Não é incomum que os gatos tenham medo de pessoas que não conhecem. Eles podem ser afetuosos e calmos com a família, mas temerosos quando outras pessoas os visitam.Existem vários motivos para isso, incluindo:Falta de contato: Os gatos tímidos podem não ter sido expostos a pessoas diferentes quando eram gatinhos, especialmente entre as idades de 2 a 7 semanas. Gatos que foram expostos a diferentes tipos de pessoas ainda podem sentir medo de certos tipos de pessoas que não encontram com frequência, como crianças.

Personalidade tímida: O medo é uma característica natural dos animais, e alguns gatos podem simplesmente nascer com personalidades mais medrosas.

Barulhos altos; Os visitantes tendem a ser acompanhados por ruídos altos, como risos, conversas em voz alta e coisas sendo movidas, o que pode aumentar a ansiedade dos gatos nervosos.

Outras razões possíveis para o comportamento do seu gato

Se o comportamento do seu gato mudar repentinamente, isso pode significar que ele está doente. Esconder-se e agredir são alguns sintomas comuns de doenças. Consulte seu veterinário para descartar quaisquer razões médicas para uma mudança de comportamento.

Como ajudar seu gato medroso

Se você tem um gatinho tímido, exponha-o a pessoas de diferentes idades, tamanhos, etnias e sexos. Quando seu gatinho se aproxima de uma nova pessoa, dê uma recompensa, elogio e atenção.

Se você tiver um gato adulto arisco, levará algum tempo para deixá-lo confortável perto de visitantes. Uma abordagem gradual e recompensas podem ajudar um gato tímido. Se possível, peça a um amigo que faça o papel de visitante. O objetivo é recompensar seu gato por ficar calmo na presença de um estranho. Faça seu visitante começar de longe e, em seguida, aproxime-se lentamente ao longo de várias sessões.

Quando você recebe convidados, o seguinte pode ajudar:

Crie um espaço seguro. Crie uma área calma para o seu gato se esconder, se necessário. Esta deve ser uma sala em que eles já passaram um tempo. Forneça comida, água e uma caixa de areia, e certifique-se de que seus convidados respeitem a privacidade de seus gatos.

Atenha-se a uma área. Restrinja seus convidados a uma parte da casa para que seu gato se sinta confortável andando pelo resto da casa.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]