Publicações
Castração: Saiba quando realizar
Castrar ou não castrar o seu bichinho de estimação? Eis uma questão que assombra a maioria dos tutores de pets, principalmente porque envolve um processo operatório e de recuperação para o animal de estimação. Manter o bichinho longe dos pontos é uma tarefa difícil, mas fundamental para o sucesso da cirurgia.
Cachorro ou gato, macho ou fêmea, quando você toma a decisão de castrá-lo, irá proporcionar mais qualidade de vida e evitar o futuro abandono de filhotes nas ruas. O temperamento do animal também muda e apesar de parecer algo complicado, o procedimento quando realizado com médicos veterinários especializados é extremamente seguro, principalmente quando a administração da anestesia é feita da maneira correta.
Castração de cachorros
Você pode fazer a castração do seu cãozinho ainda quando ele filhote. Mas, para isso, precisa esperar o término de todas as vacinas importantes, quando ele estiver com mais ou menos seis meses. Quando a castração é feita nessa etapa da vida, ele não irá produzir níveis de hormônios reprodutivos mais altos.
A castração de cachorro é importante não só para a qualidade de vida, mas para tornar o animal mais paciente, menos arisco e até mesmo diminuir o risco de doenças, principalmente naquele seu amigo que está junto de você há muitos anos. Este processo cirúrgico aumenta o tempo de vida dos animais e também ajuda a evitar tumores benignos ou malignos nos machos e fêmeas, na próstata, testículo ou no útero.
Caso o seu bichinho seja muito idoso e sofra de algum problema que é crônico, a castração não é indicada. De qualquer forma, a cirurgia deve ser realizada apenas depois de um check-up completo.
Castração de gatos
O momento ideal para realizar a castração do seu gato é quando ele ainda é um filhote. Assim como no caso dos cachorros, o tempo certo para fazer a cirurgia é um pouco depois da administração das vacinas mais importantes, mas antes do bichinho chegar a maturidade sexual.
Apesar de ter muitos mitos, este é um processo rápido, com duração de mais ou menos 10 minutos para os machos e um pouco mais para as fêmeas, normalmente a liberação acontece após o término da cirurgia e com a necessidade de internação apenas em casos indicados pelo médico veterinário que hajam mais complicações.
O comportamento do gato muda depois da realização da castração. Isso significa que ele irá fugir menos, não se envolver em brigas com outros animais, não sofrer com doenças mas graves e com isso, ter mais qualidade de vida.
Sobre a Vitalpet Brasil
A Vitalpet é uma operadora de plano de saúde para animais domésticos que atende na Bahia, São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do sul. O plano de saúde veterinário atua no mercado desde 2011 e é registrado no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) facilitando a vida de tutores de animais de estimação com uma rede cadastrada para o apoio em emergências e problemas de saúde animal. Acesse o nosso site e encontre o profissional mais próximo de você.