Publicações
Entenda um pouco sobre esse comportamento dos felinos.
Índice:
- Possíveis causas de lambedura genital excessiva em gatos.
- O que observar.
- Diagnóstico de Lambedura Excessiva da Área Genital em Gatos.
- Tratamento de lambedura genital excessiva em gatos.
- Home Care.
Os gatos são fastidiosos e gastam uma quantidade significativa de tempo com higiene pessoal. Além de limpar as pernas e o corpo, os gatos também lamberão as áreas genitais na tentativa de remover sujeira, secreção e detritos como parte de seu comportamento normal.
De acordo com o Dr. Nicholas Dodman, comportamentalista da Escola de Medicina Veterinária Cummings da Tufts University, “os gatos passam cerca de 8% a 15% do tempo em que estão acordados se preparando. Este importante comportamento de manutenção pode servir como um barômetro do bem-estar de um gato. ”
A limpeza excessiva, também conhecida como limpeza excessiva, pode ser causada por uma variedade de distúrbios médicos comportamentais, parasitários ou alérgicos.
Por outro lado, roupa de baixo (arrumação menos que o normal) pode indicar que um gato não se sente bem e pode ser o primeiro sinal óbvio de uma doença sistêmica subjacente. Embora algumas lambidas sejam normais, lambidas excessivas na área genital podem indicar um problema médico. Por causa da proximidade das áreas genital e retal, um problema que muitos proprietários de gatos têm é determinar com precisão onde exatamente no corpo o gato está lambendo. Lamber a região anal pode ser causado por parasitas ou problemas da glândula anal, e lamber perto dos órgãos genitais pode ser desencadeado por dor, mordidas, pulgas, infecções de pele e vários outros problemas.
Possíveis causas de lambedura genital excessiva em gatos
As causas de lamber a área genital em gatos incluem dor, inflamação, problemas no trato urinário ou reprodutivo e secreção anormal. A presença de secreção genital na maioria das vezes sugere um problema subjacente, variando de um distúrbio leve e relativamente benigno a uma doença grave, até mesmo com risco de vida. As causas da descarga podem ser diferentes em gatos machos e fêmeas, e são as seguintes:
- Em gatos machos, a secreção prepucial anormal é qualquer substância que emana (flui) do prepúcio (a dobra da pele que cobre o pênis) que causa lambidas excessivas. O corrimento pré-vestibular pode consistir em sangue, urina ou pus. Um gato normal não deve apresentar secreção; no entanto, uma pequena quantidade de “smegma” amarelo-esbranquiçado pode se acumular ao redor da abertura prepucial e não é considerada clinicamente significativa.
- Em gatas, o corrimento vaginal anormal pode resultar em lambedura excessiva. O corrimento vaginal é qualquer substância que emana dos lábios vulvares (os órgãos genitais femininos externos). O corrimento vaginal pode ser normal no período pós-parto (após o nascimento), às vezes durando de 6 a 8 semanas.
As condições que causam lambedura excessiva da área genital incluem:
Abcessos
Abcessos são comuns em gatos, secundários a feridas causadas por mordidas. Eles ocorrem na parte traseira do gato, perto da base da cauda, sobre os quadris ou perto da área genital.
Problemas de glândula anal
As glândulas anais têm aproximadamente o tamanho de uma ervilha e estão localizadas em cada lado do reto. Eles funcionam para marcar território, mas podem ser afetados ou infectados. Os sintomas comuns da doença da glândula anal incluem odor fétido, inchaço próximo ou logo abaixo e lateralmente ao reto, dor e / ou lambidas ou tentativas de lamber perto da área.
Pedras na bexiga
Também conhecida como urolitíase, as pedras na bexiga podem se desenvolver em qualquer parte do trato urinário, incluindo os rins, o ureter ou a bexiga. Eles podem se alojar ao tentar sair do trato urinário, causando dor. A pressão da pedra, a dor ou infecções secundárias podem causar lambidas excessivas na área genital.
Dermatite
Inflamação ou infecções da pele podem causar lesões em qualquer parte do corpo, incluindo perto da área genital.
Desordens que afetam o prepúcio
Doenças como neoplasia (câncer), trauma, corpos estranhos ou balanopostite (inflamação do pênis / prepúcio) podem causar problemas em gatos machos.
Cistite idiopática felina (FIC)
FIC afeta 1% de todos os gatos. Também conhecido como doença felina do trato urinário inferior (FLUTD), síndrome urológica felina (FUS) e síndrome da bexiga dolorosa (PBS), esse distúrbio resulta em inflamação do trato urinário inferior. O resultado final inclui o acúmulo de detritos e cristais que podem se agregar, causando desconforto e, às vezes, um tampão dolorido que leva ao bloqueio.
Obstrução urinária felina
A obstrução urinária é uma condição com risco de vida que envolve um bloqueio do trato urinário. Geralmente, ela se desenvolve na uretra (o tubo que tira a urina da bexiga) em gatos machos. Sem tratamento, a maioria dos gatos morre em 72 horas. A obstrução urinária felina é a causa mais comum e séria de lambida excessiva da área genital. O bloqueio pode ser causado por cálculos ou como parte da síndrome conhecida como cistite idiopática felina (FIC).
Tratamento excessivo
A limpeza excessiva ocorre quando um gato normalmente lambe por vários motivos, incluindo problemas de comportamento.
Prurido
O termo médico para coceira, essa condição pode ocorrer em qualquer área do corpo por vários motivos. As causas comuns incluem problemas alérgicos de pele e pulgas.
Piometra
Essa infecção do útero causa dor e pode levar à drenagem de pus da vagina. Pode ser fatal e requer a remoção cirúrgica do útero.
Placenta retida
Embora bastante incomum em gatos, o órgão que une o feto com o revestimento do útero pode ser retido e, eventualmente, causar dor, desconforto e secreção.
Incontinência urinaria
É a incapacidade de reter a urina e pode ocorrer secundária a um ureter ectópico (com localização anormal) ou problema com o esfíncter (o tecido que atua como uma porta, controlando a liberação da urina). Corrimento excessivo pode causar lambidas.
Infecções do trato urinário
Também conhecidas como cistite, essas infecções causam inflamação, secreção e lambidas. Tumores do trato urinário Os tumores do trato urinário podem se desenvolver em qualquer lugar, incluindo o trato urinário, a uretra e a bexiga. Os sintomas podem incluir infecções recorrentes do trato urinário, sangue na urina, esforço para urinar e micção frequente. Neoplasia vaginal (câncer) Embora incomum em gatos, essa condição pode causar lambidas excessivas. Vaginite A inflamação da vagina é às vezes observada em gatos com menos de um ano de idade e pode remitir após o primeiro ciclo de cio.
Observe os seguintes sinais anormais que seu gato pode apresentar:
- Lambidas excessivas
- Manchas na cama, tapete ou qualquer superfície
- Descarga vinda da área genital
- Inchaço da área genital.
- Comportamento de deslizamento (arrastando o fundo pelo chão).
- Comportamentos urinários anormais, como esforço na caixa de areia, micções pequenas e frequentes ou urinar fora da caixa de areia.
- Infecção parasitária.
- Edema ou inflamação associada ao prepúcio / pênis ou vulva.
- Sinais sistêmicos de problemas, como letargia, febre, falta de apetite, vômitos ou diarreia.
Diagnóstico de Lambedura Excessiva da Área Genital em Gatos
- É importante que o seu veterinário faça um exame físico completo, incluindo um exame genital completo e palpação abdominal. Além disso, seu veterinário pode recomendar os seguintes testes de diagnóstico:
- Um hemograma completo (CBC), perfil bioquímico e urinálise são recomendados. Embora frequentemente dentro dos limites normais, pode haver evidências de infecção ou inflamação.
- Uma cultura de urina bacteriana verifica se há infecção do trato urinário e determina qual organismo está causando o problema.
- O teste de sensibilidade pode ser recomendado para determinar qual antibiótico funcionará melhor para combater as bactérias.
- A citologia (células obtidas na secreção) pode ajudar a avaliar a presença de inflamação, infecções ou câncer.
- As radiografias abdominais (raios-X) podem avaliar a presença de cálculos vesicais, piometra (útero infectado), tumores, gatinhos retidos em fêmeas ou anormalidades da próstata em machos.
- A ultrassonografia abdominal é útil para fornecer uma avaliação mais completa das estruturas abdominais, incluindo os tratos urinário e reprodutivo.
- Um perfil de coagulação pode ser útil em casos de secreção com sangue e / ou se houver suspeita de problema de coagulação.
Tratamento de lambedura genital excessiva em gatos
O tratamento exato dependerá da causa subjacente. As recomendações podem incluir:
- Tratar qualquer abscesso na área conforme apropriado com drenagem, antibióticos e analgésicos.
- Expressar glândulas anais se estiverem impactadas ou tratar infecções da glândula anal conforme apropriado.
- Administração de antibióticos para dermatite, vaginite ou infecções do trato urinário.
- Cateterização para gatos com obstruções urinárias.
- Cirurgia (cistotomia) ou manejo dietético para tratamento de cálculos vesicais.
- Cirurgia de esterilização (ovariohisterectomia) para infecções uterinas (piometra) ou fetos retidos.
- Remoção em massa de tumores.
- Fluidoterapia para corrigir a desidratação, bem como medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, conforme apropriado, e outras terapias consideradas necessárias com base nos sinais clínicos.
Home Care
A seguir estão as recomendações de cuidados domiciliares:
- Administre todos os medicamentos prescritos conforme orientação de seu veterinário.
- Incentive seu gato a comer e beber bem.
- Use uma coleira eletrônica (se recomendado) para evitar lamber.
- Forneça uma caixa de areia limpa com areia descartável sem cheiro.
- É importante ter pelo menos uma caixa de areia por gato mais um.
- Observe seu gato de perto para garantir que ele esteja usando a caixa sanitária normalmente.
- Se o seu gato está se esforçando, tendo micções frequentes e pequenas, ou chorando enquanto está na caixa de areia, isso pode ser uma emergência médica.
- Além disso, se os sinais clínicos não estiverem melhorando ou piorando, ou você notar quaisquer sintomas adicionais, como inapetência, vômito ou letargia, contate seu veterinário ou o hospital veterinário mais próximo imediatamente.
Agora que você já sabe as causas e como cuidar das lambidas excessivas de seu felino.
Aproveite para compartilhar com seus amigos que também amam o mundo dos gatos. Acesse o nosso instagram @vitalpetbrasil e fique por dentro do mundo pet.
Conheça os nossos planos e garanta uma saúde preventiva para o seu pet. Clique aqui!