“Meu cãozinho caiu da laje!!”
“Meu gatinho caiu da janela do meu apartamento!!”
Não é incomum nossos animais passarem por essas tristes e perigosas experiências, deixando a todos perdidos e sem saber o que fazer.
Pensando nisso, seguem algumas orientações para que as chances de um bom prognóstico se faça valer com sua ação imediata.
Primeiramente manter muita calma para que o acidentado fique sem o stress da agitação, procurar ver se o mesmo está consciente, com muito cuidado ver se tem algum sangramento, devendo com muito cuidado e com um pano limpo fazer a compressão do local (talvez precise de uma mordaça improvisada, um cadarço pode ajudar muito, animais com dor, podem se tornar agressivos), caso verifique algum material perfurando o animal, ter cuidado no transporte do mesmo e não tirar de forma alguma, sob pena de causar uma hemorragia.
Procurar um suporte rígido (madeira, prancha, etc) para melhor transportar o animalzinho.
A ação deve ser rápida e cautelosa, levando o animalzinho à Clínica mais próxima, ele poderá ter de simples escoriações a lesões internas, fraturas, traumas cranianos, pélvicos, abdominais, etc e sua contribuição será muito valiosa para um desfecho feliz e menos sequelas para aquele que não vive sem vc.

Dra. Monica Aguiar