral, a resposta mais clara é: não. Você não pode dar sorvete que você toma para o seu pet. Entretanto, como sempre há um “depende”, há certos sorvetes que seu amiguinho pode tomar sem problema.

Sabe aqueles bem cremosos que você compra no mercado ou em lojas? Esqueça. Muitos deles, além de serem a base de leite, possuem várias gorduras que podem estimular o aumento de peso do seu pet. Como já falamos sobre a lactose na nossa matéria sobre pão de queijo, tanto cães quanto gatos não podem ingerir leite depois de adultos porque eles param de produzir a lactase, uma enzima responsável por digerir a lactose, proteína do leite.

Só um pouquinho, será que pode?

De forma alguma! Pois é importante não acostumar o animal. Entretanto, se o seu animal de estimação tomou sorvete por algum descuido seu, não precisa se preocupar tanto. Mas, é importante ficar atento(a) ao comportamento dele para evitar que ele possa passar mal sozinho. Além disso, qualquer comportamento estranho, é importante levá-lo à uma clínica veterinária.

A melhor opção para refrescar o pet

Para refrescar o seu amiguinho não é preciso leite, açúcar e nem gorduras, certo? Portanto, o mais ideal e prático é produzir o próprio sorvete para o seu pet! A receita é bem simples e utiliza ingredientes naturais, como frutas.

Ingredientes:

– 1x porção de fruta a gosto, como banana, melancia, pêra. Certas frutas devem ser evitadas, como a uva. Você pode conferir algumas delas nesta matéria.

– Água ou água de côco

Modo de preparo:

Vá batendo a fruta ou as frutas e vá adicionando a água aos poucos para ir criando uma mistura homogênea. Posteriormente, é só colocar em forminhas e congelar. Simples, não?

E aí? Gostou de saber se os pets podem tomar sorvete?