Publicações
A meningite em cães é um mal comum, que pode chegar de forma inesperada e afetar o nosso animal de estimação. Porém, é uma doença que pode ser curada seguindo o tratamento adequado.
1- O que é a meningite em cães
É muito comum que os pets desenvolvam as mesmas doenças que nós humanos. Um exemplo disso é a meningite. E agora pode vir a dúvida “o que é a meningite?”
A meningite é uma uma inflamação das meninges, ou seja, as três membranas que recobrem protegendo a medula espinhal e o cérebro dos seres vivos. Ela pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.
Por outro lado, esta inflamação seria a causadora da obstrução do fluxo do líquido cefalorraquidiano, que tem a capacidade de nutrir e proteger o cérebro e a medula. O acúmulo deste líquido no cérebro e na medula causa convulsões e inclusive paralisia no animal.
2- Saiba as Causas da meningite em cães
A causa principal é a complicação de outras doenças, entre as quais podem estar incluídas as doenças parasitárias, virais, protozoárias ou as causadas por fungos. Qualquer tipo de complicação causada por uma doença pode servir como um gatilho para a meningite.
Portanto, expor o animal a toxinas químicas o coloca em risco de sofrer com meningite; por exemplo, uma ferida infectada pela mordida, uma migração bacteriana pelos dutos nasais, pelo ouvido ou por outras áreas que estivessem infectadas.
Descobriu-se que esta doença também pode ser asséptica, o que quer dizer que poderia ser ocasionada diretamente por uma bactéria que ainda se desconhece.
Esta normalmente afeta os cães jovens, que têm entre 4 e 24 meses de idade. Seja do tipo que for, a meningite não deve ser ignorada, pois ela pode inclusive vir a matar o seu animal de estimação.
3- Conheça os sinais clínicos de que seu pet pode estar com meningite
Os sintomas da meningite são comuns em todos os cães. Eles podem apresentar um, dois, vários e, inclusive, todos eles. Estes são os sintomas mais comuns e conhecidos:
Febre;
Dificuldade em mexer a cabeça;
Agitação e confusão;
Perda de apetite;
Grande sensibilidade ao tato;
Náuseas;
Agressividade;
Depressão;
Convulsões;
Perda da coordenação (ataxia)