Publicações
Gestação animal: Cuidados que você deve ter com o seu pet
A gestação é um momento muito importante para os pets. Por isso, os cuidados nessa fase da vida animal precisam ser redobrados e você precisa estar bem preparado para a mudança de rotina. A gestação canina costuma durar entre 58 e 68 dias e a felina entre 60 e 65 dias no máximo.
Se você busca que o seu animal passe por uma gestação planejada, você precisa saber de algumas informações importantes antes dela engravidar. Por exemplo:
- Saber se a cadela está perfeitamente saudável;
- Saber se o macho está com as vacinas em dia;
- Ter certeza de que os portes dos animais são compatíveis para que não haja complicações durante a gravidez.
Quando a gestação acontece sem o planejamento, ter o acompanhamento do médico veterinário se torna ainda mais importante para que tudo ocorra sob controle.
Cuidados na gestação da sua cadela
Os primeiros sinais começam a aparecer 20 dias após a fecundação e fixação dos embriões no útero. Esses sinais podem ser a redução de apetite, aumento dos mamilos, a barriga que fica maior, cansaço e mal-estar físico e busca de lugares aconchegantes para se aninhar com os filhotes. A confirmação deve ser feita por um ultrassom feita por um médico veterinário.
Com a confirmação, algumas coisas devem mudar na rotina. Os esforços físicos do animal devem diminuir e apenas caminhadas leves para fortalecer o animal para o momento do parto. Apesar da falta de apetite, a sua cachorrinha precisa comer. Para isso, muitas vezes é preciso mudar para uma ração com mais proteínas.
A chegada dos filhotes precisa acontecer em um ambiente calmo, limpo e tranquilo. Depois que a bolsa estoura, é possível que eles nasçam até 6 horas depois em um intervalo de 15 minutos entre cada um. Deixe ração e água próximos do animal para que ela possa se alimentar, sem precisar se distanciar dos seus pequenos. Em caso de qualquer dificuldade durante o parto, entre em contato com o veterinário.
Cuidados na gestação da sua gatinha
Assim como o corpo humano, a sua gata também sente as transformações de uma gravidez. As alterações hormonais vão deixar o animal mais irritado. Os mamilos ficam inchados, a barriga fica maior e com isso ele passa a caminhar um pouco mais devagar. Com isso, os animais ficam menos dispostos para as brincadeiras.
A visita ao veterinário deve ser feita assim que você desconfiar e a ultrassonografia para a confirmação é fundamental para verificar se os filhotinhos estão com a saúde em dia. O profissional indicará os melhores alimentos, mais saudáveis e com mais nutrientes e proteínas.
No momento certo, por volta dos 60 dias, o parto acontecerá. Não precisa se preocupar. Normalmente, os partos desses animais são simples. Mas, em qualquer complicação ou caso de alerta, entre em contato com o veterinário que acompanhou a gravidez do seu felino. Se ela estiver muito tempo sem comer, tente dar ração e água para que ela não esteja fraca. O gato precisa sentir-se confortável no espaço em que irá ter suas crias. O processo do parto costuma demorar cerca de 2 horas.
Depois do nascimento
Após o seu bichinho de estimação parir os filhotes, ele irá limpá-los e alimentá-los aos poucos. Após alguns dias, leve os pequenos para o veterinário para que ele informe os próximos passos em relação a cuidados e vacinação.
Sobre a VitalPet Brasil
A Vitalpet Brasil é uma operadora de plano de saúde para animais domésticos que atende na Bahia, São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do sul. O plano de saúde veterinário atua no mercado desde 2011 e é registrado no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]